Resumo de Português - Crase antes de horas

Quando usar? Aprenda os macetes para não ter mais dúvidas

Você sabe quando usar a crase antes de horas? Imagine que em uma prova de vestibular ou em um concurso tivesse uma questão na qual fosse necessário identificar qual das frases necessita do uso da crase, você saberia responder? Se essas regrinhas ainda te deixam confuso, preparamos este artigo para que você nunca mais tenha dúvidas!

Uso da crase

Para que você saiba quando usar a crase antes de horas, primeiro deve entender como funciona essa regra da gramática. Por isso, vamos recapitular um pouco esse assunto. 
Na língua portuguesa, o uso da crase é necessário quando há contração de duas vogais iguais. Nesse caso, quando se tem a união da preposição “a” com o artigo definido “a (s)”, com o “a” inicial referente aos pronomes demonstrativos, “aquele (s)”, “aquela (s)”, “aquilo”, ou com o “a” inicial dos pronomes relativos “a qual” e “as quais”.
O acento indicador de crase recebe o nome de acento grave (`). Mas para compreendermos melhor as particularidades desse acento e como utilizá-lo de forma correta, é preciso saber alguns macetes, assim a memorização fica mais fácil. 

Quando usar a crase?

A crase deve ser utilizada quando:
  • O complemento de um verbo que peça a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido do artigo feminino “a”. Ficou confuso? O exemplo abaixo pode te ajudar.
"Vamos à padaria comprar os materiais do bolo." Vamos a + a padaria = Vamos à padaria. Verbo + complemento do verbo (substantivo feminino)
  •  Quando o complemento de um nome que exija a preposição “a” for um substantivo feminino que antecede o artigo feminino “a”:
"A promotora demonstrou que a decisão era contrária à prova exposta pela juíza." A promotora demonstrou que a decisão era contrária a + a prova = Contrária à prova. 
  • Quando os pronomes demonstrativos (aquele, aquela, aquilo, no singular ou plural) tiverem a função de complemento que exija a preposição “a”:
"Não faça companhia àqueles que praticam o mal" - Não faça companhia a + aqueles = Não faça companhia àqueles.
"Me dirijo àquelas pessoas que acreditam na verdade" – Me dirijo a + aquelas = Me dirijo àquelas. 
"Não me refiro àquilo que aconteceu terça." – Não me refiro a + aquilo = Não me refiro àquilo. 
Preste atenção, pois em alguns casos o pronome demonstrativo está óculo. 
"Não quero essa, mas à da esquerda." Não quero essa, mas “a aquela” da esquerda. – Não quero essa, mas à da esquerda.
  • Pronomes relativos “a qual” e “as quais” que exigem a preposição:
"Esta é a palestrante à qual eu me referi". Me referi a + a palestrante = Me referi à palestrante.
Como o pronome “a qual” faz referência ao termo anterior “palestrante”, o acento grave é colocado sobre o “a” do pronome relativo.
  • Locuções conjuntivas – “à medida que” e “à proporção que”:
"À medida que o tempo passa, perdemos mais dinheiro."
  • Locuções adverbiais – uso da crase quando forem locuções femininas com substantivos no singular ou plural, como por exemplo: à vontade, às dez horas, às vezes. 
“Passei na casa de João às 15 horas mas ele não estava lá.”
A exceção dessa regra é para locução “a distância”. Não se faz uso do acento grave, caso a distância não seja determinada:
“Ele fez o curso a distância.”
“Você está à distância de 10 metros do seu destino.”

Crase antes de horas

Se você leu atentamente todas as regrinhas, provavelmente já sabe quando e como se usa crase antes de horas, não é mesmo? Mas para não deixar nenhuma dúvida, vamos refrescar sua memória mais uma vez!
A crase deve ser usada na contração do artigo “a” com a preposição “a”. Exemplos:
"Sairei de casa às 20h".
"O jogo começará às 21h". 
Mas em quais casos a crase antes de horas fica proibido? 
Ocorre quando outra preposição que não o “a” vem antes do pronome que acompanha as horas.
"O almoço está marcado para as 12h30". – Preposição “para” antes do “as”. 
"A senha será liberada após as 07h30". - Preposição “após” antes do “as”.
Aqui vai uma dica importante, para você memorizar esses macetes também será preciso reforçar outros assuntos, como complemento verbal, complemento nominal, classes de palavras, regência. Só assim, você vai entender quando utilizar o acento da forma correta.

Questões relacionadas a Crase antes de horas

+ Resumos de Português