Resumo de Português - Pontuação: Emprego dos sinais de pontuação.

Pontuação

A pontuação tem a função de organizar a escrita, conferindo-lhe clareza, ritmo e entonação, além de delimitar unidades sintáticas e semânticas.

1. Ponto (.)

  • Ponto Final:
    • Indica o fim de um período com sentido completo (frases declarativas ou imperativas). Ex: "O estudo é fundamental." / "Faça o seu melhor."
    • Usado em abreviaturas. Ex: Sr. (Senhor), pág. (página), etc. (etcétera).

2. Vírgula (,)

É um dos sinais mais complexos e importantes. Indica uma pausa breve e serve para:

  • Isolar o Vocativo: Termo que chama ou interpela. Ex: "Ana, traga o relatório." / "Traga o relatório, Ana."

  • Isolar o Aposto Explicativo: Termo que explica ou desenvolve outro. Ex: "Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil, chegou em 1500."

  • Isolar Adjuntos Adverbiais Deslocados: Quando no início ou no meio da oração. Ex: "Naquela manhã, todos acordaram cedo." / "Todos, naquela manhã, acordaram cedo." (Se curto e no final, a vírgula pode ser dispensada: "Todos acordaram cedo naquela manhã.")

  • Separar Elementos de uma Enumeração: Ex: "Comprou pão, queijo, presunto e leite." (A vírgula antes do "e" em enumerações é geralmente opcional, a menos que o "e" ligue orações com sujeitos diferentes ou tenha valor adversativo).

  • Marcar a Elipse (Omissão) de um Verbo: Para evitar repetição. Ex: "Ele prefere cinema; eu, teatro." (omissão de "prefiro").

  • Separar Orações Coordenadas Assindéticas (sem conectivo): Ex: "Chegou, sentou, observou."

  • Separar Orações Coordenadas Sindéticas (com conectivo), exceto as aditivas introduzidas por "e" (a menos que os sujeitos das orações sejam diferentes, ou o "e" repita-se com valor enfático, ou tenha valor adversativo).

    • Ex: "Estudou muito, mas não passou." (Adversativa)
    • Ex: "O sol já ia alto, e os pássaros cantavam alegremente." (Sujeitos diferentes: sol / pássaros)
  • Separar Orações Subordinadas Adverbiais (especialmente quando deslocadas, ou seja, no início ou no meio do período): Ex: "Quando o diretor chegou, todos se calaram." / "Todos, quando o diretor chegou, se calaram."

  • Separar Orações Subordinadas Adjetivas Explicativas: Que acrescentam uma informação acessória sobre o antecedente. Ex: "O homem, que é um ser racional, busca respostas."

  • Separar Nome de Lugar de Datas: Ex: "Brasília, 02 de junho de 2025."

  • Isolar Expressões Explicativas, Retificativas ou Continuativas: Como "isto é", "ou seja", "por exemplo", "além disso", "aliás", etc. Ex: "Ele é poliglota, ou seja, fala várias línguas."

    • Importante: NÃO se usa vírgula para separar:
      • Sujeito do Predicado.
      • Verbo de seus complementos (Objeto Direto, Objeto Indireto).
      • Nome de seu Complemento Nominal ou Adjunto Adnominal (quando este último é essencial para a identificação).

3. Ponto e Vírgula (;)

Indica uma pausa maior que a vírgula e menor que o ponto. Usado para:

  • Separar itens de uma enumeração longa, especialmente se esses itens já contêm vírgulas ou são frases. Ex: "Para a reunião, precisamos de: relatórios atualizados; planilhas de custos, com gráficos detalhados; e propostas de novos projetos."
  • Separar orações coordenadas que guardam uma relação de sentido mais estreita entre si ou que já possuem vírgulas em seu interior. Ex: "O céu estava escuro, com nuvens carregadas; o vento soprava forte, anunciando a tempestade."
  • Separar orações coordenadas adversativas (mas, porém, contudo, etc.) ou conclusivas (logo, portanto, por isso, etc.) quando se quer dar maior ênfase à pausa ou quando o conectivo está deslocado. Ex: "Esforçou-se muito durante anos; não conseguiu, porém, a aprovação."

4. Dois-Pontos (:)

Usados para:

  • Introduzir uma citação direta ou a fala de alguém. Ex: "Disse o filósofo: 'Só sei que nada sei.'"
  • Introduzir uma enumeração. Ex: "Comprei três coisas: livros, canetas e cadernos."
  • Introduzir um esclarecimento, explicação, detalhamento, resumo ou consequência do que foi dito anteriormente. Ex: "O resultado foi um só: derrota." / "Ele tem um grande defeito: a impaciência."
  • Em vocativos de correspondências formais. Ex: "Prezado Senhor Diretor:"

5. Ponto de Interrogação (?)

  • Usado ao final de perguntas diretas. Ex: "Você entendeu a matéria?"

6. Ponto de Exclamação (!)

  • Usado para expressar emoções diversas como surpresa, espanto, alegria, tristeza, súplica, ordem enfática. Ex: "Que maravilha!" / "Não faça isso!"

7. Reticências (...)

  • Indicam uma interrupção da frase ou do pensamento. Ex: "Eu queria dizer que..."
  • Sugerem hesitação, dúvida, suspense ou prolongamento da ideia. Ex: "Não sei... talvez..."
  • Indicam a supressão de parte de um texto citado. Nesse caso, podem vir entre parênteses ou colchetes: (...), [...].

8. Aspas (" ")

  • Para isolar citações diretas (discurso direto). Ex: Ele afirmou: "Voltarei em breve."
  • Para indicar palavras estrangeiras, neologismos, gírias, ou termos usados em sentido irônico, destacado ou impróprio. Ex: Ele é um "expert" no assunto. / Que "simpático" o seu amigo! (ironia).
  • Para indicar títulos de obras (livros, filmes, artigos, músicas, etc.). Ex: Li "Dom Casmurro" recentemente. (Também se usa itálico para essa finalidade).

9. Parênteses ( ( ) )

  • Usados para intercalar informações acessórias, como explicações, comentários, reflexões, datas, siglas, referências bibliográficas. Ex: "A ONU (Organização das Nações Unidas) foi fundada em 1945."

10. Travessão (—)

  • Indicar a fala de personagens em diálogos (substituindo o parágrafo e as aspas no discurso direto). Ex: — O que você acha? — Acho uma boa ideia.
  • Isolar palavras ou frases para dar destaque (função semelhante à da vírgula dupla ou dos parênteses, mas geralmente com mais ênfase). Ex: "A vida — esse presente maravilhoso — deve ser vivida intensamente."
  • Substituir a vírgula em apostos ou orações explicativas longas, para maior clareza ou ênfase. Ex: "O projeto — apesar de todos os obstáculos e da falta de verba inicial — foi concluído com sucesso."

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