Resumo de Geografia - Canadá

O Canadá é um país que ocupa boa parte da América do Norte. Ele se estende desde o Oceano Atlântico ao leste, até o Oceano Pacífico ao oeste, sendo ainda delimitado pelo Oceano Ártico ao norte.

O Canadá é o segundo maior país do mundo em extensão territorial, sendo superado apenas pela Rússia. Possui também, a mais longa fronteira terrestre do mundo e sua fronteira comum com os Estados Unidos, fica ao sul e ao noroeste.

O Canadá

O Canadá ocupa uma boa parte da região norte da América do Norte. Ele compartilha fronteiras terrestres com os Estados Unidos Continentais ao sul e com o estado estadunidense do Alasca ao noroeste. Se estende ainda, do Oceano Atlântico ao leste até o Oceano Pacífico ao oeste, com o Oceano Ártico ao norte.

A área total do Canadá, inclusive com as suas águas, torna o país no segundo maior do mundo, atrás apenas da Rússia. Se for medir a sua área terrestre somente, descontando toda as regiões de rios e lagos, O país é considerado o quarto maior do planeta Terra.

A nação canadense possui um litoral bastante extenso ao norte, leste e oeste. A partir do último período glacial (fenômenos climáticos) constitui cerca de oito regiões florestais distintas, inclusive uma ampla floresta boreal, que é um bioma predominante de regiões localizadas em elevadas latitudes e fica sobre o Escudo Canadense (região geológica no norte do país).

Toda a magnitude e a diversidade da ecologia, geografia, relevo e vegetação do país originaram a uma imensa variedade de climas em todas as áreas da nação. Desde o ano de 1925, o Canadá reclama uma determinada porção do Ártico, mas essa contestação não é reconhecida mundialmente.

O registro humano mais setentrional do país e também do mundo é a “Canadian Forces Station Alert”, que fica localizada na área norte da Ilha Ellesmere, aproximadamente a 817 km do Polo Norte. Cerca de 20% de toda a água doce do planeta Terra, se encontra nesse país.

A maior parte da Região Ártica do país é coberta por gelo e pergelissolo (um dos tipos de solo). A nação canadense possui ainda, o maior litoral do mundo, com aproximadamente 202.080 quilômetros de extensão e cerca de 52.455 ilhas.

A Sua História

O Canadá ocupa terras que são habitadas há milênios por grupos diversificados de povos aborígines, que são os povos ameríndios do país. No final do século XV, o território foi explorado por expedições britânicas, francesas e portuguesas, depois conseguiram se estabelecer no decorrer da costa Atlântica do país.

No ano de 1763, após a Guerra dos Sete Anos, a França ofereceu praticamente todas as suas colônias na América do Norte. Já é 1867, com a união em uma confederação de três colônias britânicas da América do Norte, o Canadá foi constituído como um domínio federal de quatro províncias. Essa formação teve início com o acréscimo de províncias e territórios e também com o sistema de complemento da autonomia do Reino Unido.

Esse complemento de autonomia foi patenteado pelo Estatuto de Westminster (emenda do Parlamento do Reino Unido) assinado em 11 de dezembro de 1931 e finalizou no Canada Act (ato parlamentar emanado do Parlamento do Reino Unido) de 1982, que liquidou as evidências de dependência jurídica do Parlamento Britânico.

O Canadá é um Estado Federal composto por dez províncias e três territórios, uma democracia parlamentar (parlamentarismo) e uma monarquia constitucional, que tem a rainha Isabel II ou Elizabeth II como chefe de estado. Esse sistema de governo é um símbolo de que existem laços históricos que une o Canadá com o Reino Unido. O governo do país é comandado por um primeiro-ministro.

O Canadá é um país bilíngue e multicultural e suas línguas oficiais são o inglês e o francês. Trata-se de um dos países mais desenvolvidos do mundo e possui uma economia bastante diversificada, que depende muito de seus consideráveis recursos naturais e também do comércio, principalmente com os EUA, com quem tem um relacionamento profundo e difícil.

O Canadá é membro das seguintes organizações:

  • Grupo dos Sete (G7) – países mais industrializados do mundo.
  • G20 – grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.
  • Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) – aliança militar intergovernamental.
  • Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – organização internacional de 36 países que aceitam os princípios da democracia representativa e da economia de mercado.
  • Organização Mundial do Comércio (OMC) – organização criada com objetivo de supervisionar e liberar o comércio internacional.
  • Comunidade das Nações – organização intergovernamental composta por 53 países membros independentes.
  • Francofonia – região linguística descontínua.
  • Organização dos Estados Americanos (OEA) – organização internacional com 35 nações independentes do continente americano.
  • Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) – fórum de 21 países-membros localizado no Círculo do Pacífico.
  • Organização das Nações Unidas (ONU) – organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional.

Voltar

Questões