Resumo de Engenharia de Software - Diagrama de Estados

Diagrama de Estados

Diagrama de Estados em Engenharia de Software

O Diagrama de Estados é um modelo comportamental da UML (Unified Modeling Language) que representa os diferentes estados de um objeto e as transições entre eles durante seu ciclo de vida. É amplamente utilizado em concursos públicos para avaliar conhecimentos em modelagem de sistemas.

Elementos Principais

  • Estado: Condição específica em que um objeto pode estar (ex: "Ligado", "Desligado").
  • Transição: Mudança de um estado para outro, disparada por eventos (ex: "acionar interruptor").
  • Evento: Ação ou ocorrência que inicia uma transição (ex: "botão pressionado").
  • Ação: Comportamento executado durante uma transição ou dentro de um estado.
  • Estado Inicial/Final: Representam o início e o término do ciclo de vida.

Aplicações em Concursos

Questões frequentemente abordam:

  • Identificação de estados e transições em cenários descritos.
  • Diferença entre Diagrama de Estados e Diagrama de Atividades.
  • Modelagem de sistemas com estados complexos (ex: caixas eletrônicos).

Dicas para Resolução

  • Foque em sistemas com comportamento dependente de estados prévios.
  • Relacione eventos às transições corretamente.
  • Atente para estados compostos e concorrentes (comuns em questões avançadas).