Resumo de Geografia - Clima Temperado

Inverno frio e verão moderado

O clima temperado pode ser encontrado de mais de uma forma, sendo o clima temperado oceânico ou clima temperado continental. Geralmente, ele pertence às regiões localizadas entre os trópicos e os polos. Nesses lugares, as temperaturas variam entre -3ºC e 18ºC, mas as estações do ano são bem definidas.
Assim como as estações, o índice de precipitação é bastante regular, ocorrendo chuvas durante todo o ano, exceto em algumas áreas no interior dos continentes. Esse tipo de clima pode ser encontrado na:
  • América do Norte
  • América do Sul
  • Continente Europeu
  • Ásia
  • Oceania, mais precisamente na Austrália
Justamente por conta da topografia, a localização geográfica e a influência das correntes oceânicas, pode haver uma variação climática diária e sazonal. Da mesma forma, a localização também interfere no tipo de clima temperado.
O Clima Temperado Oceânico é encontrado nas latitudes médias, que ficam mais próximas ao litoral. Ele é muito comum nas regiões da Europa e tem características como: bom índice de precipitação, chuvas bem distribuídas durante o ano, inverno frio e verão mais ameno, baixa amplitude térmica.
Já o Clima Temperado Continental é aquele que infere sobre as regiões no interior dos continentes. Nesses locais a amplitude térmica é alta e as chuvas são mais escassas. Além disso, o verão é quente e inverno muito mais frio. O clima temperado continental é comum na América do Norte, algumas regiões da Europa e Ásia.
Para conhecer bem cada um deles, suas diferenças e principais características, continue a leitura.

Clima Temperado Oceânico

O Clima Temperado Oceânico é característico das regiões de zona temperada e que ficam próximas ao oceano. Por conta disso, elas sofrem a influência dos oceanos e também de outros fatores como a latitude intermediária e maritimidade (corrente de ar vinda dos oceanos).
 
Pode-se dizer que este tipo climático apresenta como principais características:
 
  • Bom índice pluviométrico - chuvas bem distribuídas durante o ano, com média de precipitação de 650 milímetros.
  • Temperatura média anual de até 13ºC - esse valor pode variar de acordo com a localização, mas permanece o mesmo na maioria das regiões. A temperatura média é de 17ºC no verão ( raramente, a máxima ultrapassa os 22ºC) e de 12ºC no inverno.
  • Amplitude térmica - não costuma passar dos 12ºC
  • Estações de ano bem definidas - com o verão um pouco mais úmido do que o inverno.
  • Vegetação - formada principalmente por florestas temperadas.

 

O clima temperado oceânico influencia diversas regiões, como por exemplo: Nova Zelândia, Holanda, Reino Unido, extremo norte da Alemanha e da Espanha, Noruega, extremo Sul do Chile, norte da França, noroeste dos Estados Unidos, Sul da Suécia, Sudeste da Austrália.
 

Clima Temperado Continental

O Clima Temperado Continental é comum nas regiões do interior dos continentes, por isso, apresenta algumas diferenças se comparado ao temperado oceânico.
 
Nas regiões que recebem influência desse tipo climático, o verão não é tão quente e as temperaturas não caem tanto no inverno. São características do clima temperado continental:
 
  • Índice pluviométrico - um pouco abaixo do oceânico, com índice de precipitação em torno dos 600 milímetros. As chuvas também são bem distribuídas, ocorrendo durante todo o ano, porém com maior incidência no verão. Vale lembrar que o verão no hemisfério norte ocorre entre junho e agosto.
  • Amplitude térmica anual - próximo dos 20ºC. Diferente do oceânico, esse tipo de clima sofre influência da continentalidade (latitude acima de 45º) e não da maritimidade.
  • Temperatura média anual - fica entre 7ºC e 10ºC, com máxima de 20ºC no verão e mínima de 0ºC no inverno.
  • Umidade relativa do ar - geralmente baixa, justamente por não sofrer ação das correntes de ar oceânicas.
 
O Clima Temperado Continental incide sobre algumas cidades, como: Ucrânia, Kiev, Moscou, Varsóvia, Chicago e Astana.

 

Vegetação e Fauna

A vegetação das regiões de clima temperado são as Florestas Temperadas, formadas principalmente por plantas caducifólias, que são aquelas que perdem as folhas no outono e inverno.
Boa parte da vegetação original já se perdeu, pois ao longo dos anos vem sofrendo com o desmatamento e outros tipos de ação humana. O que pode ser encontrado hoje pertence às áreas protegidas, como parques e reservas.
Vale destacar que, assim como o clima sofre uma variação, a floresta temperada também é diversa, contendo vários tipos de vegetação, de acordo com a região onde ocorre. A floresta pode ser: floresta decídua temperada e floresta pluvial temperada.
O tipo climático também interfere na presença dos animais de cada região. Na floresta decídua temperada, a fauna é formada por animais herbívoros, a exemplo de coelhos, esquilos, cervos, doninhas; animais carnívoros como raposas, linces, lobos, leões da montanha; animais onívoros, como racuns, urso marrom. Boa parte dos animais carnívoros não sobreviveu à interferência humana.
Na floresta pluvial temperada podemos encontrar vários roedores e aves, além de lobos, coiotes, pumas, esquilos, cabras da montanha, marmotas, alces, ursos-negros, e também muitos insetos.
Voltar

Questões