Resumo de Geografia - Clima da Região Nordeste

É possível identificar mais de um tipo de clima nessa região

O Clima da Região Nordeste apresenta várias configurações, embora a maioria dos estados apresente um clima mais seco e temperaturas elevadas. Esse fator se deve a sua localização geográfica. 
O Clima da Região Nordeste possui essa predominância porque a região fica localizada na zona intertropical da Terra, área próxima à linha do Equador. Nesses locais, os raios de sol incidem com grande intensidade sobre a superfície, por isso, a temperatura da Região Nordeste fica elevada praticamente durante todo o ano.
Além disso, na maioria dos estados do nordeste as chuvas são irregulares e nem sempre apresentam um índice pluviométrico satisfatório. Mas engana-se quem pensa que o Clima da Região Nordeste é um só. No mínimo, podem ser identificados três tipos, são eles o tropical, semiárido, equatorial úmido e litorâneo úmido.

Conhecendo o Clima da Região Nordeste

O clima da Região Nordeste pode parecer um pouco complexo. Como a área do nordeste é bastante extensa, com 1.554.000 km² fica mais fácil entender porque há tantas variações.
O clima tropical está presente nos estados da Bahia, do Piauí, Ceará e Maranhão. Já o equatorial úmido é predominante em uma parte do Maranhão, próximo à divisa com o Pará, o clima litorâneo úmido corre no Rio Grande do Norte e na parte litorânea da Bahia, já o clima semiárido ou tropical semiárido está presente no sertão nordestino.
Como explicado anteriormente, a localização geográfica influencia e muito nas temperaturas da região, que geralmente estão elevadas. Normalmente, as médias anuais ficam entre 20º e 28ºC, mas em alguns estados como no Piauí e Maranhão as máximas podem chegar a 40ºC. 
No sertão nordestino as temperaturas também se mantêm elevadas, acompanhadas de um tempo seco. Nessa região, as chuvas são bastantes regulares, durando em média dois meses no ano. Com um nível de precipitação baixo, inferior a 1.000 mm, algumas áreas do sertão sofrem com longos períodos de estiagem. 
Em algumas áreas do nordeste, os meses de inverno surgem para dar um refrigério. Nos planaltos e também no litoral as mínimas podem ficar em até 12ºC, mas na Chapada Diamantina já foi registrado uma mínima de 1ºC. 

Tipos de Climas do Nordeste

Clima tropical – comum no sul da Bahia, na área central do estado do Maranhão, em algumas cidades do Piauí e Ceará e na região litorânea de todos os estados do Nordeste. O clima tropical é conhecido por ter duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa. O verão geralmente é quente e chuvoso, com altas temperaturas, e o inverno é bem seco, com temperaturas que variam entre 18º e 26Cº. 
Semiárido – também conhecido por tropical semiárido, se apresenta na área central do Nordeste, onde as temperaturas se mantêm elevadas durantes todo o ano, podendo chegar a 40ºC em épocas mais secas, somado a isso estão as chuvas irregulares em algumas cidades, baixa umidade e o período longo de estiagem. 
Nas regiões onde as chuvas são regulares, o índice pluviométrico é muito baixo, ou seja, chove pouco, e boa parte da água que cai evapora com facilidade. O semiárido é predominante em grande parte do Piauí, no sertão nordestino, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Sergipe, e Pernambuco. No semiárido há uma área conhecida como Polígono das Secas, uma área que apresenta muita aridez, similar a região desértica. 
Equatorial úmido – se apresenta em uma área a oeste do Maranhão, próximo a fronteira com o Pará, sendo influenciado principalmente pelo clima equatorial. Nessa região chove bastante, o índice pluviométrico médio anual pode chegar a 3.000 milímetros, mas as temperaturas se mantêm elevadas, com médias entre 25ºC e 27ºC. 
Tropical úmido – também conhecido por tropical litorâneo, é responsável por manter as temperaturas elevadas durante todo o ano, variando entre 25°C e 31°C. Somente nas regiões das serras e do Planalto da Borborema, as temperaturas apresentam uma baixa. Durante o tempo chuvoso, elas podem diminuir e chegar a 14°C. Isso porque, as áreas elevadas e as serras do Agreste criam uma barreira impedindo a penetração das massas de ar úmidas que vêm do Oceano Atlântico. 
O clima tropical úmido é predominante na Zona da Mata, Zona do Agreste, se estende pelo Rio Grande do Norte, parte da região Sul da Bahia e também ocupa parte dos estados da Paraíba (Lagoa Seca), Alagoas e Pernambuco, principalmente nas cidades de Triunfo, Campina Grande, Lagoa Gravatá e Garanhuns. 
As regiões com clima tropical úmido também apresentam chuvas irregulares. Normalmente, os meses de abril a julho correspondem ao período chuvoso e o índice pluviométrico médio anual pode chegar a 3.000 milímetros. A parte leste do Agreste, que fica próxima à Zona da Mata chove mais que parte oeste, voltada para o sertão nordestino. 
Voltar

Questões