Resumo de Português - Carta Argumentativa

A carta argumentativa é um tipo de gênero textual que tem como principal característica persuadir o leitor sobre algum assunto.

Como o nome já sugere, a principal forma de convencimento utilizada pelo emissor da carta argumentativa é a argumentação.

A comunicação por meio de cartas é usada há anos, muito antes da disseminação das tecnologias comunicacionais. Sempre foi comum a troca de correspondências entre pessoas que moravam distantes umas das outras, por exemplo.

Existem vários tipos de cartas, entre elas a carta pessoal, como o caso citado acima;  a carta do leitor, geralmente encaminhada para um veículo de comunicação com o intuito de compartilhar opiniões, realizar perguntas ou até mesmo fazer reclamações; e a carta aberta que se refere, geralmente, às reivindicações dirigidas às autoridades.

O que vai diferenciar todos esses estilos de cartas são os seus objetivos. Confira mais detalhes sobre a carta argumentativa e entenda como ela pode ser utilizada.

Características da carta argumentativa

As principais características de uma carta argumentativa são:

  • Por ter um caráter pessoal, geralmente é um gênero textual escrito na 1ª pessoa do singular, já que o tema é apresentado por um ponto de vista do emissor.
  • Há uma interlocução estabelecida que deve ser trabalhada no decorrer do texto, pois a carta é dirigida a um leitor específico. Sendo assim, é necessário a presença do destinatário e do remetente.
  • É trabalhado por meio da persuasão e da argumentação para convencer o interlocutor, com argumentos que devem ser fundamentados no ponto de vista defendido pelo locutor.
  • Apresenta uma linguagem objetiva e clara, sem rodeios ou enrolações. Além disso, possui linguagem padrão da norma culta.
  • Geralmente, é escrita apresentando uma solicitação ou reclamação.
  • Presença de pronomes de tratamento e finalização com assinatura do locutor.

Estrutura de uma carta argumentativa

Assim como todos os outros gêneros textuais, a carta argumentativa obedece algumas regras estruturais básicas:

  • Cabeçalho
  • Vocativo
  • Corpo do texto
  • Despedida e assinatura

Cabeçalho

É o espaço onde deve ser indicado o local e a data em que a carta está sendo escrita.

Exemplos:

  • Salvador, 23 de julho de 2019.
  • São José dos Campos, 23 dezembro de 2019.

Importante ressaltar a margem do parágrafo deve ter um recuo de 2cm, mais ou menos.

Vocativo

É a saudação inicial que indica a quem a carta argumentativa está sendo direcionada, podendo ser o nome da pessoa (receptor), a ocupação ou cargo do destinatário ou pronomes de tratamento adequado.

Essa forma de tratamento depende do grau de intimidade e formalidade que há entre o locutor e o interlocutor.

Contudo, é importante mostrar respeito, independente de quem seja o interlocutor.

As formas de tratamento podem ser:

  • Vossa Senhoria
  • Prezado Senhor
  • Excelentíssima Senhora
  • Vossa Excelência
  • Prezado Diretor
  • Excelentíssimo Presidente

Corpo do texto

O corpo do texto é a parte em que é apresentado o objeto da reclamação ou solicitação para o interlocutor. Durante o texto, é apresentando os motivos que o levou escrever a carta, juntamente com os argumentos para convencer o interlocutor.

O corpo do texto pode ser dividido da seguinte forma, cumprindo três funções:

  • Caracterização: apresentação da pessoa que está escrevendo a carta, ou seja, é mostrar ao leitor quem você é.
  • Motivações: apresentar os motivos que o levou a escrever a carta. É um discurso que deve demarcar a interlocução durante toda a produção do texto. Ou seja, deve fazer sempre uma referência direta ao destinatário. Geralmente, é feito por pronomes ou verbo. Exemplos: são, lhe, veja, entre outros.
  • Finalização: apresentar a finalidade da carta argumentativa apontando as intenções. Apresentar as melhorias e sugestões para os problemas que foram debatidos durante a carta. É a reafirmação do posicionamento defendido na apresentação.

Atenção: na finalização é recomendado o uso de tons contundentes e afirmativos. Desta forma, é preciso apresentar certeza do que está sendo dito, por isso evite usar “eu acho”, “eu penso” e “eu acredito”.

Despedida e assinatura da carta argumentativa

Toda carta argumentativa deve ter a despedida, assim como não pode esquecer a assinatura.

A despedida é a saudação final e é o que coloca fim ao texto. Para a despedida pode ser usado expressões como “grato pela atenção”; “atenciosamente” e “sem mais, despeço-me”.

E, por último, a assinatura de quem produziu a carta argumentativa. Mas, cuidado! Não é recomendado assinar o próprio nome, pois isso pode invalidar o texto por tentativa de identificação.

Então, para a assinatura o uso de máscaras é um recurso interessante. A “máscara” é inventar uma personalidade que não tenha relação com a vida real.

Contudo, se no enunciado do texto uma assinatura já for estabelecida, essa assinatura deve ser usada em todo o texto. 

Exemplo de carta argumentativa

Carta direcionada ao escritor Luiz Fernando Veríssimo, sobre o texto “Ser Brasileiro”.

CARTA À DIREÇÃO

 

São Paulo,15 de junho de 2010.

 

Prezado diretor Rodrigo,

 

O senhor e eu podemos afirmar que, em nossa escola, o desperdício de papel é imenso. Para chegar a tal conclusão, só é preciso ver o chão das salas após a entrega de folhetos. São poucos os alunos que se interessam pela leitura, sendo que a maioria que não lê, e por isso não obtêm informação.

 

Porém, acredito que esse quadro não seja irreversível. Poderíamos incentivar as visitas aos sites da escola, pois a nova tendência é estudar pela internet, os alunos se interessariam bem mais, e teriam melhor acesso às informações, sem risco de perdê-las, como ocorre no caso de levar um papel para casa.

 

Imagine como seria vantajosa a diminuição das despesas em papel, e usá-las para promover algo ainda mais útil, como cestas de lixo reciclável. A maior vantagem da reciclagem é a minimização da quantidade de resíduos que necessitam do tratamento final, como a incineração ou o aterramento, que são prejudiciais ao meio ambiente.

 

Espero que o senhor tenha percebido a importância de economizar papel, e ainda mais importante em uma instituição tão conhecida como a nossa.

 

Atenciosamente.

Voltar

Questões