Resumo de Geografia - Mapa do Brasil

O mapa do Brasil representa cartograficamente todo o território brasileiro, apresentando informações físicas, econômicas, demográficas, entre outras, que proporcionam o estudo de todo o espaço geográfico do país.

Com o auxilio de título, legenda e orientação, o mapa fornece informações importantes que auxiliam no estudo de todas as regiões brasileiras.

Mapa do Brasil: regiões

O mapa do Brasil por regiões é a apresentação de toda cartografia que o território brasileiro possui de maneira regional.  As regiões brasileiras são formadas por conjuntos de estados ou unidades federativas que possuem características parecidas, com o objetivo de facilitar o estudo e a análise de dados de cada um desses estados.

Através dessa divisão, é possível determinar processos de gestão, politicas públicas, analisar dados e apresentar planos para atender situações diversas. As regiões não têm um governo ou representante jurídico único, e sim governantes e representantes jurídicos individuais.

 

Conheça agora as principais regiões do Brasil.

Região Norte

A Região Norte é umas das cinco regiões brasileiras. Possui uma área de 3.853.676,948 km² – região com maior extensão territorial – e abrange 45,25% de todo território. Essa região tem uma extensão territorial maior que a Índia. Habitam a Região Norte cerca de 18,1 milhões, segundo o IBGE, em levantamento feito em 2018.

Os estados que compõem a Região Norte são: Amazonas, Acre, Amapá, Tocantins, Pará, Roraima e Rondônia.

Região Nordeste

A Região Nordeste é formada pelo conjunto de nove estados e tem o maior número de unidades federativas, com uma extensão territorial de aproximadamente 1.554.291 km². Comparado a outras regiões do país, possui o segundo maior colégio eleitoral do país – 36.727.931 eleitores em 2010.

Estados que compõem a Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Região Centro-Oeste

A Região Centro-Oeste é composta por três estados. Tem um território aproximado de 1.606.403.506 km² e é a segunda maior região do Brasil, perdendo só para Região Norte. Entretanto, é  que possui a menor população. Nessa região é possível encontrar zonas bem povoadas e outras com um grande vazio.

Os estados que compõem a Região Centro-Oeste são: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e Distrito Federal, onde se localiza a capital do país, Brasília.

Região Sudeste

Segunda menor região do país, a Região Sudeste, possui um território de aproximadamente 924.620 km², cerca 1/10 da superfície do Brasil. É composta por quatro estados e é conhecido como o centro de desenvolvimento do país, responsável por 55,2% do PIB brasileiro.

Os estados que compõem a Região Sudeste são: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Região Sul

Conhecida como a menor região do Brasil, a Região Sul possui uma área territorial de 576.774.31 km². Formada por três estados, é a única região localizada abaixo da zona tropical e por conta disso as estações do ano variam nitidamente. Quanto ao seu relevo, a Região Sul tem pequenas quantidades de acidentes geográficos.

Estados que compõem a Região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Mapa do Brasil: político

O mapa político do Brasil se estende por 8.547.403,5 km², e por isso é um país de dimensões continentais. A área terrestre da unidade corresponde a 8.491.194 km², e a parte aquática corresponde a 55.547 km². Entre todos os países de dimensões continentais, é o único que possui o território totalmente habitável.

Território brasileiro no mapa do Brasil 

O Brasil está situado na parte centro-oriental da América do Sul, entre as latitudes +5º 16’ 20” N e –33º 47’32” S. Isso quer dizer que a maior parte do território fica localizado no hemisfério sul. A parte mais ao norte fica localizada na nascente do rio Ailã, no monte do Caburaí, em Roraima, enquanto que o extremo sul está o arroio Chuí, na fronteira entre o Uruguai e o Brasil.

Fronteiras do território brasileiro

O mapa político do Brasil tem 23.086 km de fronteiras, sendo 15.719 km terrestres e 7.367 km marítimas. A fronteira atlântica se estende da foz do rio Oiapoque, no cabo Orange (AP), no Norte, ao arroio Chuí (RS), no Sul. Apenas dois países pertencentes à América do Sul não possuem fronteiras com o Brasil: o Chile e o Equador. As fronteiras terrestres são compostas por rios, lagos e serras.

Formação dos estados brasileiros

O Tratado de Tordesilhas firmado por Espanha e Portugal em 1494, é a primeira divisão territorial do Brasil. Tempos mais tarde, o Tratado de Madri, assinado em 1750, também feito por Portugal e Espanha foi histórico e decisivo, criando as fronteiras do futuro Brasil independente. O Império foi responsável por estabelecer mais de metade da extensão total das fronteiras terrestres atuais, e aproximadamente um terço da seção terrestre das fronteiras brasileiras foi feita já no período republicano.

Voltar

Questões