Resumo de Biologia - Doenças Cardiovasculares

Doenças cardiovasculares são várias patologias que podem acontecer no coração e em toda a região próxima, ou seja, no sistema cardiovascular também conhecido como sistema circulatório.

Angina, infarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral), sopro no coração, trombose venosa e chagas são alguns exemplos de doenças cardiovasculares.

O grupo de risco, pessoas mais sujeitas a desenvolver doenças no coração e todo o seu sistema, são homens com mais de 60 anos. Além dos homens mais velhos, fumantes, quem não praticam exercícios físicos e/ou têm uma má alimentação estão mais sujeitos a qualquer uma patologias.

Aterosclerose

Aterosclerose é o nome que se dá ao entupimento de veias por gorduras. É causado por um estilo de alimentação ruim, colesterol alto, uso de cigarro ou diabetes.

Com a artéria entupida o sangue não consegue correr pelo corpo corretamente.

Não tratar pode levar a graves complicações, mas com remédios ou cirurgia, e uma mudança de estilo de vida (largar o cigarro, praticar atividades físicas, evitar gorduras ruins) é possível viver normalmente.

Hipertensão

A pressão alta, como é popularmente chamada, acontece quando o sangue precisa de mais força das artérias para correr pelo corpo.

Quando o indivíduo está com alguma das veias entupida, obstruída de gordura, a deficiência do corpo obriga a ter mais força para bombear sangue, levando aos picos de pressão.

Existem pessoas com mais disposição à pressão alta, mas essa é uma das doenças cardiovasculares que pode ser controlada com dieta e remédios.

Infarto

Com veias entupidas e o sangue com dificuldade de estar em todo corpo como o normal, partes do coração ficam sem irrigação e morrem.

Quando há esse falecimento de algumas áreas do coração acontece o famoso infarto.

O infarto, ao contrário que se pensa, não é sempre letal. Em caso de sintomas é imprescindível ir ao médico, para a emergência. Mas com cirurgia ou até medicamentos é tratável.

E assim como a maioria das doenças é totalmente evitável. Tirando os grupos que tem propensão genética, um estilo de vida saudável, sem fumo e com exercícios físicos, por exemplo, afasta os riscos de infarto.

AVC – o derrame

Outra doença que pode acontecer por causa da má circulação do sangue, devido a uma veia obstruída, é o AVC.

Quando ele acontece por causa de uma insuficiência cardíaca é chamado de isquêmico, ao contrário do hemorrágico que é o rompimento de alguma artéria cerebral.

Esse AVC é considerado menos perigoso que o hemorrágico, pode causar menos danos. Mas pode ser evitado com um estilo de vida saudável. Em caso de sintomas semelhantes é necessário procurar o pronto socorro com urgência.

Arritmia cardíaca

A falta de ritmo correto para os batimentos do coração é o significado da arritmia. O coração, dentro dessa patologia bate mais lento, mais rápido ou sem ritmo algum.

Esse problema cardiovascular pode ser benigno ou maligno. Quando benigno, ele tem suas alterações de ritmo, que talvez, o indivíduo nem sinta.

Mas no caso da malignidade, que é mais raro e grave, o coração perde o ritmo ao fazer qualquer esforço. Fica tanto rápido demais ou lento exageradamente.

A arritmia tem tratamento que pode levar a cura. Através de medicamentos ou implantes cirúrgicos que vão regularizar os batimentos cardíacos.

Doença de Chagas

A doença do barbeiro ou Doença de Chagas é causada por um inseto chamado barbeiro. Uma vez que ele picou uma pessoa, pode contaminá-la com o protozoário Trypanosoma cruzi.

Esse protozoário quando se dissemina pelo corpo pode levar ao inchaço dos órgãos, principalmente do coração. É uma doença crônica, mas tem tratamento através de remédios.

Principais sintomas

Mesmo havendo uma variedade de doenças desse tipo, elas geralmente têm sintomas parecidos. Dor no peito, inchaço no corpo, falta de ar, dor nas costas e formigamento são alguns exemplos.

Às vezes, a depender do estágio da doença, e se os sintomas forem ignorados, a pessoa pode ter uma morte fulminante, inesperada.

O sistema cardiovascular

Esse sistema é formado pelo coração, vasos (veias, artérias e capilares) e sangue. Sendo que o coração é divido em:

  • Veia cava superior
  • Artéria pulmonar
  • Artéria aorta
  • Veia pulmonar
  • Átrio direito
  • Átrio esquerdo
  • Valvas direitas
  • Valvas esquerdas
  • Ventrículo direito
  • Ventrículo esquerdo
  • Veia cava inferior

Todo esse grupo pode adoecer juntos, ou separadamente.

Estilo de vida saudável

A melhor proteção que se pode ter e até o tratamento das doenças cardiovasculares é o estilo de vida saudável. Mas como seria isso? Cortando os fatores de risco e incluindo na rotina medidas preventivas:

Fatores de risco

Cigarro, descontrole das taxas de colesterol, sedentarismo, consumo de gordura ruim, consumo exagerado de sal são alguns exemplos do que não fazer quando o objetivo é ter uma vida com saúde.

As doenças cardiovasculares são amigas dos maus hábitos de vida.

Medidas preventivas

Prática de esporte físico, ingestão de mais verduras, folhagens e frutas, comer pouco sal são alguns exemplos do que é bom para o corpo, a curto e longo prazo.

A correria do dia a dia faz todo mundo achar que não dá para praticar atividade física nem se alimentar direito. Simples ações como descer do ônibus um ponto antes, para andar mais, já movimenta melhor o corpo.

Outra coisa interessante é optar por fazer sua própria comida, as velhas e boas marmitas, já que comida de rua pode ser sempre uma tentação maior de açúcares e gorduras.

Visitar periodicamente o médico e realizar exames periódicos também ajudam na prevenção.

Voltar

Questões