Resumo de Português - Memorando

Memorando é um tipo de documento utilizado na comunicação interna de uma instituição. É direcionado para funcionários e tem o objetivo de enviar uma mensagem para todos da corporação, de modo rápido e menos burocrático.

É um documento com perfil oficial e de credibilidade, que deve ser aplicado em mensagens breves. O nome deriva do latim “memorandus”, que significa “o que deve ser lembrado” e do verbo “memorare” (“lembrar”).

Como o memorando é veiculado em ambientes em que, normalmente, as pessoas não têm muito tempo para ler textos longos, o texto deve ser objetivo, preciso, com clareza de discurso e linguagem simples, justamente para ter a mensagem lida e compreendida entre funcionários de todos os níveis de cargo, do mais baixo ao mais alto. Por outro lado, precisa manter o caráter formal e a impessoalidade.

O memorando ajuda a evitar o acúmulo de papeis, visto que as comunicações feitas devem ser dadas no próprio documento e, em uma eventual falta de espaço, em folha de continuação.

Estrutura de um memorando

Diferentemente de outros gêneros textuais como o diário e o ensaio, que não têm uma estrutura fixa, o memorando possui um padrão a ser seguido. Os documentos deste tipo devem conter, obrigatoriamente,  a ordem apresentada:

  • Timbre (imagem impressa ou carimbada) da instituição;
  • Número do memorando incluindo o ano;
  • Local e data;
  • Remetente;
  • Destinatário com menção ao cargo que ocupa (se para pessoa específica) ou apenas o setor (se para todos do setor);
  • Indicação do assunto;
  • Vocativo com pronome de tratamento e nome do receptor da mensagem (opcional)
  • Corpo da mensagem;
  • Despedida;
  • Assinatura e cargo.

Modelo de memorando

A seguir tem-se um modelo fictício de memorando obedecendo aos requisitos necessários. 

Nota: deve-se atentar ao espaçamento de 4 cm e 2 cm após o timbre e o assunto, respectivamente. Além disso, o  texto deverá ter alinhamento justificado.

Timbre da instituição
(4cm)
Memorando nº 10/2019
Salvador, Bahia, 14 de março de 2019
De: coordenação pedagógica
Para: alunos
Assunto: aulas optativas e obrigatórias
(2cm)
Alunos (as),
A partir do dia 01 de abril as disciplinas de música, canto coral, violão, francês e futsal farão parte da grade curricular das disciplinas optativas.
Cada aluno poderá cursar até duas das disciplinas acima. Os alunos interessados deverão manifestar interesse na coordenação pedagógica de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 11h ou das 14h às 17h.
Informamos, também, que as disciplinas de responsabilidade social e política cidadã passarão a ser obrigatórias a partir do dia 05 de abril deste ano.
Atenciosamente,
Coordenação pedagógica

Diferença entre memorando e ofício

Como descrito nos parágrafos anteriores, o memorando é um documento formal escrito com o objetivo de fazer um comunicado para setores e funcionários de uma empresa.

Tanto o memorando quanto o ofício são documentos oficiais, com caráter de informação. Por isso, estes dois gêneros são confundidos. No entanto, possuem algumas diferenças.

O ofício é considerado mais formal do que o memorando. É um documento muito usado na comunicação de secretarias públicas, tribunais e órgãos do Estado em geral.  Dirigido a autoridades e profissionais de setores diferentes, vem escrito em papel simples e de preferência na primeira face da folha.

Exemplo de ofício

OFÍCIO DE SOLICITAÇÃO

Ofício nº (número)/ (ano)

À

(Nome do órgão, ex: Secretaria de Segurança Pública)

Município de (cidade) – (UF)

(Nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar nº) e no RG nº (informar nº), residente e domiciliado à (rua), nº (número) – (bairro), CEP (CEP), nesta cidade de (município) – (UF), vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria solicitar providências no sentido de que sejam feitas rondas noturnas com uma equipe da polícia no Bairro (informar), tendo em vista que há mais de um mês a prestação do serviço passou a ser realizada apenas durante o dia e por três vezes na semana, trazendo sensação de insegurança a todos os moradores, visto que o bairro é alvo de constantes assaltos.

Certo de que a solicitação será atendida, fique com meus votos de estima e consideração.

(Local), (dia) de (mês) de (ano)

(Assinatura)

(Nome)

Diferença entre memorando e notícia

Notícia é a informação sobre um acontecimento de grande relevância ou os seus desdobramentos. Pode-se considerar que a notícia pode estar presente no memorando, já que a informação contida no documento é o comunicado sobre algo importante no âmbito da instituição. 

A notícia diferencia-se do memorando por ser um gênero de grande alcance. A mensagem chega ao maior número possível de pessoas, geralmente através de uma reportagem. Os meios de comunicação da notícia podem ser jornais impressos, sites, TVs, rádios, revistas, etc. 

Como é gênero jornalístico, a notícia traz imparcialidade e neutralidade sobre o que relata, bem como evita opiniões, usa frases curtas, privilegia verbos no modo indicativo e exime-se da interferência de subjetividade do jornalista.

Exemplo de notícia

Enem 2019 será aplicado em 3 e 10 de novembro

Inep divulgou datas nesta quarta-feira (27). Inscrições começam em maio.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 serão aplicadas em 3 e 10 de novembro em todo o Brasil. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou as datas na tarde desta quarta-feira (27).

Calendário Enem 2019:

Solicitação de Isenção/Justificativa de Ausência:1 a 10 de abril

Inscrições: 6 a 17 de maio

Aplicação: 3 e 10 de novembro

Notas do Enem 2018

As notas do Enem de 2018 foram divulgadas em 18 de janeiro. Apenas 55 redações tiraram nota mil. O número representa um aumento em relação a 2017, que teve 53 notas máximas.

Em 2018, o tema foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

Entre as provas objetivas, a nota média aumentou em linguagens, matemática e ciências humanas para o maior nível das últimas três edições, mas caiu em ciências da natureza.

(Matéria do portal g1.com.br, de 27/02/2019)

Resumo sobre memorando

Memorando é um documento oficial utilizado para fazer a comunicação interna de alguma empresa. Ele é direcionado para os funcionários e pretende enviar uma mensagem para toda empresa, evirando burocracias.

O nome deriva do latim “memorandus”, que significa “o que deve ser lembrado” e do verbo “memorare” (“lembrar”).

O memorando é diferente do ofício e da notícia.

Voltar

Questões