Cinemática Vetorial
Cinemática Vetorial para Concursos Públicos
1. Conceitos Básicos
A Cinemática Vetorial estuda o movimento dos corpos considerando grandezas vetoriais (direção, sentido e módulo). Diferencia-se da cinemática escalar por incluir a análise vetorial.
2. Grandezas Fundamentais
- Posição (r⃗): Vetor que localiza o corpo no espaço.
- Deslocamento (Δr⃗): Variação vetorial de posição (Δr⃗ = r⃗_final - r⃗_inicial).
- Velocidade Vetorial (v⃗): Taxa de variação da posição (v⃗ = Δr⃗/Δt).
- Aceleração Vetorial (a⃗): Taxa de variação da velocidade (a⃗ = Δv⃗/Δt).
3. Movimentos Especiais
- Movimento Retilíneo: Trajetória reta (a⃗ paralela a v⃗).
- Movimento Circular: Aceleração centrípeta (a⃗_c = v²/R) apontando para o centro.
- Lançamento de Projéteis: Composição de MRU (eixo x) e MRUV (eixo y).
4. Princípios Importantes
- Independência dos Movimentos (Galileu): Movimentos horizontais e verticais são independentes.
- Composição Vetorial: Velocidades/acelerações são somadas vetorialmente.
5. Dicas para Concursos
- Domine decomposição de vetores (seno/cosseno).
- Atenção a sistemas de referência e sinais.
- Priorize problemas clássicos: lançamentos, encontros de corpos e MCU.
6. Fórmulas-Chave
- Equação horária vetorial: r⃗(t) = r⃗₀ + v⃗₀t + (a⃗t²)/2
- Velocidade relativa: v⃗_A/B = v⃗_A - v⃗_B
- Aceleração resultante: a⃗_res = √(aₜ² + a_c²)