Prestação de Serviços Bancários
Prestação de Serviços Bancários
Os bancos oferecem diversos serviços essenciais para pessoas físicas e jurídicas, divididos em três categorias principais:
1. Serviços de Captação de Recursos
Os bancos captam recursos por meio de:
- Depósitos à vista: Contas correntes (movimentação livre, sem rendimento)
- Depósitos a prazo: CDB, RDB, poupança (rendem juros, com prazo ou regras de saque)
- Recursos de terceiros: Empréstimos interbancários, repasses de organismos internacionais
2. Serviços de Aplicação de Recursos
Os bancos emprestam recursos captados, cobrando juros:
- Crédito direto ao consumidor: Empréstimos pessoais, cheque especial
- Crédito rural e industrial: Financiamentos para produção
- Desconto de títulos: Antecipação de valores de duplicatas, cheques, etc.
- Arrendamento mercantil (leasing): "Aluguel" de bens com opção de compra
3. Serviços Acessórios (não creditícios)
Serviços que geram tarifas ou comissões:
- Meios de pagamento: Cartões, transferências, DOC, TED, boletos
- Cobrança e pagamentos: Recebimento de contas, impostos, folha de pagamento
- Câmbio: Compra/venda de moeda estrangeira, remessas ao exterior
- Investimentos: Distribuição de produtos como tesouro direto, fundos, previdência
- Seguros: Venda de apólices (consorciados a empréstimos ou separadamente)
Regulação e Normas
Os serviços bancários são regulados principalmente pelo:
- BACEN (Banco Central do Brasil)
- CMN (Conselho Monetário Nacional)
- Código de Defesa do Consumidor (para relações com clientes)
Dica para concursos: Foque em diferenciar serviços de captação x aplicação, conhecer tarifas reguladas (ex.: limite para cobrança em contas básicas) e órgãos reguladores.