Resumo de Geografia - França

França ou República Francesa é um país que fica no continente europeu. Esse país possui uma população de aproximadamente 67,1 milhões de habitantes espalhados em uma área que ocupa 643 801 km².

Esse país está da lista dos países mais ricos e desenvolvidos do mundo. Na Europa, a França ocupa o terceiro lugar entre as economias do continente, perdendo apenas para Alemanha e Reino Unido, respectivamente. Na esfera mundial, esse país é a sexta economia, ultrapassada pelos Estados Unidos, Japão, Alemanha, República Popular da China e Reino Unido.

Informações gerais França

Capital: Paris

Extensão territorial: 643 801 km²

Habitantes: 67,19 milhões habitantes (dados de 2018)

Clima: Principalmente temperado

Idioma: Francês

Religião: Catolicismo

Moeda: Euro

Sistema de Governo: República Democrática Semipresidencialista

Mapa da França

O estatuto legal de região foi adotado em 1982, mas em 2016 foi realizada uma reforma administrativa que reduziu o número de regiões de 27 para 18. Deste total, 13 estão situadas na França Metropolitana e 5 consideradas regiões ultramarinas. As regiões francesas metropolitanas estão subdivididas em 97 departamentos.

Regiões Francesas.

Regiões Francesas Metropolitanas Capitais 
Altos da França Lille
Auvérnia-Ródano-Alpes Lyon
Borgonha-Franco-Condado Dijon
Bretanha Rennes
Centro-Vale do Líger Orleães
Córsega Ajaccio
Grande Leste Estrasburgo
Ilha de França Paris
Normandia Ruão
Nova Aquitânia Bordéus
Occitânia Toulouse
País do Líger Nantes
Provença-Alpes-Costa Azul Marselha

Capital francesa e o turismo

Paris é a capital e a cidade mais populosa da França.  Fica situada em um dos meandros do rio Sena, no centro da bacia parisiense. Paris também é a capital econômica e comercial francesa, lá ficam concentrados os negócios da Bolsa e das finanças.

Do ponto de vista turístico, Paris é uma das cidades mais visitadas da Europa. Conhecer a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo ou a Catedral de Notre Dame, assistir a um espetáculo de cabaré no clássico Moulin Rouge ou passear por alguns dos bairros mais charmosos da cidade, como Montmartre ou Montparnasse, são algumas das experiências que os turistas podem ter na cidade. Veja abaixo outras cidades famosas da França:

Lyon

Lyon é a terceira maior cidade Francesa, famosa pela sua arquitetura histórica, gastronomia e cultura medieval. A cidade é formada por vários distritos, cada um oferece vários pontos de parada interessantes. Presqu’île é o “coração”, repleto de restaurantes e bares, já Croix-Rousse é conhecida por suas passagens secretas.

Fourvière possui ruínas romanas e igrejas góticas, e Brotteaux é o distrito mais rico, onde fica o Parque Tête d’Or. Para os apreciadores de uma boa mesa, Lyon é especialmente conhecida por sua culinária de dar água na boca e iguarias.

Bordeaux

Bordeaux é uma cidade grande, mas com estilo de interior. Com arquitetura fina, locais históricos, lojas excepcionais e rica em arte e cultura, a cidade tem várias praças, da qual a Place de la Bourse é a mais bonita por causa do seu efeito espelhado. Apenas no centro da cidade, é possível encontrar mais de trezentas esculturas históricas e pontos de referência que incluem igrejas medievais e pontes antigas, como a Ponte de Pierre.

Economia da França

A economia Francesa possui um grande setor privado juntamente com uma intervenção estatal substancial. Extensas áreas de terrenos férteis, o uso de novas tecnologias e subsídios, tornou o país o principal produtor agrícola da Europa Ocidental.

O país possui destaque na indústria automobilística, aeronáutica, alimentícia, uma agropecuária intensiva e extensiva. Evidenciam-se ainda as indústrias mecânicas, elétricas e químicas, com alta concentração de capitais, normalmente situadas perto dos centros urbanos. A França também desenvolveu uma excelente tecnologia no ramo da informática, além de eletrônica em geral e aeronáutica. O país se destaca também pela expansão da indústria de armas e ocupa a quinta colocação na lista das maiores potências  militares do mundo. 

Além disso, a França está entre os três países com maior nível de industrialização da Europa. O país, que possui a maior produção agrícola da União Europeia, produz principalmente carne, milho, trigo e vinho. A França também é o maior produtor mundial de energia nuclear.

Até a metade do século XIX, a França era basicamente agrícola, com importantes atividades artesanais. O avanço dos transportes, na segunda metade do século XIX, adiantou a concentração de trabalhos industriais em algumas áreas, principalmente próximas dos grandes centros urbanos.

Depois da Segunda Guerra Mundial, o governo francês implementou algumas normas protecionistas de seus produtos frente aos estrangeiros, que foram abandonadas a proporção que a indústria francesa se modernizava, tornando-se mais competitiva.

Ao longo da década de 1970 a produção Francesa teve um aumento superior a 33%, mas em 1980 o ritmo de crescimento estabilizou-se. O país ocupa a 18° colocação no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial. A França tomou medidas de alteridades devido à crise da dívida pública da Zona Euro, que tem afetado o país.

Hino Francês

Marselhesa é o nome oficial do hino francês. É considerado um canto revolucionário composto por Claude-Joseph Rouget de Lisle, capitão do exército francês. O hino foi escrito em 1792.

A finalidade da letra era estimular os soldados a lutar pelo país por ocasião da Revolução Francesa. Veja um trecho traduzido do hino Francês:

Avante, filhos da Pátria

O dia da Glória chegou

Contra nós, da tirania

O estandarte ensanguentado se ergueu

O estandarte ensanguentado se ergueu

Ouvis nos campos

Rugirem esses ferozes soldados?

Vêm eles até aos nossos braços

Degolar nossos filhos, nossas mulheres

Voltar

Questões