Resumo de Português - Cartaz

O cartaz é mais um dos gêneros textuais existentes na Língua Portuguesa. Entre outras funções, ele é utilizado para divulgar alguma coisa, algum evento, ou alguém.

Antes de conhecer um pouco mais sobre ele, fique por dentro do que é gênero textual.

Gêneros textuais

Cada texto possui características diferentes. Essas características vão determinar o gênero textual a que ele pertence.

Enquanto os gêneros textuais referem-se a qualquer tipo de texto, os gêneros literários tratam apenas dos textos literários.

Alguns exemplos de gêneros textuais são:

  • Texto narrativo: é aquele que tem uma estrutura básica, com apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho. O romance e a novela, por exemplo, são textos narrativos.
  • Texto expositivo: são os textos que expõem alguma ideia, seja comparando, informando ou descrevendo algum fato. Um exemplo desse tipo de texto é o texto jornalístico.
  • Texto descritivo: é o que descreve um acontecimento, uma pessoa, ou qualquer outra coisa, através da perspectiva do autor. Um exemplo é o cardápio dos restaurantes, ou folhetos turísticos.
  • Texto argumentativo: é o texto que fala do assunto, expondo argumentos. É formado por introdução, desenvolvimento e conclusão. Um exemplo é o artigo de opinião.
  • Texto injuntivo: são os textos que dão instruções sobre alguma coisa. São exemplos as receitas de culinária, as bulas de remédio e os manuais que acompanham eletrodomésticos.
  • Texto prescritivo: são as leis, os editais, e outros documentos prescritivos.

Veja o vídeo e entenda um pouco mais:

O gênero textual cartaz

São inúmeros os gêneros textuais utilizados para transmitir alguma mensagem. O cartaz não é diferente deles. Por ser muito comum, é normal encontrar exemplares deles no dia a dia, espalhados pelos lugares.

Assim como qualquer outro texto, os cartazes possuem as suas próprias finalidades. Eles podem ser utilizados para instruir, persuadir e informar. Eles também são usados para convencer, conscientizar ou sensibilizar quem os vê.

Eles podem ser apresentados em forma de linguagem verbal e não verbal. Na não verbal, as imagens devem fazer relação com o que quer ser passado, além de apresentar conteúdo atraente, que chame a atenção em quem passa por ele.

Veja o exemplo de cartaz com linguagem não verbal:

Só de olhar o cartaz acima já se sabe que não é permitido fazer imagens fotográficas no ambiente.

Os cartazes com linguagem verbal devem ter um texto claro e objetivo. Geralmente eles são colocados em locais de fácil visualização para serem vistos pela maior quantidade de pessoas possível.

Veja um exemplo:

Na imagem, o autor se utilizou de linguagem simples e de impacto para que quem passa por ele seja atingido.

Outro exemplo são os cartazes usados para persuadir o receptor. São usados geralmente em campanhas políticas e comunitárias, ou de saúde, alertando para algum tipo de doença.

Esse tipo de cartaz é muito utilizado pelo governo na prevenção de doenças, avisos sobre vacinação, e campanhas de combate a determinados crimes.

Outro exemplo importante são os cartazes utilizados em passeatas e manifestações. Eles normalmente trazem informações sobre o que reivindicam, e cobram soluções.

Como foi dito acima, os cartazes podem ser vistos em qualquer lugar. O seu objetivo é promover uma relação com o leitor. Ele faz uma comunicação com quem o lê, informando sobre um evento, por exemplo.

Características de um cartaz

O cartaz deve seguir algumas regrinhas na sua confecção, para manter as características desse gênero textual. Veja quais são:

  • Os verbos do texto devem ser usados de forma imperativa. Esse modo pode ser negativo ou afirmativo, desde que sugira uma ordem, conselho, um aviso, e até um convite.
  • A linguagem utilizada pode ser a verbal, feita através de textos ou palavras soltas, que expressem o desejo do autor com aquele trabalho, ou a não verbal, quando são utilizadas imagens para expressar as ideias. Os cartazes também podem conter as duas opções, imagens e textos.
  • O texto dos cartazes devem ser curtos, e de acordo com o público que se pretende alcançar. Quanto mais sugestivo e de fácil interpretação, mais ele cumpre o seu papel.
  • Outra característica importante é o uso da criatividade. Imagens e desenhos costumam atrair a atenção do público facilmente.
  • É necessário também, utilizar bem os espaços, buscando sempre uma harmonização entre todos os elementos que compõem o todo do texto ilustrado.
  • As figuras de linguagem, por tornar o texto mais rico e expressivo, podem ser usadas também.

Quando utilizar o cartaz

O cartaz normalmente é utilizado para fazer uma divulgação, como festas, shows, peças de teatro, filme no cinema. Podem ser usados também em campanhas políticas ou lançamentos de empresas, automóveis, venda de apartamento.

É muito visto também no mercado fonográfico para o lançamento de artistas e discos. Outra opção em que ele é bastante usando é nas campanhas de saúde, como as campanhas de vacinação, combate ao tabagismo, entre outras.

Uma loja quando faz uma liquidação, por exemplo, utiliza os cartazes para divulgar. O mesmo acontece com os supermercados, e no comércio em geral.

É importante escolher o lugar certo para fixa-los. O objetivo é sempre alcançar o público alvo e levar a mensagem até eles.

Os profissionais que dedicam à confecção de cartazes são os publicitários, artistas e designers.