O ditongo é uma das definições da palavra na Língua Portuguesa, que facilitam a compreensão escrita e oral. Entre essas definições, existem as classificações das letras, que são divididas em: consoantes (b, c, d, f, g, h, j, …) e vogais (a, e, i, o, u). Quando se trata das vogais, existem os encontros vocálicos, que, além do ditongo, podem ser divididos em: tritongo e hiato.
Resumidamente, os encontros vocálicos, como o nome já diz, são os encontros das vogais. Essa junção pode definir as letras em vogais e semivogais, de acordo com a forma que ela for pronunciada.
Para compreender os encontros vocálicos é preciso estar ciente que essa classificação é feita através da separação silábica, que é divisão das partes que formam as palavras.
Neste artigo, será apresentado detalhes sobre a classificação DITONGO.
Mas o que é ditongo?
O ditongo é definido quando há o encontro vocálico de duas vogais, que permanecem juntas durante a separação das sílabas.
Importante destacar que esse encontro ainda pode ser classificado como hiato ou tritongo.
Exemplos:
- Dói (dói);
- Lei (lei);
- Leite (lei-te);
- Limão (li-mão);
- Mau (mau);
- Noite (noi-te);
- Quadrado (qua-dra-do);
- Saudade (sau-da-de);
- Sou (sou);
- Quadrado (qua-dra-do);
- Sabão (sa-bão);
- Coração (co-ra-ção);
- Frouxo (frou-xo);
- Caixa (cai-xa).
Para que serve o ditongo?
O ditongo serve justamente para identificar quando na mesma sílaba existirem duas vogais ou uma vogal e semivogal.
Observação: a vogal é identificada quando na pronúncia ela aparece com mais força e a semivogal aparece na pronúncia de forma secundária, sem tanta evidência.
Um exemplo é a palavra “caixa”. Quando se separa as sílabas, perceba como ela fica:“cai” e “xa”, em que o “ai” é o ditongo (vogal + semivogal). Nota-se que duas vogais permaneceram juntas na mesma sílaba. Pois então, isso é ditongo. Simples não é?!
Além disso, os ditongos possuem classificações que variam de acordo com a localização da vogal e da semivogal, e da pronúncia.
Classificação dos ditongos
O ditongo pode ser classificado diversas formas diferentes, levando-se em consideração a localização da vogal e da semivogal na sílaba ou de acordo com a pronúncia. Além disso, os ditongos podem ser denominados como crescentes e decrescentes. Confira:
Crescente
Um ditongo é classificado como crescente quando a semivogal (palavra com entonação mais fraca) surge antes da vogal (palavra com entonação mais forte). Como nos exemplos abaixo:
- quase: qua-se
- quatro: qua-tro
- aquário: a-quá-rio
- glória: gló-ria
Percebe-se que nos três primeiros exemplos a letra “u” possui uma entonação mais fraca, portanto ela é a semivogal e a letra “a” a vogal. Já no último exemplo, a letra “i” é a semivogal e a letra “a” a vogal.
Decrescente
Sendo o oposto do ditongo crescente, esse tipo de ditongo acontece quando a vogal antecede a semivogal. Portanto, a letra com entonação mais forma vem antes da letra com entonação mais fraca. Veja os exemplos abaixo:
- céu
- pai
- mau
- sou
Nota-se que as letras “e” “a” e “o” possuem entonação mais forte durante a pronúncia, por isso todas elas são vogais.
Conforme a Pronúncia
Além das características citadas acima, os ditongos também podem ser definidos através da forma que é pronunciada, se de forma oral ou nasal.
Como é possível fazer essa identificação? É fácil. Algumas vogais são faladas apenas pela boca, como as vogais: “a” “é” e “o”. Já outras que são pronunciadas pelo nariz, como é o caso das vogais: “ã” e “õ”.
Ditongo oral
Como foi dito anteriormente, o ditongo oral é classificado quando a sílaba é formada por duas vogais pronunciadas apenas pela boca. Confira os exemplos:
- caixa
- pau
- chapéu
Ditongo nasal
Diferente do ditongo oral, o ditongo nasal é formado por duas vogais pronunciadas pelo nariz ou nos casos em que há uma vogal oral e outra nasal, como nos exemplos abaixo:
- são
- mãe
- põe
Diferença entre Hiato e Ditongo
Na hora de realizar a separação de sílabas, há uma grande dúvida para diferenciar as sílabas ditongos e hiatos. Porém, isso pode acontecer com mais facilidade quando se tem um domínio na hora de separar as palavras silabicamente.
Como foi explicado ao longo do artigo, o ditongo é quando possui duas vogais juntas na mesma sílaba, sendo que pode ser uma vogal e uma semivogal ou vice-versa.
Porém, existem casos em que duas vogais consecutivas não são caracterizadas como ditongo. E isso acontece quando na separação de sílabas elas são pronunciadas separadamente.
Nesse caso, elas serão denominadas como hiato. Vejam os exemplos a seguir:
- Ainda (a-in-da);
- Heroína (he-ro-í-na);
- Hiato (hi-a-to);
- Moinho (mo-i-nho);
- Rainha (ra-i-nha);
- Saída (sa-í-da).
Além dessas duas definição, há os casos em que o encontro vocálico é denominado como tritongo, que é quando a sílaba é formada por três vogais, como no caso da palavra “Paraguai”.
Dica
Para facilitar a compreensão na hora de identificar os encontros vocálicos, análise as seguintes questões:
- Se possui mais de duas vogais em uma mesma sílaba é tritongo;
- Se há o encontro de duas ou mais vogais em sílabas diferentes é hiato;
- O restante que não se enquadrar nessas condições é ditongo.
Resumo sobre ditongo
É chamado de ditongo o encontro entre vogais ou semivogais na mesma sílaba. Na pronuncia, esse encontro tem um único som, sendo chamado de encontro vocálico.
Existem ditongos crescentes e decrescentes. Os ditongos crescentes acontecem quando as a vogal que vem após a semivogal tem mais força. Por exemplo, a palavra “quase”, que possui o ditongo crescente “ua”.
Já o ditongo decrescente é formado quando a vogal que vem após a semivogal tem o som mais fraco. Por exemplo, a palavra “leite”, cujo encontro acontece pelas vogais “ei”, ou ainda a palavra mau, onde o encontro é formado pelas vogais “au”.