Resumo de Geografia - Bandeira da França

A bandeira da França foi instituída em 15 de fevereiro de 1794, alguns anos após a Revolução Francesa ocorrida em 1789. Com formato retangular, a bandeira da França está dividida em três cores: azul, branco e vermelho.

Cada cor da bandeira do país tem uma representatividade: o poder legislativo, o poder executivo e o povo francês.

História da bandeira da França

No início da Revolução Francesa, as cores que formam a bandeira atual ficava reunida sob a forma de um cocar.

Em julho de 1789, momentos antes da tomada da Bastilha, conhecido também como A Queda da Bastilha, Paris passava por uma grande efervescência.

A partir daí foi formada uma milícia: ela trazia como símbolo um cocar pintado com as antigas cores de Paris, o azul e o vermelho.

Em 17 de julho, Luís XVI foi até Paris para reconhecer a nova Guarda Nacional. Chegando lá, Luís exibiu o cocar azul e vermelho ao qual Lafayette, comandante da Guarda teria colocado o branco real.

Em 1794, durante o período da convenção, a bandeira tricolor foi escolhida como pavilhão nacional. Dessa forma foi determinado, conforme recomendava o pintor Jean-Louis David, que a cor azul ficasse junto ao mastro.

No século XIX ocorreu uma disputa entre o branco dos adeptos legítimos da realeza e as três cores herdadas da Revolução. Então, a bandeira branca volta a ter importância durante a restauração. Porém, Luís-Philippe resgatou a bandeira tricolor colocando o galo gaulês.

No decorrer da revolução de 1848, mesmo a bandeira tricolor sendo escolhida pelo governo provisório, era a bandeira vermelha que o povo carregava nas trincheiras, em sinal de revolta.

Na III República chegou-se a um acordo em torno do azul, branco e vermelho.

A partir de 1880, a transmissão das bandeiras ao exército, durante a festa do 14 de julho, foi um instante de enaltecimento do sentimento de patriotismo.

O conde de Chambord, pretendente ao trono francês, não aceitava a bandeira tricolor. No entanto, os apreciadores da realeza aderiam a ela no período da Primeira Guerra Mundial.

Significado das cores

As cores da bandeira da França significam:

Branco – a monarquia;

Azul e vermelho – as cores de Paris.

Dessa forma, as três cores dispostas, na bandeira da França, na forma vertical representam o laço de união eterna entre o povo e a monarquia.

Azul

A cor azul ocupa a posição que fica perto do mastro. É uma representação de Paris, também entendida como uma possível representante de São Martinho de Tours. Essa cor é também atribuída ao termo “Liberdade” do lema oficial da Revolução Francesa.

Branco

A cor branca da bandeira da França ocupa a posição central. Representa o termo “Igualdade” do lema oficial da Revolução Francesa. Essa cor é atribuída aos sentimentos de pacificação, purificação, ideais que fazem parte da conquista de independência e libertação de vários países.

Vermelho

A cor vermelha ocupa a porção mais distante do mastro. É uma representação de Paris, entendida ainda como uma possível representante de São Dinís de Paris. A cor vermelha é também associada ao termo “Fraternidade” do lema oficial da Revolução Francesa.

Bandeira da França Atualmente

A constituição francesa tornou a bandeira tricolor um símbolo nacional da República. Atualmente, a bandeira da França pode ser visualizada em qualquer edifício público.

A bandeira da França é desfraldada em momentos das cerimônias nacionais e todas as honras são prestadas em um cerimonial bastante preciso.

Toda vez que um presidente francês fala em público a bandeira do país é sempre posicionada atrás dele. Em alguns momentos, a bandeira europeia e a bandeira de outros países também são colocadas.

Conheça mais sobre a França

A França costuma gerar muitas curiosidades aos seus visitantes, esse país possui uma história muito rica. A França localiza-se na Europa Ocidental e possui várias ilhas e territórios ultramarinos em outros continentes.

Com aproximadamente 67,1 milhões de habitantes, distribuídos em um território de 643.801 km², esse país é visto como o maior país da União Europeia em área territorial e o terceiro maior da Europa.

Informações gerais da França

  • Capital: Paris
  • Clima: Principalmente temperado
  • Idioma: Francês
  • Religião: Catolicismo
  • Moeda: Euro
  • Sistema de Governo: República Democrática Semipresidencialista

Turismo

A França é um dos destinos turísticos mais procurados no mundo. Além dos passeios voltados para as belezas do país, os turistas também são levados para conhecer locais culturais e históricos. Os lugares mais conhecidos são Paris – capital do país -, a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a Catedral de Notre-Dame de Paris e o Palácio de Versalhes.

Economia

A economia Francesa se destaca pelo desenvolvimento no setor privado, que recebe grandes incentivos do Estado. Isso faz com que o país tenha uma das maiores economias do mundo, os setores de maior destaque na economia da França são telecomunicações, eletrônica, automóvel, aeroespacial e armamento. Mesmo passando por um processo de desindustrialização, seu Produto Interno Bruto (PIB) continua em crescimento.

Resumo sobre a bandeira dos franeses

  • A bandeira foi criada no formato atual após a Revolução Francesa;
  • A bandeira da França é formada pelas cores azul, branco e vermelho;
  • A ordem das cores é o símbolo da união entre o povo e a monarquia;
  • Foi instituída em 15 de fevereiro de 1794;
  • O azul da bandeira é associado ao termo “liberdade”, além de representar Paris;
  • O branca é associado ao termo “igualdade”, palavra tema da Revolução Francesa.
  • O vermelho é associado ao termo “fraternidade”, palavra também usada no lema da Revolução Francesa, além de significar Paris.
Voltar

Questões