Resumo de Biologia - Baço

O baço é um órgão que faz parte do sistema linfático, ele mede aproximadamente 15 cm e pode pesar até 200 g. Ele atua no sistema de defesa do organismo.

Esse órgão fica situado na parte superior esquerda do abdômen, ao lado esquerdo do estômago e acima do rim esquerdo.

Quanto aos seus aspectos, o baço é esponjoso e possui a cor vermelha escura.

Características gerais

Com aparência esponjosa e macia, o baço é um órgão pode chegar ao tamanho de um punho. A artéria esplênica leva o sangue oriundo do coração até o baço.

O sangue deixa o baço pela veia esplênica, que escoa o seu conteúdo por um vaso maior, levando o sangue até o fígado. O baço é coberto por um tecido fibroso, que sustenta os seus vasos sanguíneos e linfáticos.

O Baço é formado por dois tipos de tecido, cada um deles desempenha um papel diferente:

  • Polpa branca
  • Polpa vermelha

A polpa branca integra o sistema de defesa que luta contra as infecções. Essa polpa fabrica os glóbulos brancos, conhecidos como linfócitos.

Esses linfócitos fabricam vários tipos de proteínas que protegem o organismo contra a invasão de substâncias estranhas, essas proteínas são os anticorpos.

A polpa vermelha tem a função de filtrar o sangue e eliminar todas as substâncias que não prestam. Nela é possível encontrar fagócitos (outros glóbulos brancos), que combate microrganismos como bactérias, fungos e vírus.

A polpa vermelha também tem o papel de controlar os glóbulos vermelhos, eliminando os que são defeituosos ou aqueles que não estão funcionando corretamente. A polpa vermelha ainda armazena elementos do sangue, principalmente os glóbulos brancos e as plaquetas.

Baço inchado

O baço inchado não significa que uma pessoa está doente, porém é indicativo que algo não está funcionando perfeitamente no organismo.

Determinadas doenças podem provocar o aumento do baço, algumas delas são: mononucleose, leucemia, cirrose hepática e a malária.

Quando tratadas corretamente, o baço retorna ao seu tamanho normal. Caso os medicamentos não resolvam o inchaço, é necessário fazer um procedimento cirúrgico.

Quando o baço não está no seu tamanho normal alguns sintomas como a anemia e fadiga podem ser percebidos.

Por esse órgão ter a função de filtrar o sangue e manter os glóbulos brancos saudáveis, quando o baço está aumentado ele não desempenha esse papel fazendo com que os glóbulos vermelhos sejam insuficientes. A insuficiência de glóbulos vermelhos pode provocar anemias graves.

Dores na parte de cima do abdômen e às vezes no ombro esquerdo podem ser sintomas de baço inchado.

Veja a seguir algumas doenças que podem provocar o aumento desse órgão:

Infecções

  • Psitacose
  • Brucelose
  • Calazar
  • Tuberculose

Doenças inflamatórias

  • Amiloidose
  • Sarcoidose
  • Lúpus eritematoso sistêmico

Cânceres do sangue e distúrbios proliferativos

  • Doença de Hodgkin e outros linfomas
  • Mielofibrose
  • Policitemia vera

Outros problemas

  • Pressão externa sobre as veias que saem do baço ou das que se vão ao fígado.
  • Coágulo sanguíneo em uma veia que sai do baço ou que vai em sentido ao fígado.

Importância

É possível viver sem o baço. Quando esse órgão está muito comprometido ou lesionado ele precisa ser retirado através de uma cirurgia. Ao retirar o baço, o organismo perde uma parte da sua eficiência que é fornecer anticorpos contra bactérias que estejam presentes na corrente sanguínea.

Caso isso ocorra, o corpo fica mais exposto para adquirir infecções. Contudo, outros órgãos, a exemplo do fígado, tem a capacidade de inibir infecções e fazer o controle dos glóbulos vermelhos.

No entanto, mesmo com a atuação do fígado, uma pessoa que não possui o baço tem o risco maior de adquirir infecções provocadas por Streptococcus pneumoniae, Neisseria meningitidis e Haemophilus influenzae.

Para prevenir-se dessas bactérias, pessoas nessa condição recebem vacinas para ajudar o organismo a combater essas infecções. Indivíduos sem esse órgão devem ficar atentos para tomar a vacina antigripal anualmente.

Em casos extremos, as pessoas que não possuem esse órgão devem tomar antibióticos todo dia para prevenir infecções, principalmente se forem portadoras de outras doenças como anemia falciforme ou câncer. A falta do baço associado a outros distúrbio pode levar à morte.

Sistema linfático

O sistema linfático é formado pela linfa, vasos linfáticos e diferentes órgãos como os linfonodos, o baço, o timo e as tonsilas palatinas. A principal função desse sistema é defender o organismo de bactérias.

As funções principais desse sistema são:

  • Retirar os fluidos em excesso dos tecidos corporais;
  • Absolver os ácidos graxos;
  • Produzir células de defesa do organismo.

A circulação linfática tem o papel de retirar do sangue as macromoléculas que não são aproveitadas pelo sistema sanguíneo. Essas moléculas são levadas para o seu interior e ao chegar lá são chamadas de linfa.

Linfa é líquido transparente e sua composição parecida com a do sangue, porém não possui hemácias. Grande parte da sua produção é originada no fígado ou intestino.

Esse líquido é levado através dos vasos linfáticos e filtrado nos linfonodos. Depois de ser filtrado, ele é jogado na corrente sanguínea.

Voltar

Questões