Resumo de Geografia - Clima Tropical

O clima tropical é uma zona climática que fica entre os trópicos de Câncer e Capricórnio e se caracteriza por ser quente e chuvoso. A temperatura média das regiões com esse tipo de clima é 18°C, tanto nos meses mais quentes como nos mais frios.

A região que compreende esse tipo de clima é toda a parte localizada próximo aos trópicos de Câncer e Capricórnio. Pode-se afirmar que o clima tropical é um clima de transição entre o clima equatorial e o desértico por apresentar a umidade do primeiro e a secura do segundo. Essas duas características são bem evidentes na parte tropical do planeta.

Tipos de clima tropical

Esse tipo de clima pode ser dividido em dois tipos distintos: clima tropical úmido e tropical seco.

Tropical úmido

O clima tropical úmido está presente, principalmente, no litoral oriental e no sul do Brasil e caracteriza-se pela alta temperatura e umidade. A temperatura média anual fica em torno de 27°C e o índice pluviométrico entre 1.250 mm e 2.000 mm.

Poderão ser encontrados dentro dessa subdivisão áreas com menos umidade.

Tropical seco

Essa divisão também é denominada de clima tropical com estação seca, clima tropical semi-úmido ou clima de savana. É característica desse clima temperatura média de 18°C pelo período de 11 meses.

Em apenas um mês durante o ano a precipitação climática sofre mudanças: fica muito seco ou a temperatura aumenta muito.

Climas frios nas regiões tropicais

Algumas regiões intertropicais têm, ao longo do ano, temperaturas baixas e, por isso, o clima nesses lugares é considerado tropical.

O principal motivo para que aconteça essa grande variação é a altitude, entretanto as correntes marítimas e o deslocamento das massas de ar também influenciam com menor intensidade.

Assim como o clima tropical, a variação entre a temperatura média no mês mais quente e no mês mais frio é de poucos graus.

Clima tropical de altitude

Esse clima é característico das áreas mais altas da região Sudeste. As temperaturas são mais baixas que as áreas comuns do clima caracteristicamente tropical.

Nesses locais podem ocorrer geadas e, em casos mais extremos, pode até ocorrer precipitação em forma de neve. Na maioria das vezes apresenta o mesmo índice pluviométrico do clima tropical de savana.

A média de temperatura nos meses mais frios é de 20°C e nos meses mais quente as temperaturas são menores que 22°C. A maioria das zonas onde predomina esse clima encontra-se nas margens externas das zonas tropicais, mas às vezes pode ter localização intertropical por causa da altitude.

Locais com esse clima: Região da Serra da Mantiqueira e Campo Grande (MS), no Brasil, além das cidades de Colônia Tovar, na Venezuela e Quito, Equador.

Clima alpino

Esse clima ocorre na faixa intertropical, em locais de grandes altitudes, acima da linha das árvores. Apresentam pouca variação térmica durante o ano e a temperatura média não passa de 10°C.

É muito comum nas montanhas da Cordilheira dos Andes, Venezuela e Bolívia, assim como outras montanhas intertropicais com incidência de geleira nos picos.

Clima tropical no Brasil e em outros países

  • No Brasil, esse clima está presente em boa parte do território, principalmente nos estados da região central do país, como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins e outros;
  • No mundo é encontrado em vários países no espaço da zona intertropical,  por exemplo: Sudeste da Ásia, em países como Sri Lanka, Tailândia, Malásia, Sumatra, Singapura, Sul da Índia e parte da Indonésia;
  • Na região central da África, os países que apresentam esse clima são: Costa do Marfim, Libéria, Guiné Equatorial, Gabão, República do Congo, República Democrática do Congo, Zaire, Quênia, Angola e Uganda;
  • Na América do Sul e na América Central, esse tipo de clima está presente em países como Venezuela, Bolívia, Peru, Equador, Guiana Francesa, Costa Rica, Cuba, Nicarágua, Honduras, República Dominicana, Haiti, Porto Rico e Belize;
  • Já na Oceania, a porção norte da Austrália apresenta esse tipo de clima, além de uma parte de Papua Nova-Guiné e outras ilhas menores.

O que é clima?

Que tal relembrar o conceito de clima? Trata-se de um conjunto de vários fatores atmosféricos que acontecem Terra, como temperatura, pressão atmosférica e ventos.

Existem vários tipos de climas, classificados por meteorologistas e climatologistas com base na temperatura e umidade. 

A combinação das diferentes temperaturas e umidades determinam os diversos tipos de climas, que recebem os nomes das zonas térmicas da Terra. São eles:

  • Equatorial – temperaturas elevadas e chuvas abundantes o ano inteiro
  • Tropical – clima quente o ano inteiro, apresentando apenas duas estações bem definidas
  • Subtropical – chuvas abundantes e bem distribuídas, verões quentes e invernos frios
  • Temperado – as quatro estações são bem definidas 
  • Polar ou Glacial – climas com baixas temperaturas o ano inteiro

O que é clima tropical?

Existem vários tipos de clima no mundo, entre eles, o clima chamado de tropical. Esse tipo de clima é caracterizado por ter temperaturas médias durante todo o ano, mesmo em estações frias. Para ser caracterizado com esse tipo de clima, o lugar deve ter clima acima dos 18º.

No Brasil, o clima pode ser encontrado em estados como Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Roraima, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No país, os locais que possuem esse tipo de clima podem ter temperaturas que variam entre os 18º e 28º. 

Voltar

Questões