Resumo de Geografia - Estações do ano

As estações do ano são períodos do ano divididos de acordo com as variações do tempo. São elas: verão, outono, inverno e primavera.

Cada estação tem suas características particulares, mas isso não é uniforme. Em cada país, por exemplo, as estações possuem outras singularidades variáreis por causa do clima.

Para entender melhor sobre as estações do ano é importante conhecer os conceitos de clima e tempo. O clima de um lugar é definido pelas temperaturas e suas características, como localização na Terra. Já o conceito de tempo é que ele é passageiro. Pode durar um dia, uma semana. Portanto, tempo é variável, já o clima não muda.

Analisando o Brasil é possível entender a diferença entre clima e tempo. O clima do país é tropical porque sua posição na Terra é próxima à linha do Equador, entre os trópicos (é possível ver isso no mapa-múndi). O clima tropical é quente, úmido, tem chuvas, mas a maior parte do tempo é de sol.

No entanto, existem regiões do Brasil, como a Sul, onde existem picos de temperatura que chegam a 3ºC. Isso não muda o clima do país, pois a temperatura dura poucos dias, portanto, é variável.

Por que as estações do ano acontecem?

O movimento de rotação e translação da Terra, ou seja, quando o planeta dá uma volta completa sob o seu próprio eixo e em relação ao sol, respectivamente, faz que com os habitantes da Terra conheçam dias e noites e também as estações do ano.

A rotação faz os dias começarem e acabarem. Já a translação dura um ano e a principal consequência são as estações do ano.

Quando a Terra se movimenta assume uma leve inclinação, quase em uma diagonal. Essa posição provoca uma alteração dos períodos de dia e noite (12 horas cada). Ao invés desses períodos apresentarem 12 horas fixas em todo os lugares da Terra, o dia ou a noite podem se prolongar ou então se encurtar. Isso porque não haverá luz igual em todos os cantos do planeta.

Na Europa, por exemplo, durante o inverno, às 5 da tarde já não há luz. Encurtando assim a noite. Já no verão, às 10h da noite ainda há luz, prolongando o dia.

O vídeo abaixo conta um pouco sobre os detalhes da Terra e sobre ela ser redonda, bem como as consequências disso para dias e noites, e as estações do ano:

História

Antes de convencionarem as quatro estações do ano havia a divisão em apenas dois períodos: um quente e outro frio.

O período quente tinha as seguintes fases: o primeiro verão, com uma temperatura e umidade amena; o tempo da frutificação, em que a temperatura e umidade eram elevadas; e o estio, quando a temperatura era elevada e a umidade baixa.

O período frio era dividido em: tempo do ocaso, que consistia nas temperaturas diminuírem gradualmente; e o tempo hiberiobe, que era a época mais fria, tinha neve e pouca fertilidade.

Tempos depois, não se sabe data específica, o homem começou a perceber e datar os equinócios e solstícios.

O equinócio é o fenômeno em que a linha do Equador órbita com o Sol. Já o solstício é o fenômeno em que o Sol está mais distante da linha do Equador.

Essa descoberta facilitou que as estações fossem divididas em quatro fases. Percebe-se também que as estações não eram iguais nos hemisférios norte e sul.

Estações a menos e a mais

No Brasil e países vizinhos, e até mais distantes, existem as quatro estações, mas existem lugares com duas, três e até mesmo cinco. Confira:

Angola – apesar de ser parecida em muitos aspectos com a região nordeste do Brasil, Angola só tem duas estações, uma chuvosa e outra muito quente. Existe o tempo de chuvas e o tempo do Cacimbo, que é a época de seca;

Índia – lá existem três estações: verão, monções e inverno. O verão e o inverno são como em outros lugares, mas condicionados ao clima geral da região. As monções são tempos de ventos, um adeus ao calor do verão e um anúncio do inverno;

China – já nesse país existem cinco estações: Primavera, Verão, Estio, Outono e Inverno. O estio é caracterizado por ser um período mais quente, mais intenso que o verão.

As estações do ano e suas características

Estações

Datas

Características

Verão

21 dezembro a 20 de março

Sua principal característica é o calor. As chuvas acontecem depois de longos dias de sol intenso.

Outono

21 de março a 20 de junho

A estação das frutas, não tão quente quanto o verão e nem tão frio como o inverno. Possui uma temperatura mais amena.

Inverno

21 de junho a 22 de setembro

O oposto do verão. Tanto é regado de chuvas, como de geadas ou neves, a depender da região.

Primavera

23 de setembro a 21 de dezembro

É a estação das flores, intermediária como o outono. Nela é possível deixar o inverno e se preparar para o verão.

Monções

Varia muito de acordo o país

Acontece principalmente na Ásia, fica entre uma estação de chuvas e uma de calor. Tem muitos ventos.

Cacimbo

Maio a agosto

Um período de seca, na Angola, mas de muita umidade. Antes das chuvas chegarem, a estação cacimbo aprece com muita névoa.

Curiosidades relacionadas às estações do ano

Equinócio, do latim, significa “noites iguais”. Acontecem duas vezes por ano: 20 e 21 de março e 22 e 23 de setembro. Neste fenômeno, noite e dia têm a mesma duração.

Solstício significa “sol parado”, em latim. Esse fenômeno acontece quando o Sol pode iluminar mais a Terra, deixando ela mais quente.

Em Paris, durante o verão, a Torre Eiffel fica cerca de 15 cm mais alta, porque o ferro se expande no calor.

A aurora boreal acontece durante o outono e só pode ser vista nos polos da Terra. Nele, um processo entre energia e sol acontece dando luzes coloridas ao céu escuro.

Voltar

Questões