Resumo de Geografia - Capitais do Brasil

As capitais do Brasil estão distribuídas entre as cinco regiões do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Cada uma delas estão compreendidas nos 26 estados brasileiros e mais o Distrito Federal.

Cada estado possui uma capital. Essa escolha foi feita levando em consideração o desenvolvimento de um determinada cidade do estado, como a sua extensão territorial, número de habitantes, ofertas de trabalho e disponibilidade de recursos públicos.

Estados e capitais do Brasil

Acre (AC) Rio Branco
Alagoas (AL) Maceió
Amapá (AP) Macapá
Amazonas (AM) Manaus
Bahia (BA) Salvador
Ceará (CE) Fortaleza
Distrito Federal (DF) Brasília
Espírito Santo (ES) Vitória
Goiás (GO) Goiânia
Maranhão (MA) São Luís
Mato Grosso (MT)  Cuiabá
Mato Grosso do Sul (MS) Campo Grande
Minas Gerais (MG) Belo Horizonte
Pará (PA) Belém
Paraíba (PB) João Pessoa
Paraná (PR) Curitiba
Pernambuco (PE) Recife
Piauí(PI) Teresina
Rio de Janeiro(RJ) Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte (RN) Natal
Rio Grande do Sul (RS) Porto Alegre
Rondônia (RO) Porto Velho
Roraima (RR) Boa Vista
Santa Catarina (SC) Florianópolis 
São Paulo (SP) São Paulo
Sergipe (SE) Aracaju
Tocantins (TO) Palmas

Capital do Acre: Rio Branco

Entre as capitais do Brasil, Rio Branco é também chamada de “Capital da Natureza” em virtude de seus atributos naturais. Localizada na região Norte do país, ela possui uma população de 350 mil habitantes e uma área territorial de 8.835 km².

Capital de Alagoas: Maceió

Maceió é a cidade mais populosa de Alagoas, com cerca de 1.012.387 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Localizada na região Nordeste do país, a capital alagoana ocupa uma área territorial de 509,6 km².

Além disso, Maceió possui o maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado, 9.143.488,000 reais, sendo o 4º maior do Brasil.

Capital do Amapá: Macapá

O município de Macapá está situado na região Norte do país, mais precisamente no sudeste do Amapá. Localizado às margens do rio Amazonas, ela é a única capital brasileira que não faz ligação com outras capitais através de rodovias. Em 2018, segundo o IBGE, sua população estimada era de 493.634 habitantes

Capital do Amazonas: Manaus

Manaus é a maior cidade do Amazonas e está situada na região Norte do país. Localizada no centro da Floresta Amazônica, a capital é o maior centro financeiro e industrial do estado, além de ser um dos maiores destinos turísticos do país.

Conforme dados do IBGE, sua população é de aproximadamente 2 milhões de habitantes. 

Capital da Bahia: Salvador

Salvador, na Bahia, foi a primeira capital entre as capitais do Brasil. Situada no Nordeste do país, a cidade é reconhecida por sua intensa atividade artística e cultural, com destaque para o carnaval, considerada a maior festa de rua do mundo.

Com uma população aproximada de 2,7 milhões de habitantes, a cidade ocupa uma área de 692,8 km².

Capital do Ceará: Fortaleza

Fortaleza, capital do Ceará, é um município brasileiro, situado no Nordeste do país. Sua população, segundo o IBGE, é de aproximadamente 2,643 milhões. A cidade ocupa uma área territorial de 313,8 Km², sendo uma das grandes capitais do Brasil a atrair turistas de diversos lugares do país. 

Capital do Distrito Federal: Brasília

Situada na região Centro-Oeste do país, Brasília é também a capital federal do Brasil, sendo, inclusive, sede do Governo do Distrito Federal. Seu território ocupa espaço em uma região geográfica conhecida como Planalto Central. A população estimada em 2018 era de aproximadamente 2,5 milhões de habitantes.

Capital do Espírito Santo: Vitória

Localizada na região Sudeste do país, Vitória é um município brasileiro, no qual a maior parte da sua extensão territorial encontra-se em uma ilha: a ilha de Vitória. Com uma população aproximada de 358.267 habitantes, segundo dados do IBGE , ela é quarta cidade mais populosa do Espirito Santo.

Capital de Goiás: Goiânia

Considerada a segunda maior cidade do seu estado, Goiânia ocupa uma área  de 739 Km². Localizada no Centro-Oeste do país, a população estimada para a capital em 2018 é de 1.495.705 pessoas. Chamada de “Capital do Cerrado”, Goiânia se destaca pela grande extensão de áreas verdes.

Capital do Maranhão: São Luís

Localizada entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar, no Golfão Maranhense, São Luís é a única entre as capitais do Brasil  fundada por franceses. O número aproximado de habitantes é de cerca de 1 milhão, conferindo a ela o título de cidade mais populosa do estado.

Capital do Mato Grosso: Cuiabá

Em 2018, a estimativa para a população da capital do Mato Grosso era de aproximadamente 607.153 habitantes. Atualmente Cuiabá ocupa uma área de 3.292 km². Além disso, o município é reconhecido pelo intenso calor, chegando a temperaturas de até 32°.

Capital do Mato Grosso do Sul: Campo Grande

Campo Grande, também conhecida como “Cidade Morena”, em razão das suas “terras roxas”, abriga cerca de 900 mil habitantes, sendo o principal centro econômico, político e administrativo do estado.

Capital de Minas Gerais: Belo Horizonte

Belo Horizonte (MG) está localizada na região Sudeste do país, sendo o 6° município mais populoso da região. A capital é reconhecida pela extensa atividade cultural e no tocante a qualidade de vida, ela já foi considerada a melhor capital da América Latina para se viver. Sua população é de aproximadamente 3 milhões de habitantes.

Capital do Pará: Belém

Além de ser capital do Pará, Belém é o segundo município mais populoso da região Norte. A capital histórica e portuária ocupa uma área de 1.059.458 km², além de ter cerca de 1,5 milhões de habitantes.

Capital da Paraíba: João Pessoa

Entre as capitais do Brasil, João Pessoa está situada no Nordeste do país. A cidade de 900 mil habitantes foi considerada, em 1992, a segunda capital mais verde do mundo, ficando atrás apenas de Paris.

Capital do Paraná: Curitiba

Curitiba é o município mais populoso do seu estado e da região Sul do país, com cerca de 1.917.185 habitantes. Além disso, a capital é conhecida mundialmente por apresentar baixas taxas de analfabetismo e um excelente nível de educação.

Capital de Pernambuco: Recife

Recife é uma das mais antigas capitais do Brasil. Ela apresenta o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), quando comparada as capitais de outros estados. Com uma área territorial de 218 km², sua população média chega a 1,5 milhões de habitantes.

Capital do Piauí: Teresina

A capital do Piauí, Teresina, é a única da região Nordeste que não está localizada às margens do Oceano Atlântico. Sua população de cerca de 861.442 habitantes, segundo dados do IBGE de 2018. Além disso, possui uma extensão territorial de 1.392 km².

Capital do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro

Considerada a “Cidade Maravilhosa”, O Rio de Janeiro é uma das capitais do Brasil mais escolhidas entre os destinos turísticos internacionais. Sua população é de aproximadamente 7 milhões de habitantes. Ocupa uma área territorial de belas praias, com 1.255 km². No entanto, é uma das cidades com maior índice de violência do país. 

Capital do Rio Grande do Norte: Natal

A capital do Rio Grande do Norte possui uma área de 167 km², rodeada de belas praias e dunas, embora seja segunda capital brasileira com menor área territorial. A capital teve um importante papel durante a Segunda Guerra Mundial, pois nela foi criada uma base de lançamentos para foguetes. Diante disso, passou a ser conhecida como “capital espacial do Brasil”.

Capital do Rio Grande do Sul: Porto Alegre

Conhecida como “POA”, Porto Alegre é conhecida por possuir uma elevado nível de qualidade de vida, entretanto, devido ao aumento da população e consequentemente o desmatamento e a poluição, essa qualidade vem diminuindo na cidade.

Capital de Rondônia: Porto Velho

Além de ser o município mais populoso do seu estado, Porto Velho é a 4° capital mais populosa da região Norte, com cerca de 450 mil habitantes. Situada ás margens do rio Madeira, a cidade faz fronteira com a Bolívia e as cidades dos outros estados brasileiros.

Capital de Roraima: Boa Vista

Boa Vista é o município mais populoso de seu estado, com cerca de 300 mil habitantes. Situada às margens do Rio Branco, no norte do país. Das capitais do Brasil, a cidade se destaca pelo traçado urbano organizado no formato  radial.

Capital de Santa Catarina: Florianópolis

“Floripa” ou “Ilha da Magia”, como também é chamada, está entre as capitais do Brasil mais procuradas pelos turistas, em razão das suas belas praias e paisagens. Possui uma população aproximada de 450 mil habitantes.

Capital de São Paulo: São Paulo

Entre as capitais do Brasil, São Paulo é considerada a maior de todo o país, em razão do grande número populacional, cerca de 12 milhões de habitantes. Além disso, se destaca por ser um importante centro financeiro, econômico e político do Brasil.

Capital de Sergipe: Aracaju

Entre as capitais do Brasil que fazem parte da região Nordeste, Sergipe é a menor no quis diz respeito ao número de habitantes, cerca de 600 mil. Conhecida como “Cidade do Caju”, ela está situada às margens do rio Sergipe e Poxim, no litoral brasileiro.

Capital de Tocantins: Palmas

Palmas é um município brasileiro completamente planejado, visto que a cidade nasceu e foi projetada desde o início para ser a capital de Tocantins. Sua população é de aproximadamente 250 mil habitantes.

Voltar

Questões