Resumo de Educação Física - Muay Thai

O Muay Thai ou Boxe Tailandês é um dos esportes de contato total entre os participantes. De origem tailandesa, a arte marcial surgiu da necessidade que os tailandeses tiveram para se defender dos ataques de bandidos, animais e senhores de guerra, pois eles estavam saindo da sua terra natal (China) para o local onde hoje é a Tailândia, em busca de terras férteis para agricultura.

Denominada de arte das oito armas, o Muay Thai, que possui mais de 2 mil anos de existência, utiliza os cotovelos, os punhos, os joelhos e os pés. O esporte é uma ótima alternativa para defesa pessoal, redução de peso, melhora do condicionamento físico, além de redução do estresse, aumento da concentração e ajuda na coordenação motora.

Origem do Muay Thai

De acordo com os tailandeses, a origem do seu povo é a província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé, na China Central. Com isso, a população precisou migrar para a atual Tailândia à procura de liberdade e terras férteis para agricultura. Até chegarem ao destino, os tailandeses foram agredidos e sofreram ataques de animais, senhores de guerra e bandidos.

Desta forma, para se protegerem e cuidarem da saúde, eles criaram o método de luta e autodefesa “Chupasart”, o qual utilizava armas como: lanças, flechas, machados e facas. Porém, estava ocorrendo graves ferimentos e, com isso esses instrumentos foram proibidos. Logo após, os tailandeses criaram o Muay Thai, método de luta sem armas, apenas utilizando a força e técnicas do corpo.

De acordo com a Confederação Brasileira de Muay Thai, no início esse método era parecido com o Kung Fu. Até o começo do século XX, soldados tailandeses tinham que lutar, e foi só a partir daí que o esporte ganhou regras limitando sua agressividade entre os lutadores.

As lutas eram mortais e pretendiam aleijar, estrangular e imobilizar. Com isso, algumas normas do boxe inglês foram adaptadas para o Muay Thai devido ao alto grau de lesões que estavam ocorrendo entre os lutadores. Como as divisões por peso, o uso de luvas, a inclusão dos rounds e também a inserção do árbitro central juntamente com os juízes laterais.

No Brasil, a modalidade surgiu em 1979. Na década de 80 foi inaugurada a primeira associação de Muay Thai e em 1981 foi realizado o primeiro campeonato entre o Rio de Janeiro e Paraná. Além da Tailândia, o Muay Thai se tornou um esporte popular em países como Estados Unidos, França, Brasil, Holanda, Inglaterra, Japão, entre outros.

Características do Muay Thai

Sendo uma modalidade que exige muito atrito entre os participantes, muitas vezes acontece da luta ficar um pouco sem ação. Por isso, os músicos aumentam o ritmo de sua música para que os participantes acelerem o andamento da competição. Três tipos de tambores compõem este conjunto que são os címbalos e flautas de “Java”.

Outra característica do esporte é o uso do Wai Kru, que é uma dança ritual feita para homenagear o treinador, sua escola e seus pais; e até mesmo os antigos lutadores e professores do ginásio. 

O uso de uma faixa na cabeça também é presente nas competições de Muay Thai, ela é chamada de “Mongkon”. Tem como objetivo proteger os lutadores e, por isso, só é retirada depois do Rammuay – dança ritualística tailandesa realizada no início de cada confronto da arte marcial.

Também existe a “Kruang“, que é uma corda trançada e é colocada em um ou nos dois braços do oponente também com o objetivo de proteção. Suas cores estão relacionadas com as preferências de cores do lutador, já no Brasil é usado como graduação. A “Kruang” não é retirada após o Rammuay, ela permanece com o lutador até o final da competição.

Golpes básicos de Muay Thai

Os golpes básicos do esporte envolvem: braços (punhos, cotovelos) e pernas (joelhos e pés), podem ser divididos da seguinte maneira:

  • Jab: é um soco fraco e rápido, além de ser classificado em direto e cruzado;
  • Direto: soco que usa a mão mais próxima do rosto;
  • Cruzado: esse golpe é aplicado lateralmente e pode utilizar qualquer uma das mãos;
  • Gancho: recebe este nome, pois o braço fica na posição de um gancho. É um soco que visa acertar a lateral da cabeça do oponente, e normalmente vem de baixo para cima;
  • Upper: é um gancho que visa atingir o queixo do adversário e vem diretamente de baixo para cima;
  • Cotoveladas: são os golpes mais fortes dos membros superiores no Muay Thai e podem ser diagonais, aéreas e ascendentes;
  • Chute frontal: costumam usar o calcanhar para golpear e normalmente vem de baixo para cima. Conhecido por levar ao nocaute quando acertam em cheio o queixo do oponente;
  • Chute lateral: as canelas costumam serem utilizadas, pois o osso é maior e mais duro do que os ossos pequenos dos pés;
  • Joelhadas: os golpes com joelhos são utilizados para causar grande impacto e, frequentemente, para levar ao final da luta com o nocaute. Eles são divididos em kao dode, que é um pulo para cima e com a mesma perna é dado um golpe com o joelho; kao noi, que tem o objetivo de atingir a coxa ou a barriga do oponente; kao tom, uma joelhada para cima em linha reta; e o kao loi, que é o pulo para o lado e com a mesma perna dá o golpe.

Muay Thai e seus benefícios

O Muay Thai oferece diversos benefícios ao corpo, assim como outras atividades físicas. Veja alguns dos principais benefícios da prática:

  • Redução de peso
  • Melhorar o condicionamento físico
  • Aumenta a flexibilidade
  • Reduz o estresse
  • Aumentar a concentração
  • Ajudar na coordenação motora

Representantes do Muay Thai

Pra Chao Sri Sanphet VIII, também conhecido como Rei Tigre, reinou em Ayutthaya de 1703 a 1709 e é lembrado por suas habilidades em combate por vitórias sobre campeões e também pela crueldade contra seus inimigos. Em 6 de fevereiro é comemorado o dia da arte marcial, dia também do Rei Tigre.

Nai Khanom Tom, foi um lutador capturado pelos birmaneses quando houve a invasão do reino de Ayutthaya em 1767. Os prisioneiros foram levados para a Birmânia e durante um festival o Rei prometeu liberdade a toda a tribo caso algum dos detentos conseguisse derrotar 10 oponentes birmaneses. Com isso, Nai Khanom enfrentou, venceu 10 birmaneses em seguida e libertou toda sua tribo para voltar para Ayutthaya. Em 17 de março é dia de Nai Khanom, com isso é também comemorado o dia do lutador.

Voltar