Resumo de Geografia - Bandeira da Espanha

A Bandeira da Espanha é um dos símbolos oficiais e mais importantes da Espanha. A bandeira junto com o Brasão da Espanha foram adotados em 05 de outubro do ano de 1981, por meio da aprovação de Lei que instituiu a última versão do Escudo Nacional.

As cores predominantes da bandeira espanhola são o vermelho e o amarelo. Ela tem o formato retangular e é composta por três faixas horizontais, sendo que a faixa do meio é na cor amarela e tem o dobro de tamanho das outras faixas, é onde está o Escudo Nacional da Espanha. As outras duas faixas das extremidades são de cor vermelha.

Bandeira da Espanha

A bandeira nacional da Espanha é originada no século XVIII, mas foi instituída pela rainha Isabel II, como pavilhão nacional. É também  conhecida como “rojigualda”, que significa “rubro-dourada”, o símbolo máximo de honra da Espanha que é unida perante a coroa real.

Em 29 de dezembro do ano de 1978, a Constituição aprovou o uso de um padrão oficial composto por três faixas horizontais –  vermelha, amarela e vermelha novamente, sendo que a amarela é proporcionalmente maior que as vermelhas.

Até o ano de 1981, o escudo da ditadura foi mantido, houve apenas algumas alterações que foram inseridas no ano de 1977. O escudo atualmente está introduzido no lado esquerdo da faixa amarela. A bandeira espanhola tem a proporção de 2:3, que seria dois metros de largura por três metros de comprimento.

No século XVIII a bandeira da Espanha era de cor branca e apresentava o escudo real. Isso era motivo de bastante confusão nas embarcações, pois em meio a paisagem do alto mar a cor não se destacava.

O rei Carlos III estabeleceu um certame no ano de 1785, o intuito era alterar a aparência da bandeira. Na ocasião, a ideia vencedora foi a proposta de faixas horizontais vermelhas e amarela, aceita pela Marinha espanhola.

No ano de 1843, no período do império da rainha Isabel II, a bandeira foi decretada como nacional. Na medida em que a Espanha alterava seu regime de governo, a bandeira também passava por transformações.

Desse modo, a bandeira republicana extinguiu a faixa inferior vermelha por uma faixa roxa, e no período franquista o escudo foi alterado para uma águia que é um símbolo imperial. Com o retorno do regime democrático e a adoção da monarquia parlamentarista, foi oficializada a atual bandeira da Espanha, em 1981.

Significado das cores

A bandeira da Espanha possui duas cores predominantes, o vermelho e o amarelo. Apesar de não existir um significado real e oficial para as cores que compõem a bandeira, no decorrer do tempo muitas definições, de modo informal, foram atribuídas às cores da bandeira.

Para os espanhóis, a cor vermelha representa: a alegria, a conquista, a coragem, a valentia e o sacrifício do povo. Já a cor amarela simboliza o ouro, a nobreza espanhola, as riquezas do país e também a alegria dos espanhóis

Significado do Brasão

A bandeira da Espanha apresenta símbolos que fazem alusão à história do país e também à casa real espanhola. Ela traz escudos de reinos como Aragão, Castela, Granada, Leão e Navarra, que se uniram para formar o país.

Na faixa amarela da bandeira tem um escudo de armas da Espanha com vários elementos em sua composição. Cada um possui uma representatividade própria:

  • Castelo – retrata o Reino de Castela;
  • Leão estilizado – retrata o Reino de Leão;
  • Escudo com listras verticais nas cores amarelo e vermelho – retrata o Reino de Aragão;
  • Escudo em fundo vermelho e correntes enlaçadas – retrata o Reino de Navarra;
  • Romã (granada) em um fundo branco – retrata o Reino de Granada;
  • Escudo da Casa de Bourbon na Espanha – possui três flores de lis em um fundo azul;
  • Coroa – retrata a monarquia como soberania nacional;
  • Cruz – retrata o cristianismo;
  • Colunas de Hércules (Estreito de Gibraltar) – retratam os “portões do Mediterrâneo”, ou seja, os limites do mundo, o encontro entre os países da Europa e a África;
  • O lema em latim “Plus Ultra” que significa “Mais Além” – originado no descobrimento das terras na América espanhola;
  • Colunas coroadas com a coroa imperial do Sacro Império Romano-Germânico e a Coroa Real Espanhola – retratam a história do país como reino e império.

Outras bandeiras

A Espanha possui outras sete bandeiras em vigência, além daquela nacional oficial:

  • Bandeira de Proa da Armada Espanhola;
  • Bandeira de Embarcações Particulares;
  • Bandeira da Força Aérea Espanhola;
  • Bandeira Civil (parecida com a nacional, mas não tem o escudo);
  • Bandeira do Príncipe de Astúrias;
  • Bandeira do Rei da Espanha;
  • Bandeira do Serviço de Vigilância Aduaneira.

Resumo: bandeira da Espanha

Possuindo duas cores predominantes: o vermelho e o amarelo, a atual bandeira da Espanha foi oficializada apenas em 1981, com o retorno do regime democrático. Antes disso a faixa inferior vermelha foi trocada por uma faixa roxa por conta da bandeira republicana. Já no período franquista o escudo foi alterado para uma águia que é um símbolo imperial.

O brasão no centro da bandeira possui símbolos que representam a história do país e também a casa real espanhola. Tem-se os escudos de reinos como Aragão, Castela, Granada, Leão e Navarra, que se uniram para formar o país.

Voltar

Questões