Resumo de Biologia - Reino Fungi

O Reino Fungi é composto pelo grupo de organismos eucariontes. Os seres abrangem as leveduras, os mofos, os líquens, os cogumelos, as orelhas de pau, dentre outros.

O Reino Fungi é distinto dos grupos dos reinos como: Reino Animal, Reino Vegetal, Reino Protista e Reino Monera. Umas das diferenças é que as células dos fungos possuem paredes celulares compostas por quitina e glucanos, em oposição as células vegetais que têm celulose.

As características gerais do Reino Fungi

O Reino Fungi apresenta características gerais. A lista abaixo expõe algumas delas:

  • Vivência: há tipos de fungos que podem viver na água, solo ou em organismos (parasitas);
  • Formação: os fungos são seres eucariontes, ou seja, as células deles são eucarióticas (possuem membrana nuclear individualizada e organelas);
  • Heterótrofos: os fungos são heterótrofos por absorção. Portanto, não fazem fotossíntese;
  • Sapróbios: podem ser decompositores. Os fungos podem atuar, por exemplo em galhos de árvore e restos de alimentos;  
  • Parasitas: fungos que alimentam-se em organismos vivos;
  • Unicelular ou multicelular: unicelular é quando o fungo tem apenas uma célula, por exemplo a levedura. Já a multicelular é quando o ser possui várias células.

A importância do Reino Fungi

O Reino Fungi apresenta grande importância para o ecossistema. Esses seres participam da decomposição da matéria orgânica, processo importante para a natureza.

Outra grande participação na sociedade é a alimentação. Em alguns casos o processo de fabricação de pão, queijos e bebidas envolvem fungos.

A reprodução dos fungos

A reprodução dos fungos podem ser sexuada ou assexuada.

Reprodução assexuada

No Reino Fungi, a reprodução assexuada pode acontecer por meio de esporos que são as células haploides. Essa reprodução é denominada de esporulação. Ela acontece da seguinte forma:

Quando o fungo libera os esporos estando em condições favoráveis para a reprodução, elas germinam e geram um novo micélio (parte vegetativa de um fungo). A partir de então forma-se o clico assexuado.

Outro tipo de reprodução assexuada é a fragmentação que acontece quando um micélio é fragmentado e cria outros micélios. Já a germinação por brotamento ocorre com a levedura Saccharomyces cerevisae. Ela é reproduzida por brotamento ou gemulação quando as gêmulas permanecem grudadas no genitor e formam cadeias de células.

Obs.: A reprodução assexuada ocorre em fungos unicelulares e pluricelulares.

Reprodução sexuada

A reprodução sexuada no Reino Fungi envolve a troca de material genético através da fusão de hifas. Por exemplo, nos fungos aquáticos acontece a produção de gametas flagelados e estes, por sua vez, fundem-se e geram zigotos que darão novos seres.

Obs.: A reprodução sexuada ocorre em fungos apenas pluricelulares.

O vídeo abaixo apresenta informações gerais sobre o Reino Fungi.

Pão macio: como explicar?

Para deixar o pão macio e fofo é necessário usar o fermento. Esse é um dos principais ingredientes. Mas o que é o fermento? Ele é um fungo.

Os fungos do fermento biológico usado no pão são chamados de levedura. Chamada biologicamente de Saccharomyces cerevisiae, ela alimenta-se dos açúcares. As leveduras eliminam o álcool e o gás carbônico. O processo é chamado de fermentação.

O gás carbônico é responsável por produzir as bolhas que formam-se na massa do pão. Ajuda no processo de elevação do volume da massa. O álcool, por sua vez, evapora quando a massa é aquecida no forno. Por conta da temperatura, as leveduras morrem. 

Obs.: é importante mencionar que os fungos do fermento biológico não são seres causadores de doenças como os demais fungos. Por exemplo: o cryptococcus é responsável por causar a meningite fúngica.

Doenças causadas por fungos

Existem diversas doenças que são causadas por fungos. Algumas são:

Pano Branco

É uma doença também conhecida como micose de praia. O fungo causador dessa enfermidade é o Malassezia furfur. Ele provoca manchas na pele de cor branca devido o fungo impedir a produção de melanina quando fica exposta ao sol.

As partes mais comuns no corpo que aparecem as manchas são os braços, pescoço, rosto ou tronco. Para tratar essa doença é necessário realizar uma consulta no especialista dermatológico que geralmente indica cremes ou loções antifúngicos. No entanto, não é uma regra. Por isso, é importante a prescrição do médico.

Frieira

A frieira, conhecida também por tinha dos pés ou pé-de-atleta, é uma micose causada pelo fungo Tricophyton. A sola dos pés e os espaços entre os dedos são as regiões que são atacadas com mais frequência. Os sintomas comuns são:  vermelhidão e descamação nos pés, rachaduras na pele e coceira entre os dedos.

Candidíase

A candidíase é uma infecção que é causada pelo fungo candida. Geralmente a Candida albicans é o agente mais frequente dessa doença. Os locais que geralmente são afetados são os órgãos genitais femininos. No entanto, é possível que afete regiões como: pele, unhas, boca, garganta e também nos órgãos genitais masculinos.

Os sintomas causados pela candidíase costuma ser coceira vaginal, corrimento vaginal com aspecto branco, sexo com dores, além de vermelhidão.

O fungo Candida albicans já existe em pequenas quantidades no organismo feminino. No entanto, em caso de desequilíbrio no corpo pode levar a esses sintomas da doença.

Voltar

Questões