Os biomas do mundo são formados por vários ecossistemas próximos e com características semelhantes entre sim, tais como clima, relevo, vegetação etc.
Chamamos de bioma um conjunto com diversos ecossistemas influenciados pelo mesmo processo de formação. Os biomas do mundo diferem-se de acordo com fatores ambientais como a temperatura, a quantidade de chuva, o tipo de solo e a altitude
. Já o ecossistema é o resultado de várias comunidades de seres vivos.
A Floresta Amazônica tem a maior biodiversidade do planeta, sendo ela considerada um dos maiores biomas do mundo. Já o Pantanal, localizado no Mato Grosso, é um dos biomas do mundo mais preservados.
Existem vários tipos de biomas no planeta, sendo eles divididos em dois tipos: aquáticos e terrestres.
Biomas do Mundo – Terrestre
Floresta Temperada
Região: fica localizada nas regiões de temperado. Oeste da América do Norte, por quase toda a Europa, no oeste da Ásia (Turquia, Geórgia, Azerbaijão e Irão), leste da Ásia (Coreia, Japão e parte da China), na Austrália, na Nova Zelândia e ao sul do Chile, no Hemisfério Sul.
Solo: muito rico em nutrientes.
Vegetação: possui árvores cujas folhas caem no outono e no inverno. Tem uma vegetação arbórea e variada.
Clima: Possui quatro estações bem definidas. Possui um inverno rigoroso, no qual a água chega a congela em condições ambiente.
Tundra
Região: está localizada entre 55°e 70° de latitude. Norte do Canadá, Lapônia, Islândia e litoral da Groelândia. O seu limite ao norte é a calota polar e aos sul são as florestas conífera.
Solo: O solo é coberto por neve na maior parte do ano.
Vegetação: Tem uma vegetação dominada por musgos e líquenes. Devido à baixa tempera e estações de desenvolvimento arbóreos curtos, as árvores possui uma baixa estatura. Tem uma vegetação composta por arbustos, ciperáceas, gramíneas, musgos e líquens
Clima: tem verões curtos com uma longa duração do dia. As temperaturas variam entre 8°C e 5°C. Durante a noite a neve cai acumulando pequenos pântanos. É um dos biomas do mundo mais frios.
Deserto
Região: as maiores áreas desérticas estão situadas na África (deserto do Saara) e na Ásia (deserto de Gobi).
Solo: tem um solo mineral com pouca matéria orgânica. As terras baixas podem ser planícies cobertas por sal.
Vegetação: possui um vegetação com plantas com a capacidade de armazenar água, além disso são tolerantes à seca e à salinidade, conta com a presença de arbustos caducifólios como cactos e suculentas.
Clima: lugares quentes e secos com poucas chuvas. Com grande variação de temperatura. Os processos de erosões eólicas são intensos. É um dos mais quentes biomas do mundo.
Taiga (Floresta Boreal)
Região: situada ao Norte na América do Norte, Europa e Ásia. Está entre 50° e 60° graus de latitude. Está localizada na zona temperada do norte e zona Antártida, com altas latitudes (60 a 80 graus).
Solo: possui um solo fino, pobre em nutrientes cobrindo-se de folhas caídas tornando-se ácido.
Vegetação: possui floresta de conífera arbustivas.
Clima: com ventos fortes e gelados durante todo o ano, onde no inverno as chuvas ocorrem em forma de neve. Possui duas estações – Inverno e Verão.
Floresta Equatorial
Região: são encontradas em países próximos à linha do equador, como América do Sul, sudeste da Ásia e na África.
Solo: a terra possui uma grande concentração de serapilha, uma manta formada por vegetais em decomposição, que permite a obtenção de nutrientes. No entanto, devido a quantidade de chuva, esses minerais são escoados formando um solo pobre em nutrientes.
Vegetação: densa, heterogênea e latifoliada. Possui uma grande biodiversidade. Possui árvores de grande porte chegando até a 40 metros de altura. Possui uma folhagem longa e larga, que facilita o processo de fotossíntese.
Clima: possui um clima quente com muita chuva durante todo o ano, deixando o ambiente mais úmido.
Savana
Região: está presente nos cinco continentes.
Solo: possui um solo pobre e ácido.
Vegetação: é formada por uma região plana cuja vegetação rasteira ramifica-se entre as árvores que nascem de forma isolada. Muitas áreas com grama.
Clima: é comum em lugares com climas tropicais e subtropicais. Com alternância entre dias secos e chuvosos, com longo período de estiagem.
Floresta Tropical
Região: Está localizada na região intertropical, onde a maior área está localizada na Amazônia, em seguida nas Índias, estando a menor extensão localizada na Bacia do Congo, na África.
Solo: possui um solo pobre em nutrientes, sendo os nutrientes produzidos pela própria vegetação.
Vegetação: é composta por árvores muito altas, chegando até 50 metros de altura, espalhadas por toda a floresta. Dentre os biomas do mundo é o que possui maiores arbustos.
Clima: região com temperaturas altas e com chuva em abundância.
Chaparral (bosques e arbustos)
Região: é encontrado no Sul da Europa, norte da África, sul da América do Sul e pequenas áreas no sul da Califórnia, da África e da Austrália.
Solo: é composta por uma espécies de matagal.
Vegetação: é formada por uma plantação feita com materiais altamente inflamáveis. Estas plantas possuem como principal característica a alta resistência ao fogo, possuindo cascas duras e com raízes profundas possibilitando, que em caso de queimada, ela possam crescer novamente. É um dos biomas do mundo com índice de incêndio.
Clima: possui invernos amenos e chuvosos, já os verões são quentes e secos. No entanto, pode ocorrer variação, onde as vezes pode ter verões tão rigorosos a ponto de causar seca, aumentando a possibilidade de queimadas. Este período pode durar até cinco meses.
Biomas do Mundo – Aquático
Oceanos
Representam 70% do espaço terrestre, sus partes mais profundas atingem quase 11.000 metros. No bioma marinho costeiro podemos encontrar diversos ecossistemas como manguezal, recifes de corais e estuários. Devido a sua grande extensão, o oceano é considerado o maior ecossistema do planeta.
Águas doces
São considerados os lagos e lagoas, sendo os lagos maiores que as lagoas em extensão e também em profundidade. Os rios são caracterizados por possuírem um fluxo para apenas um sentido, correndo sempre para as áreas mais baixas.