Uma das maiores potências mundiais
A China é o país que possui o maior crescimento econômico. A potência, oficialmente chamada de República Popular da China tem um vasto território milenar, caracterizado por suas tradições culturais e paisagens repletas de belezas naturais.
O país tem como língua oficial o Mandarim e sua capital é Pequim (Beijing). A China também está presente em organizações mundiais importantes, a exemplo da Organização Mundial do Comércio (OMC), Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC) além de ser membro do Conselho da Organização das Nações Unidas (ONU).
Aspectos geográficos
A China está localizada na porção oriental do continente asiático. O país faz a maior fronteira terrestre do mundo (mais de 22 mil km) com vários territórios, são eles: Vietnã, Mongólia, Nepal, Afeganistão, Butão, Índia, Rússia, Cazaquistão, Tadjiquistão, Mianmar, Quirguistão e Laos.
A República Popular da China está dividida entre:
Regiões autárquicas: Tibete, Ningxia, Guangxi, Xinjang e Mongólia Interior;
Municípios: Pequim, Tianjin, Chongqing e Xangai;
Províncias: Yunnan, Liaoning, Qinghai, Shanxi, Jiangsu, Gansu, Fujian, Anhui, Guizhou, Guangdong, Hainan, Hunan, Hebei, Henan, Jilin, Jiangxi, Zhejiang, Taiwain, Sichuan, Shandong, Jiangsu, Shaanxi, Heilongjiang.
Áreas administrativas: Hong Kong e Macau.
Sistema Político Chinês
Antigamente, o governo da China era baseado em um sistema de dinastias. Esse modelo baseava-se em um período de sucessão, ou seja, os reis pertencentes a uma mesma família se mantinham no poder. Por mais de 260 anos, a dinastia Qing governou o país. A família foi a última no poder do governo chinês. Com a queda dos Quing, surgia em 1911, a República da China.
Com o passar dos anos, vários conflitos políticos se instalaram no país. Durante a Guerra Civil Chinesa (1946-1949) houve um conflito entre nacionalistas e comunistas. Foi durante esse episódio que a figura de Mao-Tsé-Tung, um grande personagem da Revolução Chinesa ganhou notoriedade. Quando a guerra acabou Mao-Tsé fundou a República Popular da China, onde governou até 1976, ano de seu falecimento. Atualmente, a China é liderada por Xi Jinping, que mantém uma República Socialista Unipartidária, sendo o Partido Comunista Chinês o único partido.
Sistema econômico da China
A economia da República Popular da China é a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O país tem como principais atividades econômicas:
- indústria de bens de consumo
- agricultura
- mineração
- indústria tecnológica
- setor de serviços
Além disso, possui potencial para exportação de manufaturados. Essa diversidade fez com que o país crescesse muito economicamente nos últimos anos. O produto interno bruto (PIB) da China cresce cerca de 10% ao ano e as riquezas produzidas somam mais de US$ 12 trilhões. O país está em primeiro lugar no ranking de exportações e ocupa o segundo lugar no ranking de importações. Para a Organização Mundial do Comércio, a China é uma das melhores opções para quem deseja fazer investimentos estrangeiros.
População Chinesa
Por causa do crescimento populacional, o país começou a ter sérios problemas urbanos, como o aumento da poluição do ar, devastação do meio ambiente, escassez de recursos minerais, alto índice de ocupação das províncias. A soma desses fatores levou o governo chinês a estimular a “política de filho único”, com o objetivo de diminuir os índices de natalidade e conter o crescimento populacional. Com a introdução desse sistema, as famílias que violassem à regra do filho único poderiam até ser penalizadas com multas.
Informações gerais
- A China fica localizada no continente asiático (no território da Ásia Oriental);
- A população Chinesa é de aproximadamente 1.419.257.177 de habitantes;
- O território chinês é de 9.596.961 km²;
- A moeda utilizada na China é o Renminbi (1 renminbi equivale a 0,76 real brasileiro);
- A Grande Muralha da China, construção que tem mais de 20 mil quilômetros de extensão e sete metros de altura, foi construída entre 220 a.C. e 206 a.C., para fins militares. O objetivo dessas fortificações era o de proteger o território de invasões. A muralha pode ser vista até da lua.