As coordenadas geográficas são utilizadas para localizar pontos na superfície terrestre. Para isso, utilizam as linhas imaginárias traçadas de forma horizontal e vertical. Essas linhas são chamadas de meridianos e paralelos.
Os paralelos são as linhas horizontais que ficam em paralelos a Linha do Equador, e que dividem o globo de Norte a Sul. Já os meridianos são as linhas verticais que dividem o globo de Leste a Oeste.
Os graus, minutos e segundos são as medidas utilizadas para essa localização, levando em consideração os pontos cardeais.
O sistema de coordenada geográfica utiliza o cruzamento de paralelos e meridianos para localizar um ponto terrestre.
Meridianos
O principal meridiano é o de Greenwich, portanto, é a partir dele que é medida a localização de um determinado ponto.
Os merianos são representados por metades de um círculo, e a partir deles conseguimos identificar a Longitude, que significa a distância em graus de algum ponto na superfície terrestre até a linha de Greenwich. A medida utilizada vai de 0 a 180°, sendo Greenwich considerado 0°.
Quando nos aproximamos do Leste temos um aumento de valor e quando aproximamos de Oeste uma diminuição.
Outro ponto de destaque é em relação ao tipo de longitude, sendo:
- Longitude positiva: se referem aos lugares localizados no hemisfério Leste ou Oriental. O Iraque é um exemplo, sendo sua coordenada geográfica 33° N, 44° L (trinta e três graus a Norte e quarenta e quatro graus a Leste).
- Longitude negativa: se referem aos lugares localizados no hemisfério Oeste ou Ocidental. Como exemplo temos a Inglaterra que possui a coordenada 38° N 9° O (trinta e oito graus a Norte e nove graus a Oeste).
Paralelo
Diferente dos meridianos, os paralelos são linhas que formam círculos completos no globo terrestre.
A Linha do Equador é o paralelo mais importante e é considerado o círculo máximo da terra. Ela divide o globo nos hemisférios Norte e Sul. Existem mais quatro paralelos com nomes próprios, que são:
- Trópico de Câncer;
- Trópico de Capricórnio;
- Círculo Polar Ártico;
- Círculo Polar Antártico.
É através dos paralelos que localizamos a Latitude, considerada a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a Linha do Equador.
A Linha do Equador corresponde a 0°, então tudo que está localizado nessa linha possui 0°. Esse grau aumenta quando seguimos em direção ao Norte e diminui quando seguimos na direção ao Sul, podendo chegar até 90 graus.
Assim como as longitudes, a latitude também pode ser considerada como:
- Latitudes negativas: pontos que ficam localizados abaixo da linha do equador, ou seja, no Hemisfério Sul (chamado também de Austral ou Meridional). Por exemplo: Brasil, sendo sua coordenada geográfica 10° S 55° O (dez graus a Sul e cinquenta e cinco graus a Oeste).
- Latitudes positivas: pontos que ficam localizados acima da linha do equador, ou seja, no Hemisfério Norte (chamado de Boreal e Setentrional). Por exemplo: Canadá, sendo sua coordenada geográfica: 38° N 0° O (trinta e oito graus a Norte e zero grau a Oeste).
Localização das Coordenadas Geográficas
Agora vejamos de forma prática como é feita a definição das coordenadas geográficas analisando a imagem.
O mapa apresenta os paralelos e meridianos; observe que as linhas do Equador e de Greenwich estão mais grossas na imagem. Agora basta analisar as informações que aparecem no cruzamento das linhas verticais e horizontais. Observe as coordenadas de cada letra:
- Letra A – latitude 50° N e longitude 100° O, ou seja, cinquenta graus a Norte e cem graus a Oeste.
- Letra B – latitude 40° N e longitude 80° L, ou seja, quarenta graus a Norte e oitenta graus a Leste.
- Letra C – latitude 20° N e longitude 40° O, ou seja, vinte graus a Norte e quarenta graus a Oeste.
- Letra D – latitude 10° S e longitude 20° L, ou seja, dez graus a Sul e vinte graus a Leste.
Curiosidades
As longitudes ajudam os especialistas na definição dos fusos horários. Já a latitude é considerada uma variável de análise para a definição dos tipos de clima da Terra. Por exemplo, quanto mais próximo da Linha do Equador maior a incidência de raios solares.
Pensando na geografia do Brasil, temos o exemplo da cidade de Macapá que é cortada pela Linha do Equador. Para representar essa linha imaginária foi criado o monumento Marco Zero, que é um ponto turístico muito visitado. Os turistas se divertem trocando de hemisférios apenas com um passo. Além disso, a cidade ainda tem o estádio de futebol Zerão, que também é cortado pela linha e permite que o jogo aconteça nos hemisférios norte e sul ao mesmo tempo.