Resumo de Português - Características do anúncio publicitário

As características do anúncio publicitário fazem parte de um gênero textual que existe para apresentar e dar ênfase aos textos de propaganda. O principal objetivo da linguagem utilizada nesse gênero é vender um serviço, bem ou produto. Portanto, a mensagem deve ser emitida corretamente para chegar no público-alvo de maneira satisfatória.

Deve-se ter em mente que as características do anúncio publicitário vão variar a depender do produto ou serviço que uma empresa queira vender, pois cada item vai ser destinado a um público específico. Meios de comunicação e linguagens diferentes podem ser usadas mesmo que o objetivo seja o mesmo, nesse caso, o comércio.

Uma das características do anúncio publicitário é chamar a atenção de quem está lendo, vendo ou consumindo a mensagem.

 Características do anúncio publicitário

Duas das principais características do anúncio publicitário são: enfatizar a intenção de vender um produto ou serviço e fazer o público conhecer uma marca. Verbos no modo imperativo são utilizados regularmente, pois chamam de forma mais fácil para o objetivo da mensagem.

Elementos narrativos e estilísticos como vícios e figuras de linguagem; linguagem comercial, verbal e não-verbal, persuasiva e simples; humor, sátira e ironia podem estar presentes nos anúncios publicitários.

A linguagem conotativa pode estar presente como uma das características do anúncio publicitário, até porque a figura  personificação (que atribui qualidades animadas a seres inanimados) é muito comum no mercado da propaganda.

Os slogans foram as atribuições pioneiras no mundo da publicidade. Eles estão se reinventando devido ao meio digital que hoje é mais forte, porém a essência permanece a mesma. O slogan é um texto curto que serve como identidade de um serviço ou marca. Pelo próprio slogan, o consumidor identifica o produto.

Algumas funções da linguagem também são utilizadas nos anúncios como a função apelativa (ou conativa) que tem por objetivo convencer o consumidor a comprar.

Estrutura do anúncio publicitário

Os anúncios publicitários geralmente não são estruturados de acordo com um padrão, existem variáveis a depender do meio de veiculação escolhido.

O título deve ser curto e com palavras ou frases que chamem a atenção. Geralmente exclamações são usadas, perguntas também podem prender a atenção do consumidor. O conteúdo da mensagem deve ser objetivo para o leitor ter a rápida compreensão do que se trata.

Imagens ou elementos audiovisuais são imprescindíveis. Eles aparecem em jornais, revistas ou outros meios impressos, e-mail marketing, boxes de anúncios, anúncios de televisão ou em sites de vídeo. É importante que o cliente tenha contato com esses elementos para criar uma relação de empatia com a marca, empresa e serviço. O audiovisual funciona por meio do storytelling, ou seja, a história que o veículo vai contar para atrair o consumidor a comprar o produto.

O texto bem escrito é essencial para criar a personalidade da marca ou empresa. Um bom texto é capaz de criar uma interação e rede de relacionamento entre marca e cliente. No corpo do texto devem estar as principais características do anúncio publicitário, do serviço, para que não haja dúvida, mas sim curiosidade por parte do consumidor em saber mais ou comprar o que está sendo anunciado.

A identidade do produto ou da marca deve estar presente como uma das características do anúncio publicitário, pois é assim que o consumidor tem acesso as informações mais importantes da marca e do serviço e produto que se interessou em adquirir.

Exemplos

Confira alguns exemplos de slogans e textos publicitários:

  • GLOBO: A gente se liga em você.
  • NESCAU: Energia que dá gosto.
  • OI: Simples assim.
  • L’ORÉAL: Porque você vale muito.
  • MC DONALD’S: Amo muito tudo isso.
  • ALL STAR: O tênis de todas as estrelas.
  • AIR FRANCE: Fazendo do céu o melhor lugar da Terra.
  • CAIXA: Vem pra Caixa você também.
  • CVC: Sonhe com o mundo. A gente leva você.
  • APPLE: Pense diferente.

Informações adicionais

O espaço destinado a um anúncio vai auxiliar na sua criação. Por exemplo, o tempo de comercial na televisão, espaço em uma revista ou jornal, tamanho do box em um site, etc.

No caso do anúncio escrito, as letras maiores fazem parte dos recursos utilizados para chamar a atenção dos clientes de forma mais rápida e eficaz.

O público-alvo é de suma importância na hora de elaborar um texto publicitário. Cada serviço ou produto é destinado para um público específico que vai se interessar e fazer a compra, mas para isso, a linguagem deve estar em equilíbrio com os objetivos.

A criatividade auxilia na venda. O consumidor se interessa pelo entretenimento, pelo o que causa admiração. Portanto, o conteúdo publicitário deve ser construído com base na criatividade.

Desenhos, ilustrações e fotografias estão dentro das imagens que podem ser usadas para anunciar uma propaganda.

As redes sociais trouxeram um novo modelo de publicidade. Marcas passaram a contratar influenciadores para anunciar seus produtos de forma mais natural e cotidiana, sem as características do anúncio publicitário tradicional, pois assim as pessoas se identificam e compram mais fácil.

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