Utiliza-se o termo êxodo rural para descrever a saída da população que vive no campo em direção à cidade
, ou seja, a migração do povo que mora na zona rural para zona urbana.
Essa migração ocorre porque os habitantes do campo estão passando por dificuldades de subsistência
, então eles decidem migrar para cidade em busca de melhores condições de vida. Na zona urbana existe uma oferta maior de emprego e melhor acesso a serviços básicos a exemplo da saúde, educação e saneamento básico.
Outra principal causa do êxodo rural ao redor do mundo foi à automatização do campo
. Com a chegada dos maquinários, para realizar as tarefas rurais, como a colheitadeira, trator, máquina de arar, entre outros, as máquinas começaram a substituir a mão de obra humana. A chegada dessa tecnologia fez com que muitos trabalhadores perdessem seus empregos, uma vez que uma máquina realizava o trabalho de cinco ou seis homens e ainda na metade do tempo.
Nesse mesmo período em que os trabalhadores eram substituídos por máquinas no campo, na cidade grande as indústrias estavam ganhando cada vez mais espaço e necessitando de mão de obra humana. Por conta disso, a população do campo que se encontrava desempregada enxergou a oportunidade de voltar a trabalhar novamente.
Mecanização do campo no Brasil
O processo de automatização do campo no Brasil começou do século XX e fez alterações na organização do território nacional
.
A mecanização do campo é o processo de modernização das técnicas agropecuárias, através da implantação de máquinas nos sistemas de produção e a inserção de tecnologias para aumentar a produtividade ou criar novas formas de desenvolvimento. Ao longo da história dois processos de modernização agrário de destacaram: a Revolução Agrícola e a Revolução Verde.
- Revolução Agrícola
A primeira Revolução Agrícola aconteceu 10 mil anos a.c., no Período Neolítico, nessa época migrou-se do sistema de caça para a agricultura. Já a Revolução Agrícola contemporânea ocorreu com a implantação de tecnologias às técnicas até então aplicadas.
Essa revolução tinha como objetivo aumentar a produção e produtividade
, os resultados foram conquistados através de técnicas como a rotação de cultura, alternância das sementes e o equilíbrio do espaço da terra.
- Revolução Verde
A Revolução verde aconteceu após a Segunda Guerra Mundial, quando a fome era um grande problema em países da África subsaariana e Ásia meridional
. A revolução baseou-se em utilizar a melhor tecnologia para produzir uma maior quantidade de alimentos em um mesmo espaço de terra.
Com isso, foram desenvolvidas sementes geneticamente modificadas, o que fazia produzir mais tendo maior resistência a pragas e respondendo melhor aos fertilizantes.
Ao passar dos anos, principalmente com a chegada e o crescimento das multinacionais no país – incluindo empresas ligadas aos meios de produção no campo -, os maquinários foram encontrando meios para se firmar, o que acabou gerando efeitos diretos.
Efeitos da mecanização agrícola
Entre os efeitos do processo de mecanização agrícola no Brasil, podemos citar:
- Aumento da produtividade
Ocorreu um grande ganho de produtividade agrícola devido à instalação de maquinários mais eficientes nos processos de produção no campo.
- Aumentos das exportações
A política agrícola brasileira esteve marcada pelo acúmulo de terras e pelo desenvolvimento de monoculturas exportadoras ao longo de sua história. Com as mudanças no campo isso não mudou, pelo contrário, se intensificou colocando o Brasil nas primeiras colocações do mercado internacional em muitos segmentos
, principalmente no café, soja, cana-de-açúcar e outras variedades.
- Intensificação do êxodo rural
Com a mecanização do campo, a maioria da mão de obra que era empregada nas propriedades rurais foi substituída por máquinas
, que exigia dos donos das terras um menor custo e ainda conseguia um melhor desempenho econômico. Desse modo, a migração em massa dos funcionários do campo para cidade, o êxodo rural, intensificou o processo de urbanização, que já ocorria por causa do crescimento da industrialização no país.
- Expansão da fronteira agrícola
Devido às transformações nas técnicas de cultivo, foi possível ampliar as áreas que são cultivadas regulamente. O avanço da fronteira agrícola sobre o cerrado é um exemplo clássico. Novas técnicas permitiu corrigir a acidez do solo, que é característico desse bioma, aumentando a produção
, isso, porém, resultou na redução das áreas naturais.
Graças à transformação nas técnicas de cultivo, foi possível expandir as áreas agricultáveis. Um exemplo clássico é o avanço da fronteira agrícola sobre o Cerrado. Com o desenvolvimento de técnicas foi possível corrigir a excessiva acidez dos solos desse bioma, isso aumentou a produção, mas acarretou a devastação de boa parte das áreas naturais.