FA Geografia do Brasil engloba os elementos naturais do país. Situado na América Latina, é o quinto maior país do mundo, com mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, ficando atrás apenas da Rússia e Canadá.
A população brasileira, que traz uma série de características diferentes, é fruto da miscigenação de índios, negros e brancos. Estima-se que, atualmente, mais de 214 milhões de pessoas moram no país, sendo o estado de São Paulo o território mais populoso.
Formado por uma extensa faixa marítima, o Brasil está separado em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro- Oeste, Sudeste e Sul. Em torno disso, ocorre a divisão em 26 estados e o Distrito Federal. O regime político atuante é o presidencialismo.
Um dos grandes destaques da geografia local é a Bacia Amazônica. Ela é rodeada por planaltos e depressões, além de fornecer os 20% de água doce do planeta Terra.
O que são bacias hidrográficas?
Também conhecidas como bacias de drenagem, as bacias hidrográficas presentes na geografia do Brasil são áreas responsáveis pela absorção das águas vindas das chuvas, rios, riachos e seus afluentes.
Os divisores de água são os que diferenciam uma bacia da outra. Elas funcionam da seguinte forma: um lado do divisor direciona a água para um rio, o outro direciona para um rio diferente.
Em função da força da gravidade, as regiões com maior altitude serão divisores de água e lugares menos elevados abrigarão o leito dos rios. Isso acontece porque as águas sempre vão correr de locais mais altos em direção aos pontos mais baixos.
De acordo com a geografia do Brasil, as bacias hidrográficas são: Amazônica, Tocantins Araguaia, Paraná, São Francisco, Paraguaia, Uruguai, Atlântico Nordeste Ocidental, Atlântico Nordeste Oriental e Parnaíba.
Amazônica
Formada pelo rio amazonas e afluentes, essa bacia ocupa na América do Sul 7 milhões de quilômetros quadrados. É a maior do mundo.
O rio, que nasce no Peru, possui nove afluentes: Branco, Juruá, Japurá, Madeira, Negro, Purus, Solimões, Tapajós e Xingu.
A sua vegetação é composta por Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.
Tocantins- Araguaia
Localizada nas regiões central e norte do Brasil, o rio Tocantins abriga a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira, a do Tucuruí.
Sua vegetação marcante é o Cerrado.
Paraná
Como é situado em regiões populosas do país, sul e sudeste, o rio também possui grande capacidade de geração de energia. É nessa bacia que funciona a maior usina do Brasil, a de Itaipu.
A região costuma abrigar os biomas de Mata Atlântica e Cerrado.
São Francisco
Destaque no fornecimento de água para irrigação de terras e navegação do Semiárido, o Velho Chico ocupa grande parte do território nordestino: Bahia, Sergipe e Alagoas. Apesar disso, uma curiosidade é que seu trecho de origem situa-se no norte de Minas Gerais.
A vegetação contempla fragmentos de Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.
Paraguaia
Uma das maiores extensões úmidas do mundo encontra-se nessa bacia, o Pantanal Mato – Grossense. Ela possui cerca de 1.100 milhões de quilômetros quadrados de extensão e apresenta os biomas Cerrado e Pantanal.
Uruguai
Localizada na região sul do país, a bacia também apresenta significante potencial elétrico e atividades de irrigação.
Possui 2.200 quilômetros de extensão e nasce da junção dos rios Pelotas e Canoas. Contém os biomas de Pampa, Mata com Araucária e Mata Atlântica.
Atlântico Nordeste Ocidental
Situada na maior parte do Maranhão, sua área ocupa aproximadamente 3,2% do território nacional.
As vegetações mais importantes da localidade são floresta equatorial, mata de transição e mata caducifólia.
Atlântico Nordeste Oriental
Localizada em trechos dos estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, a bacia abrange cerca de 3,3% do país.
A localidade costumava ter fragmentos de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, porém a atividade agropecuária e canavieira tem devastado a vegetação nativa.
Parnaíba
Encontra-se na região na Região Nordeste, principalmente nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí.
Com extensão equivalente a 3,9% do território brasileiro, a principal atividade econômica proporcionada pela bacia é a criação de peixes.
A vegetação apresenta características dos biomas de Cerrado e Caatinga.
Tipos de vegetação
Dentro da geografia do Brasil a quantidade de vegetação chega a ocupar mais da metade de todo o território nacional (60%).
Veja abaixo os principias tipos:
- Amazônia (Floresta Amazônica)
- Cerrado
- Mangue
- Mata Atlântica
- Mata das Araucárias
- Mata dos Cocais
- Pampa
- Pantanal
Como é o clima?
Por conta da sua extensão e localização, a geografia do Brasil ostenta 6 tipos
diferentes de clima. São eles:
Equatorial: clima típico da Amazônia e parte do Mato Grosso. Possui temperaturas elevadas e chuvas em maior período do ano. Ou seja, é quente e úmido.
Tropical: atinge, principalmente, a Região Centro-Oeste. Apresenta duas estações: inverno bem seco e verão quente, mas chuvoso.
Semiárido: predomina o interior nordestino. As chuvas são irregulares e as temperaturas são as mais altas do Brasil.
Tropical de altitude: marcante nas áreas mais elevadas do Sudeste, como São Paulo e Espirito Santo. As temperaturas são as mais baixas e podem ocorrer geadas durante o inverno.
Tropical litorâneo: presente no eixo litorâneo, que se estende do Rio Grande do Norte até o Paraná. O clima chuvoso é mais intenso nas regiões Sudeste e Sul durante o verão e outono. Já no Nordeste, durante o verão.
Subtropical: típico da região Sul, abaixo do Trópico de Capricórnio, apresenta também duas estações definidas: verão quente e inverno com temperaturas muito baixas, podendo até nevar ou gear.
Geografia do Brasil: relevo
Identificado por baixas e médias altitudes, o relevo brasileiro formou-se a partir de estruturas vulcânicas da idade antiga, além da ação do intemperismo, que nada mais é a junção de fenômenos físicos e químicos que alteram a composição das rochas.
De acordo com a geografia do Brasil, as características de relevo predominantes são: planaltos, planícies e depressões. Conheça abaixo alguns deles.
Planaltos
- Planalto Brasileiro, das Guianas e Central
- Planalto Meridional e Nordestino
- Planaltos e Serras do Leste e do Sudeste
- Planalto do Maranhão- Piauí e Dissecado do Sudeste
Planícies
- Amazônica, Pantanal e Litorânea
Depressões
- Amazônica, a Sertaneja, a do São Francisco;
- Periférica Sul Rio-grandense;
- Periférica da Bacia da borda leste do Paraná