A geologia é uma das ciências da Terra que pesquisa, estuda e analisa a crosta terrestre, suas estruturas, composição, textura, entre outras características.
Por meio da geologia foi possível descobrir a origem e a idade do planeta, sua formação geológica e as transformações pelas quais a Terra passou até os dias atuais.
Os benefícios desse estudo para a humanidade vão além do simples conhecimento das substâncias que compõem a Terra ou como ela está estruturada. A possibilidade de prever, por exemplo, mudanças de clima ou possíveis abalos sísmicos que poderiam afetar a vida da população são avanços importantes possibilitados pela geologia.
Além disso, o desenvolvimento de mecanismos que podem ser empregados em diversas áreas, como infraestrutura, para a construção de túneis, estradas, represas, é possível por meio da análise do solo e impacto ambiental.
É importante reforçar ainda a descoberta de recursos naturais, como água, carvão, metais e outros que são importantes para a sobrevivência e conforto das pessoas.
História do planeta Terra
Estima-se que o planeta Terra surgiu há cerca de 4,6 bilhões de anos.
Uma nuvem de gás e poeira se contraiu e daí surgiu o sol. Outras partículas sólidas de gelo foram formadas e deram origem aos planetas.
A Terra passou por diversos processos incandescentes e de resfriamento e há aproximadamente 4 bilhões começou a adquirir forma. Milhões de anos depois, a crosta terrestre se tornou mais espessa e os vulcões entraram em erupção emitindo gases que formaram a atmosfera. O vapor de água se condensou formando os oceanos.
Atualmente, a crosta está dividida em placas que continuam em constante modificação.
Estrutura interna da Terra
De acordo com a geologia, a Terra é constituída basicamente de três camadas: crosta ou litosfera, manto superior, manto inferior, núcleo externo e núcleo interno.
A crosta ou litosfera é a parte mais externa, composta de rochas, minerais, silício, magnésio e alumínio.
O manto superior fica logo abaixo da crosta e sua profundidade vai de 30 km até 2.900 km, com temperaturas que chegam a 3500º. Por conta dessas altas temperaturas, sua consistência é mais pastosa na parte superior e mais líquida e fluida na parte inferior, daí a divisão entre manto superior e inferior. A dinâmica interna causada pela circulação do material magmático de ambas as partes é a principal causa da movimentação das placas tectônicas.
O núcleo apresenta as mais altas temperaturas, que variam entre 3000 ºC e 5000ºC. O núcleo externo possui uma composição líquida e o interno uma estrutura sólida, este último influencia diretamente o campo magnético do planeta.
Principais áreas de estudo
A geologia possui um vasto campo de estudo. Conheça algumas áreas:
- Hidrogeologia – é o estudo das águas subterrâneas quanto a origem, volume, circulação, entre outros aspectos.
- Mineralogia – analisa as estruturas dos minerais, suas propriedades químicas e composição.
- Geologia estrutural – pesquisa as estrutura da Terra, formato dos corpos rochosos, distribuição espacial e os processos que causam as estruturas geológicas.
Geologia ambiental – avalia os impactos ambientais com o objetivo de solucionar possíveis problemas causados pela intervenção humana.
- Pedologia – estuda o solo, suas propriedades, características e origem.
- Geoquímica – analisa as propriedades químicas do planeta, seus processos e reações.
- Geomorfologia – estuda as formas da superfície da Terra, aspectos genéticos, cronológicos, morfológicos, morfométricos e dinâmicos.
- Sismologia – analisa os sismos, ou seja, movimentos das placas tectônicas que ocorrem na superfície terrestre.
- Geologia econômica – trata da riquezas minerais, sua detecção e exploração.
- Geologia histórica –estuda a história do planeta, sua história, eras, idades geológicas.
- Topografia – investiga os acidentes geográficos, que são variações do relevo terrestre, como arquipélago, baía, barra, chapada, depressão, entre outros.
- Sedimentologia – estuda os sedimentos acumulados no planeta derivados de erosão de rochas ou de materiais biológicos.
- Vulcanologia – trata dos vulcões, sua formação e características.
- Astrogeologia ou geologia planetária – pesquisa os corpos celestes, como meteoritos, cometas, planetas, entre outros.
- Estratigrafia – estuda os estratos ou camadas rochosas em busca da sua origem.
- Espeleologia – investiga as cavernas, sua formação geológica, formas de vida que a habitam, formas de preservação e outras características.
- Geologia do petróleo – analisa a composição, natureza, origem do petróleo.
Paleontologia – estuda a vida passada na Terra seu desenvolvimento ao longo do tempo por meio dos restos fósseis.
O profissional de geologia
O geólogo é o responsável pelo estudo de toda a estrutura, origem e composição da Terra. Esse profissional analisa todas as características do planeta e suas especificidades, de fósseis minerais aos acidentes geográficos.
Esse profissional pode atuar em diversas áreas, como por exemplo, obras de infraestrutura, sendo responsável pela análise do solo e das rochas, além de avaliar o impacto ambiental das obras, ou se especializar em um dos diversos campos que o Guia Estudo mostrou acima.
Para isso, é necessário ingressar na faculdade, que tem duração média de cinco anos.