Resumo de Português - Função Conativa

A função conativa ou função apelativa é uma das seis funções da linguagem descritas pelo linguista russo Roman Jakobson. Essa função tem foco no interlocutor, e o objetivo é persuadi-lo da mensagem transmitida.

Usada para convencer o destinatário, a função conativa busca fazer com que o mesmo tenha um determinado comportamento, pensamento ou atuação. Para isso, privilegia o uso do discurso em 2ª ou 3ª pessoa, se referindo diretamente ao "você" e ao "tu".

Além disso, a linguagem conativa explora o uso de vocativos, verbos no imperativo e pontos de exclamação. A finalidade é enfatizar o discurso e incitar a atuação do interlocutor.

A função conativa ou apelativa é usada em diversas situações comunicativas que se dirigem diretamente ao receptor. Esse tipo de linguagem é predominantemente usada em alguns gêneros textuais como propagandas, publicidades e discursos políticos.

Características da função conativa

A função conativa apresenta algumas características que permitem identificá-la facilmente, pois ela é organizada de forma que busca convencer o destinatário.

Observe as caraterísticas da função conativa:

  • Entonação
  • Verbos no imperativo
  • Emprego de vocativos
  • Uso de pronomes na 2ª pessoa (tu/vós ou você/vocês ou o nome da pessoa)
  • Uso explícito de argumentos
  • Uso de verbos e pronomes na 2ª ou 3ª pessoas
  • Emprego da ambiguidade

Cabe ressaltar que a função conativa não fica restrita à publicidade ou textos de apelo.

Além dos textos publicitários, ela é empregada em outros tipos de textos como: discursos, horóscopos e em livros de autoajuda, pois a intenção é persuadir, convencer o interlocutor sobre a mensagem que está sendo transmitida.

Exemplos de textos com função conativa

Dando ênfase ao receptor da mensagem, a função conativa ou apelativa é usada em diversas situações comunicativas que se dirigem diretamente ao receptor.

Publicidade

Poucos minutos do seu dia podem salvar a vida inteira de muitos.
(Campanha de doação de sangue e medula óssea do HEMOBA)

Propagandas

Já imaginou ganhar 1 ano grátis de Shell V-Power? Com a nova promoção da Shell, você tem 100 chances de ganhar 1 ano grátis de Shell V-Power e ainda concorre a milhares de prêmios de R$ 90 do combustível que traz mais performance para o seu carro.
(Promoção da Shell)

Discursos políticos

A Presidência da República não é apenas uma forma de exercício administrativo. É muito mais do que um cargo executivo. É, acima de tudo, um posto de comando moral. Assim a compreendo e quero exercê-la, com a suprema aspiração de ser útil ao meu país, na medida humilde do que sou.
(Arthur da Costa e Silva  – discurso ao Congresso em 14 de março de 1967)

Sermões religiosos

O universo será purgado de todo o mal, e então a oração que Cristo nos ensinou será finalmente cumprida. Poderemos dizer: “Senhor, obrigados por nos livrar do mal”. Hoje, ao celebrarmos o Sábado da Liberdade Religiosa, celebramos mais do que apenas a dádiva da liberdade. Também antecipamos a libertação cósmica que em breve ocorrerá quando Jesus voltar. Deus também nos deu algo precioso. Em Seu primeiro discurso público, Cristo fez uma advertência da qual sempre devemos nos lembrar. Ele disse em Mateus 5:20: “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus”. Essa justiça da qual Jesus falou é, na verdade, a Sua própria justiça.
Ganoune Diop (Sermão da Liberdade Religiosa)

Livros de autoajuda

Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. Só você pode evitar que ela vá à falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você.
É importante que você sempre se lembre de que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções. Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Augusto Cury ( trecho do livro “Dez Leis para Ser Feliz”)

Horóscopo

Permanecerá tendo algumas diferenças com algumas pessoas, mas irá superar se for alguém de pensamento menos complexo e combatente. O bom relacionamento que você pode ter neste momento uma influência positiva do elemento Água, mas talvez não consiga chegar às suas metas pretendidas. Pensamentos autodestrutivos irão ganhar um pouco mais de espaço na sua vida, mas poderá evitar esse tipo estranho de constrangimento caso feche os olhos e reveja as suas qualidades e ressalte-as o máximo que puder. Emoções aprofundadas demais só irão te prejudicar, então faça o possível para chegar aonde pretende já faz um bom tempo.
Horóscopo Diário – (Previsões do 15/01/2018 para o signo de Câncer)

Funções da linguagem

A linguagem é uma das formas de comunicação e apreensão das coisas do mundo. Ela pode ser utilizada de várias formas, transmitindo mensagens diferentes, com objetivos comunicacionais diversos.

A multiplicidade da linguagem pode ser sintetizada funções ou finalidades básicas. Desse modo, a linguagem, enquanto conjunto de símbolos e signos usados na transmissão de uma mensagem que objetiva a comunicação possui seis funções distintas.

Todo discurso carrega em si uma intenção do emissor. Em cada um deles, a ênfase está em um dos elementos da comunicação (emissor, receptor, código, canal de comunicação e contexto).

Entender as funções da linguagem ajuda no reconhecimento de cada intenção discursiva, bem como pode ajudar a aprimorar o uso da linguagem.

Além da função apelativa ou conativa, existem outras cinco funções da linguagem: função referencial ou denotativa; função emotiva ou expressiva; função poética; função fática; função metalinguística. Cada uma delas possui significados diferentes e características distintas.

O linguista Roman Jakobson define as funções da linguagem como recursos de ênfase que atuam de acordo com a intenção do produtor da mensagem, em que cada qual abordando um diferente elemento da comunicação.

Desse modo, o linguista divide as funções da linguagem em seis componentes:

  • Emissor: quem fala
  • Receptor: com quem se fala;
  • Mensagem: o que se fala;
  • Referente ou contexto: assunto da mensagem;
  • Canal ou contato: veículo da mensagem;
  • Código: sistema de linguagem.
Voltar

Questões