Resumo de Geografia - Características do Mar Morto

Saiba todos os aspectos químicos e físicos

As características do Mar Morto o distinguem dos demais mares espalhados pelo mundo. Elas estão associadas à sua localização geográfica, alta concentração salina e escassez de vida animal e vegetal. 
Apesar da nomenclatura, o Mar Morto é um lago com acúmulo de sal nove vezes maior que a dos oceanos. Situado no Oriente Médio, na fronteira entre Cisjordânia, Jordânia e Israel, ocupa uma área de 1020 quilômetros quadrados e é abastecido pelo rio Jordão. 
É a região mais baixa do planeta Terra, pois encontra-se a mais de 400 metros abaixo do nível do mar. Já no quesito climático, enfrenta verões com altas temperaturas e extremamente seco. 

Principais características do Mar Morto

Também chamado de Lago Asfaltite, é composto por altos níveis de salinidade, o que torna sua água bastante densa e propícia para o acúmulo de cloreto de sódio, potássio, cloreto de magnésio, bromo, óxido de magnésio e ácido clorídrico. 
Enquanto os oceanos possuem cerca de 30 a 35 gramas de sal para cada litro de água, o Mar Morto tem 300 gramas. Esse fenômeno é que impede a sobrevivência de qualquer espécie, exceto da bactéria . 
A concentração de sais é resultado do processo de formação química e geográfica do rio Jordão. Essa bacia hidrográfica, que deságua no lago, não possibilita o seu escoamento até outros rios ou mares, secando antes de chegar perto da costa. Como a região é muito quente e seca, a evaporação acaba sendo intensa, superando o abastecimento de água, o que ocasiona um aumento expressivo de sais nos seus afluentes. 
Outro fator que contribui para as características do Mar Morto é a falta de chuva. Estima-se que apenas 150 milímetros atingem o lado norte e sul do Asfaltite durante o ano, tornando toda a área desértica. 
As chuvas escassas, altas temperaturas e baixas taxas de umidade do ar são as principais marcas do clima, definido como subtropical e semiárido. Já o relevo é de depressão absoluta – terrenos rebaixados em comparação às porções vizinhas e altitude abaixo do nível do mar. 
As particularidades do clima e a elevada salinidade fazem do Mar Morto um ambiente inóspito. A presença de sal na água e imediações bloqueia o desenvolvimento da vegetação e sobrevida dos peixes. 



Economia e turismo 

As características do Mar Morto também movimentam a economia dos países que o cercam. Como as águas evaporam facilmente e deixam grandes quantidades de sais e minerais, a exemplo de potássio, manganês, cálcio e zinco, as mineradoras e empresas químicas conseguem aproveitar todo o material. Essas substâncias intensificam a produção de metais, fertilizantes, xampus, hidratantes, removedores de maquiagem e até medicamentos. 
Outra importante fonte de renda é o turismo. A costa leste do lago abriga variados spas e hotéis de luxo, e clínicas. Muitas pessoas são atraídas pelos tratamentos de beleza e medicinais, especialmente nos casos de doenças crônicas, dermatológicas e respiratórias. 
Acredita-se que os sais trazem inúmeros benefícios, como desintoxicação do organismo, aumento da camada protetora da pele, diminuindo inchaços, e relaxamento dos músculos. A água morna e tranquila ainda proporciona mais um diferencial para os banhistas. Por causa do alto nível de salinidade, a densidade impede que o corpo humano afunde, permitindo total flutuabilidade.

Aspectos ambientais 

As diversas características do Mar Morto e as contribuições para a indústria e agricultura infelizmente não vêm impedindo a redução dos seus níveis. Segundo especialistas, as etapas de retirada do potássio, o uso excessivo do rio Jordão para irrigação e os índices de evaporação podem favorecer o seu desaparecimento até 2050. 
Para conter o avanço do problema, os representantes da Jordânia, Israel e dos territórios palestinos criaram o chamado ‘Canal da Paz’. Esse projeto visa a construção de uma estrutura que permitirá a transferência de 300 milhões de metros cúbicos de água do mar Vermelho para o Morto. 
A água, que será retirada do Golfo do Aqaba, passará por processos de dessalinização e separada em duas etapas: potável e salgada. O foco é o abastecimento das áreas necessitadas com água potável e o envio da parte salgada ao Asfaltite, evitando a continuidade da degradação.

Curiosidades 

As características do Mar Morto são os principais atrativos da região e dão origem a certas peculiaridades. Conheça algumas delas:
  • É o local mais seguro do mundo para tomar sol. Isso acontece porque o vapor liberado na superfície do lago age como um filtro contra raios UVB. 
  • O ar no entorno do Mar Morto é 8% mais rico em oxigênio.
  • A lama do Asfaltite possui sedimentos aluviais com partículas de sulfeto, servindo para limpar a pele e aliviar dores reumáticas. 
  • Os componentes salinos da água ajudam a estimular o metabolismo do corpo.
  • É o lago salgado mais fundo do mundo, com a aproximadamente 95 metros de profundidade. 
Voltar

Questões