Resumo de Biologia - Brônquios

Os brônquios são originados a partir da traqueia que se ramifica em duas dessas estruturas: o brônquio direito e o esquerdo. O primeiro é mais curto, mais vertical e mais largo com relação ao segundo. A anatomia de ambos se parece com a da traqueia, possuem anéis incompletos de cartilagem hialina, tecido fibroso, fibras musculares, mucosa e glândulas.

 Ainda se tratando dos brônquios esquerdos, são conhecidos como primários ou de primeira ordem, eles dividem e formam os brônquios lobares ou de segunda ordem. Os brônquios lobares originam os brônquios segmentares que são conhecidos também por terciários ou de terceira ordem.

Existem três brônquios no pulmão direito e dois no pulmão esquerdo. Ambos desempenham papeis no fluxo de oxigênio.

Os tubos que formam os brônquios vão se tornando cada vez menores, a proporção que adentram os pulmões.  Essas estruturas menores são denominadas de bronquíolos.

Os bronquíolos são revestidos por músculo liso e não dispõem de cartilagem, eles continuam se segmentando criando outro ramo de tubos ainda menores, conhecidos por ductos alveolares que originam os alvéolos pulmonares.

 Os alvéolos pulmonares são estruturas minúsculas, encontradas em milhões. Ficam localizados no final das vias respiratórias. Se assemelham a cachos de uva, porém bem menores.  

Características gerais dos brônquios

Os brônquios são tubos que integram o sistema respiratório dos seres humanos e dos demais mamíferos. Eles são formados por tubos cartilaginosos que conduzem o ar até aos pulmões. Eles se originam antes do pulmão e se subdividem até chegar nele.  

O que os brônquios fazem e para que servem?

Os brônquios são responsáveis por construir um caminho dentro do sistema respiratório, para que o ar que respiramos chegue até os alvéolos pulmonares nos pulmões. Eles têm um papel fundamental nesse transporte do ar, para que seja realizada a troca gasosa entre ser vivo e ambiente.

Onde se agrupam no corpo humano?

Os brônquios ficam localizados no centro do tórax, logo depois da parte inferior da traqueia.

Textura, forma e como se apresentam

  • Os brônquios possuem textura consistente, elástica e mucosa.
  • São subdivididos em ramificações.
  • São envoltos por epitélio cilíndrico pseudoestratificado. Essa estrutura de  tecido epitelial é caracterizada por células caliciformes, que juntas têm capacidade de formarem muco.
  • A parede dos brônquios é formada por cartilagem e camadas musculares

Sistema respiratório

O sistema respiratório humano é composto por seis órgãos que atuam garantindo que haja troca gasosa do corpo com o meio ambiente. Essa troca gasosa é totalmente vital para os homens, assegura que a concentração de oxigênio no sangue seja ideal para as reações metabólicas e ainda que o gás carbônico que não é aproveitado seja eliminado.

O sistema respiratório é formado por órgãos que ficam localizados no tórax, além dos brônquios é composto por:

 Nariz e cavidade do nariz – No nariz é onde começa todo o processo de troca gasosa entre o corpo humano e atmosfera. O nariz possui duas cavidade nasais, que são divididas pelo septo nasal. É uma região úmida, com paredes que possuem pelos que servem como uma espécie de filtro do ar e retém algumas impurezas como a poeira. O nariz tem função também de sentir os cheiros mais variados.

Faringe – Depois de ser inspirado, o ar segue para a faringe, que fica logo a frente da coluna cervical, interligando os aparelhos respiratório e digestivo. A faringe se assemelha a um funil por ser larga em cima e fina embaixo, e está interligada também com as tubas auditivas.

Laringe – A laringe serve para desviar os alimentos ingeridos das vias respiratórias. Fica localizada no início do pescoço, tem forma de um tubo irregular e estrutura cartilaginosa. Na laringe ficam localizadas as cordas vocais e entre elas a glote, uma abertura que permite sua passagem.

Traqueia – Cilíndrica e tubular a traqueia fica entre a laringe e os brônquios e atua filtrando, umedecendo e conduzindo o ar para os pulmões. O tamanho da traqueia varia de 10 cm a 15 cm e tem cerca de 1,5 cm de diâmetro (nos adultos). Surge logo depois da laringe, que fica no pescoço e segue até o tórax, quando se divide e une-se aos dois brônquios em uma área denominada carina. Apresenta cerca de 16 a 20 anéis cartilaginosos, circulares que se estruturam através de um tecido fibroso, denominados cartilagens traqueais. 

Pulmões – Os pulmões são responsáveis por oxigenar o sangue e eliminar o gás carbônico. Esse processo permite que o oxigênio que respiramos entre em contato com o sangue que circula no corpo e é chamado de hematose. O pulmão tem forma de uma bexiga de aniversário, possui consistência esponjosa e fica localizado na caixa torácica. O corpo humano possui dois pulmões, que são segregados e definidos por lobos. O pulmão esquerdo possui dois lobos, já no direito são encontrados três lobos.

Com esses aparelhos respiratórios, corpo realiza os seguintes processos:

  • Hematose: processo de troca gasosa;
  • Regulação do pH sanguíneo;
  • Eliminação de calor e água;
  • Olfação;
  • Filtração, aquecimento e umedecimento do ar inspirado.
Voltar

Questões