Resumo de Geografia - China

Uma das maiores potências mundiais

A China é o país que possui o maior crescimento econômico. A potência, oficialmente chamada de República Popular da China tem um vasto território milenar, caracterizado por suas tradições culturais e paisagens repletas de belezas naturais. 

O país tem como língua oficial o Mandarim e sua capital é Pequim (Beijing). A China também está presente em organizações mundiais importantes, a exemplo da Organização Mundial do Comércio (OMC), Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC) além de ser membro do Conselho da Organização das Nações Unidas (ONU).

Aspectos geográficos

A China está localizada na porção oriental do continente asiático. O país faz a maior fronteira terrestre do mundo (mais de 22 mil km) com vários territórios, são eles: Vietnã, Mongólia, Nepal, Afeganistão, Butão, Índia, Rússia, Cazaquistão, Tadjiquistão, Mianmar, Quirguistão e Laos.

A República Popular da China está dividida entre:

Regiões autárquicas: Tibete, Ningxia, Guangxi, Xinjang e Mongólia Interior;

Municípios: Pequim, Tianjin, Chongqing e Xangai;

Províncias: Yunnan, Liaoning, Qinghai, Shanxi, Jiangsu, Gansu, Fujian, Anhui, Guizhou, Guangdong, Hainan, Hunan, Hebei, Henan, Jilin, Jiangxi, Zhejiang, Taiwain, Sichuan, Shandong, Jiangsu, Shaanxi, Heilongjiang.

Áreas administrativas: Hong Kong e Macau.

Sistema Político Chinês

Antigamente, o governo da China era baseado em um sistema de dinastias. Esse modelo baseava-se em um período de sucessão, ou seja, os reis pertencentes a uma mesma família se mantinham no poder. Por mais de 260 anos, a dinastia Qing governou o país. A família foi a última no poder do governo chinês. Com a queda dos Quing, surgia em 1911, a República da China.

Com o passar dos anos, vários conflitos políticos se instalaram no país. Durante a Guerra Civil Chinesa (1946-1949) houve um conflito entre nacionalistas e comunistas. Foi durante esse episódio que a figura de Mao-Tsé-Tung, um grande personagem da Revolução Chinesa ganhou notoriedade. Quando a guerra acabou Mao-Tsé fundou a República Popular da China, onde governou até 1976, ano de seu falecimento. Atualmente, a China é liderada por Xi Jinping, que mantém uma República Socialista Unipartidária, sendo o Partido Comunista Chinês o único partido. 



Sistema econômico da China 


A economia da República Popular da China é a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O país tem como principais atividades econômicas:

  • indústria de bens de consumo
  • agricultura
  • mineração
  • indústria tecnológica
  • setor de serviços


Além disso, possui potencial para exportação de manufaturados. Essa diversidade fez com que o país crescesse muito economicamente nos últimos anos. O produto interno bruto (PIB) da China cresce cerca de 10% ao ano e as riquezas produzidas somam mais de US$ 12 trilhões. O país está em primeiro lugar no ranking de exportações e ocupa o segundo lugar no ranking de importações. Para a Organização Mundial do Comércio, a China é uma das melhores opções para quem deseja fazer investimentos estrangeiros.

População Chinesa


Com mais de um bilhão de habitantes, a China é o país mais populoso do mundo. A quantidade de pessoas que vivem na República equivale, aproximadamente, a um quinto da população mundial. Boa parte dos habitantes da China migrou da planície norte do país, mas também habitam na China os estrangeiros que saíram de outros países da Ásia, como o Japão e Coreia do Sul. Muitos norte-americanos também povoam a China atualmente. A maioria do povo chinês pertence à etnia han, porém em todo o território foram identificadas mais de 56 etnias diferentes.



Por causa do crescimento populacional, o país começou a ter sérios problemas urbanos, como o aumento da poluição do ar, devastação do meio ambiente, escassez de recursos minerais, alto índice de ocupação das províncias. A soma desses fatores levou o governo chinês a estimular a “política de filho único”, com o objetivo de diminuir os índices de natalidade e conter o crescimento populacional. Com a introdução desse sistema, as famílias que violassem à regra do filho único poderiam até ser penalizadas com multas.

Em contrapartida, o baixo índice de natalidade resultou em outro problema: o envelhecimento da população, levando ao encerramento da política do filho único em 2015. Atualmente, a China tem 249 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, representando mais de 17% de sua população total.

Informações gerais

  • A China fica localizada no continente asiático (no território da Ásia Oriental);
  • A população Chinesa é de aproximadamente 1.419.257.177 de habitantes;
  • O território chinês é de 9.596.961 km²;
  • A moeda utilizada na China é o Renminbi (1 renminbi equivale a 0,76 real brasileiro);
  • A Grande Muralha da China, construção que tem mais de 20 mil quilômetros de extensão e sete metros de altura, foi construída entre 220 a.C. e 206 a.C., para fins militares. O objetivo dessas fortificações era o de proteger o território de invasões. A muralha pode ser vista até da lua.
Voltar

Questões