Resumo de Biologia - Kiwi

O kiwi é uma fruta de polpa macia, esverdeada e sabor doce. Embora pareça bastante tropical, o fruto é originário do sul da China. No Brasil, a plantação do kiwi acontece no outono, período em que as características do solo e clima, aliados às técnicas de produção, favorecem a colheita.

Quando o fruto é colhido “maduro”, ele pode apresentar características ainda melhores no sabor, tornando-se mais doce. Mas, você sabe porque o consumo do kiwi é tão importante para a saúde?

Primeiro porque ele é uma excelente fonte de vitamina C, atingindo uma concentração três vezes maior que a laranja. Possui também vitaminas do complexo B (B1 e B6), K e E, que contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico.

Além disso, o fruto é fonte de minerais, como o ferro, potássio, cobre, sódio, fonte de ácido fólico e, se consumido com casca, fornece uma dose de fibras superior a de um prato de flocos de cereais.

Essa é uma das frutas que proporcionam excelentes benefícios para a saúde humana, uma vez que um kiwi médio apresenta as seguintes propriedades:

  • Valor energético – 62 Kcal
  • Fibra dietética – 3,3g
  • Açucares – 12g
  • Proteínas – 1,3g
  • Cálcio – 36mg
  • Gordura Total – 0g
  • Colesterol / Gordura saturada – 0g
  • Vitamina E – 4mg
  • Vitamina C – 107mg
  • Hidratos de Carbono Totais – 13g

Benefícios do Kiwi

Diante das propriedades que foram apresentadas, foi possível perceber que, embora o kiwi tenha um baixo valor calórico, ele é um verdadeiro tesouro para a saúde. Isso porque essa fruta exótica possui nutrientes que podem, inclusive, ajudar na prevenção ou tratamento de doenças.

O Guia Estudo separou alguns dos principais benefícios oferecidos pela fruta. Confira:

Ossos e músculos fortalecidos

De acordo com os estudos, dois kiwis médios possuem 30 mg de magnésio, um componente necessário para o aumento de energia do corpo e fortalecimento dos músculos, além do potássio, que ajuda a proteger a perda muscular e preservar a densidade mineral óssea.

Pele saudável

Como é bastante rica em vitamina C, a fruta apresenta uma grande propriedade antioxidante. Os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres que provocam o envelhecimento precoce das células.

Além disso, o colágeno, que é um importante componente para manter a elasticidade da pele, precisa da vitamina C para manter a pele mais viscosa e saudável.

Prevenção da obesidade, câncer e colesterol

Um porção de kiwi oferece 5g de fibra. As fibras mantém a saciedade, evitando o consumo inadequado de alimento gordurosos, o que ajuda na redução de peso e dos níveis de colesterol. Além disso, o fruto ajuda a remover as toxinas do cólon, ajudando na prevenção desse tipo de câncer.

Memória

Pouca gente sabe dos benefícios que o kiwi oferece, um dos desconhecidos é a serotonina (hormônio que causa bem estar) presente na fruta. Além de melhorar o humor, essa substância ajuda na capacidade de aprendizagem e memória, deixando a pessoa mais alerta, sobretudo, se a fruta for consumida pela manhã.

Melhora da respiração

A vitamina C, uma das mais abundantes no kiwi, ajuda a reduzir os sintomas respiratórios de quem sofre com alergias e asma. Os estudos revelam que as pessoas que consomem frutas cítricas com mais frequência têm menos chances de desenvolver doenças respiratórias, quando comparadas às pessoas que comem apenas 1 x por semana, ou não consomem. A fruta melhora a tosse e previne a falta de ar.

Prevenção de doenças cardíacas

Os polifenóis presentes no kiwi somados a vitamina C e ao potássio formam um verdadeiro coquetel para o coração, pois eles tem ação antioxidante. A combinação desses elementos previne a formação de coágulos sanguíneos e diminui a quantidade de triglicerídeos no sangue, ajudando a combater doenças cardíacas como a ateresclerose.

Maneiras de consumo

A fruta pode ser consumida de diferentes maneiras. Por ser cítrica, combina muito bem em sucos detox, saladas, vitaminas, dentre outras. Apesar dos pelos, a casca também oferece nutrientes, por isso, se bem higienizada, pode ser consumida junto com a fruta.

Um maneira simples de ingerir todas as propriedades existentes no kiwi e conseguir aproveitar ao máximo os seus nutrientes é preparar o suco com a polpa da fruta.

Além disso, você pode fazer uma combinação com outras frutas, acrescentando mais sabor ao suco. Veja como o preparo é simples:

Receita de suco de Kiwi com laranja

  • Suco de 3 laranjas;
  • 3 kiwis;
  • 500 ml de água gelada;
  • Açúcar ou mel a gosto.

Modo de preparo:

  • Descasque as frutas e pique em pedaços. Lave as laranjas, corte-as ao meio e esprema para retirar o sumo. Bata o kiwi no liquidificador junto com o suco de laranja, a água e o mel.

Receita de suco de Kiwi com morango

  • 1/2 caixa de morango;
  • 2 kiwis;
  • 1 litro de água gelada.

Modo de preparo:

  • Descasque os kiwis e pique. Higienize os morangos, retire as folhas e corte em pedaços. Adicione as frutas e a água gelada no liquidificador, adoce e bata bastante. O ideal é servir bem gelado.
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