Resumo de Geografia - Planetas do Sistema Solar

Os planetas do Sistema Solar compreendem um conjunto de oito planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno). Além deles, o Sistema Solar é formado pelo sol e demais corpos celestes que se movimentam no campo gravitacional da estrela, como os asteroides, satélites, meteoros, cometas, entre outros.

Para ser um planeta é preciso orbitar (girar) ao redor de uma estrela, que nesse caso é o sol; bem como ter forma determinada pelo equilíbrio hidrostático (arredondada), resultado da força de gravidade que supera as forças de coesão dos materiais que o constituem.

Além disso, é necessário ser um objeto de dimensão predominante entre os demais objetos que se encontram em órbitas vizinhas, isto é, ter órbita livre.

Classificação dos planetas do Sistema Solar

Conforme as suas características e posição no Sistema Solar, os planetas se dividem entre dois grandes grupos:

  • Telúricos ou rochosos: são aqueles formados por material sólido (rochas) e que estão localizados mais próximos do sol. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
  • Jovianos: são os planetas posicionados mais distantes do sol, de formato maior e com gases em sua composição. São eles: Júpiter, Saturno Urano e Netuno.

Agora que vocês já sabem como eles estão divididos é importante conhecer as principais características de cada um desses planetas.

Terra

Conhecido como “Planeta Água”, o Planeta Terra é o mais importante de todos. Isso porque até onde se sabe, ele é o único que abriga vida, devido a sua grande quantidade de água e oxigênio. Em relação à distância do sol, ele está na terceira posição, com densidade de: 12.742.

Seu movimento de rotação dura em média 24 horas, equivalente ao tempo de 1 dia inteiro. Já o movimento de translação dura 365 dias, o que equivale a um ano, exceto nos anos bissextos, onde o movimento é concluído em 366 dias. Além disso, a Terra possui um satélite natural: a lua.

Júpiter

O planeta Júpiter é o maior do sistema solar, com densidade igual a 139.822, sendo 1.300 vezes maior que o tamanho da Terra. Com relação à distância do sol, Júpiter é o quinto entre os planetas do sistema solar. Possui o maior número de satélites, sendo ao todo 67, e apresenta temperaturas de até -150°C.

Seu movimento de rotação é considerado o mais rápido de todos os planetas do Sistema Solar, com duração de 9 horas e 55 minutos. Por outro lado, o movimento de translação equivale a aproximadamente 12 anos terrestres.

Vênus

Conhecido como “Estrela D’alva”, Vênus possui tamanho, composição, estrutura, massa, densidade e força gravitacional similar à Terra. A partir do sol, ele é o segundo planeta. Por conta disso, também possui temperaturas elevadíssimas.

Seu movimento de rotação é realizado de forma lenta, levando aproximadamente 243 dias para completar a volta em torno se si mesmo, enquanto o movimento de translação dura em média 225 dias.

Mercúrio

É o menor de todos os planetas do Sistema Solar e ainda o que está posicionado mais perto do sol. Por isso, ele apresenta temperaturas bem elevadas, chegando a 400°C, no entanto, a face que não é coberta pelo sol pode atingir temperaturas aproximadas de -170 °C.

Para realizar o movimento em torno do próprio eixo gasta em média 59 dias, enquanto o de translação é realizado em 87 dias.

Saturno

Depois de Júpiter, Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar. Ele possui muitos satélites, a exemplo das 62 luas. Além disso, é conhecido pela sua estrutura cheia de anéis, formados por rocha, gelo e poeira.

Para dar a volta completa em torno do próprio eixo, o planeta gasta em média 10 horas e 14 minutos, enquanto o movimento de translação dura aproximadamente 30 anos terrestres.

Ficou curioso? Assista mais no vídeo abaixo.

Urano

Urano é o sétimo planeta na ordem de distância do sol e o terceiro maior do Sistema Solar. Ele é um planeta gasoso, sendo a maior parte da sua composição constituída por uma mistura fluida de gelo de metano, água e amônio.

O planeta possui 27 satélites e apresenta uma temperatura média de -185°C. Além disso, seu movimento de rotação dura aproximadamente 17 horas, o de translação, por outro lado, leva 165 anos terrestres.

Netuno

Entre os planetas do Sistema Solar, Netuno é o que está situado mais distante do sol. Ele é formado por gases e apresenta uma temperatura média de -200°C. Ao todo, esse planeta possui 14 satélites naturais. É composto principalmente por hidrogênio, hélio, amônio, metano e água.

Demora aproximadamente 16 horas para concluir o movimento de rotação e 164 anos terrestres para concluir o movimento de translação.

Marte

Depois de Mercúrio, Marte é o segundo menor planeta do sistema solar. Ele possui dois satélites naturais, chamados Fobos e Deimos. É também conhecido como "planeta vermelho" devido as suas particularidades com relação às partículas de óxido de ferro presentes em sua atmosfera. O movimento de rotação dura 24 horas e o de translação 687 dias.

Plutão

Até o ano de 2006, Plutão era considerado um dos planetas do sistema solar. Entretanto, após a União Astronômica Internacional (UAI) ter estabelecido conceitos fundamentais, que interferiram na definição de planeta, logo, ele foi desconsiderado do sistema solar e tornou-e planeta anão por não possuir uma órbita livre.

Questões relacionadas a Planetas do Sistema Solar

+ Resumos de Geografia