Biodiesel é um combustível de fonte renovável feito através de matéria-prima brasileira como a soja, a mamona, o dendê, o girassol, pinhão manso, entre outras, além da gordura animal.
Foi criado pelo engenheiro químico cearense, Expedito José de Sá Parente, da UFC – Universidade Federal do Ceará, com o intuito de reduzir a utilização do petróleo em máquinas grandes e gerar emprego e renda para as pessoas do campo.
Biodiesel brasileiro
A fabricação do biodiesel tem uma tecnologia que avança diariamente no Brasil. Devido a sua posição privilegiada no mapa, com um clima tropical favorável a diversas culturas, energia solar constante, um bom regime pluviométrico e uma variedade de reservas de terras.
Assim o Brasil consegue ter uma ampla produção de matéria-prima como a soja, a mamona, o dendê, o girassol, o pinhão manso, entre outras, além da gordura animal.
Esses fatores proporcionam ao país a produção de alimentos e energia sem ocorrer competição por área e recursos naturais.
Foi descoberto na Universidade Federal do Ceará – UFC, pelo engenheiro químico Expedito José de Sá Parente, e no ano de 2002 foi implantada sua adição opcional de 2% ao combustível fóssil. No ano de 2014 essa mistura obrigatória passou a ser de 7% no diesel.
A ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis divulgou em 2018 uma lista da Evolução do percentual de teor de biodiesel presente no diesel fóssil no Brasil, que variou entre os anos de 2003 a 2018 de uso facultativo para a adição de 10% ao combustível fóssil.
- 2003 – Facultativo
- Janeiro 2008 – 2%
- Julho 2008 – 3%
- Julho 2009 – 4%
- Janeiro 2010 – 5%
- Agosto 2014 – 6%
- Novembro 2014 – 7%
- Março 2018 – 10%
Existe uma expectativa desse valor aumentar ainda mais, já que contribui para um planeta com mais desenvolvimento sustentável e gera mais empregos e renda no campo.
A lei nº 11.097, de 13 de janeiro de 2005 explica:
Biodiesel é o biocombustível derivado de biomassa renovável que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil.
Aspectos positivos do biodiesel
A produção desse biocombustível tornou-se de extrema importância para o Brasil porque consegue gerar emprego e renda para os trabalhadores do campo, o que ajuda a diminuir o êxodo rural; tem baixos índices de poluição possibilitando sustentabilidade; ocasiona a substituição gradativa do petróleo, que é um combustível fóssil e não renovável.
Aumenta a utilização de energia renovável devido à variedade de produção de grãos e oleaginosos; além de ser produzido em larga escala e com o uso das tecnologias, o custo pode ser mais baixo do que os derivados do petróleo.
Impactos ambientais
Apesar de todos os benefícios, a produção de biodiesel também gera problemas ambientais como o risco da diminuição nas reservas florestais devido ao desmatamento de florestas para dar espaço à plantação dos grãos; causa o aumento no preço dos produtos derivados da matéria-prima utilizada na fabricação do biocombustível, por causa do grau de utilização, como os óleos, carne, a ração dos animais, o leite de soja, entre outros.
A produção do biodiesel
A produção é realizada através da retirada de óleo das plantas que é misturado ao metanol e estimulado em um catalisador que é um produto químico utilizado para causar reação entre os componentes. Depois esse óleo é separado da glicerina e filtrado.
O Brasil possui muitas espécies de plantas que podem ser utilizadas na produção do biodiesel, mas 70% da produção é feita com óleo de soja, 20% com gordura animal e o restante com outras fontes.
Fique sabendo!
Atualmente o Brasil possui cerca de 50 mil barris de biodiesel por dia, de acordo com o Ministério das Minas e Energia. O país é o segundo produtor mundial de biodiesel com cerca de 4 bilhões de litros por ano, sendo a região Centro-Oeste a maior produtora.