Resumo de Português - Contexto

O contexto estuda o sentido que as palavras assumem dentro de uma oração. Ele é o responsável por definir a semântica, o sentido de uma frase ou um texto. Esse é um elemento essencial de qualquer escrito.

Entender o contexto correto de um texto é de suma importância para sua total compreensão. Um texto pode perder completamente o seu sentido ou ter o seu sentido correto completamente modificado caso não seja divulgado de forma clara.

Existem diversos tipos de Contexto. Conheça a seguir a definição de cada um deles.

Contexto de Produção

Nesse tipo, o autor do texto leva em consideração a realidade na qual ele está inserido,ou seja, nesse texto o conhecimento do público-alvo é muito importante.

Além da realidade, outros aspectos também são considerados, são eles: finalidade da comunicação e lugar onde o texto será divulgado.

Exemplo:

Vou levar Maria Clara para conhecer a nova panificadora do bairro.

Nesta frase pode-se entender que o público alvo é um possível amigo ou conhecido e que tanto Maria Clara quanto o autor moram no mesmo bairro. Ainda é possível saber que a mensagem teve o objetivo de informar.

Contexto Linguístico

Nesse modelo, o texto é apresentado com uma forma correta, com a gramática e coesão textual, seguindo todas regras das propriedades linguísticas conhecidas, fazendo com que a identificação desse contexto e compreensão do texto em geral seja mais fácil.

Exemplo:

Lara e Ana Júlia sempre foram amigas.

Nesta frase, é possível entender de forma completa a mensagem que o autor desejou passar.

Contexto Extralinguístico

Como já sugere o nome, o contexto extralinguístico é aquele contexto em que o sentido do texto está além das palavras presentes nas frases. Os elementos como idade, lugar, tempo e local compõem o sentido linguístico. Ele ainda pode ser subdividido em mais dois tipos, são eles:  o contexto social e o contexto histórico.

Exemplo:

Força!

Nesta expressão, o contexto que está além da palavra se faz muito importante para definir a intenção desta fala.

Contexto Social

No contexto social, o texto passa a fazer sentido a partir de um conjunto de elementos sociais que definem um determinado indivíduo na sociedade ou de uma determinada parte da sociedade.

Esses elementos podem ser a classe social, as relações interpessoais, ambiente ou ainda o nível de instrução ou escolaridade da sociedade ou indivíduo em questão.

Exemplo:

Dandara morava um condomínio localizado em um dos bairros mais nobres de Salvador. A janela do seu quarto tinha uma enorme vista para a orla da capital baiana e seu prédio contava com uma grande área de lazer, bem como uma enorme piscina.

Através deste parágrafo é possível definir qual o contexto social em que Dandara vive.

Contexto Histórico

O contexto histórico define o momento histórico em que o sentido do texto se passa. Geralmente, elementos como cenário político, social, econômico ou cultural fazem a construção do significado que o autor do texto quer passar.

Exemplo:

A União Soviética foi a União das Repúblicas Socialistas  foi fundada em 30 de dezembro do ano de 1922. Foi um grande potencial mundial e durante sua existência foi considerada o maior país do mundo. Dentre as 15 nações que formavam a URSS, a Rússia está entre uma das principais nações. A União foi dissolvida em 26 de dezembro do ano de 1991. 

Este parágrafo mostra de forma clara e concisa qual o contexto histórico no qual o autor está se referindo.

Falta de Contexto

A falta de contexto é extremamente perigosa na composição de um texto. Isso pode gerar um duplo sentido e uma comunicação ambígua sobre um determinado assunto, bem como uma comunicação confusa entre o autor e o leitor. 

Exemplo:

Cecília entrou no carro e quebrou a perna.

Esta frase apresenta um sentido confuso, pois não traz nenhuma informação precisa que possa definir se Cecília quebrou a perna entrando no carro ou se ela entrou no carro e depois quebrou a perna. Ou seja, elementos desta frase não ajudam a entender qual a informação correta que o autor quis passar.

Voltar

Questões