Resumo de Geografia - Bacia do Rio Paraíba do Sul

A bacia do rio Paraíba do Sul abrange grande parte da região sudeste do Brasil. O rio Paraíba do Sul é o maior responsável pelo abastecimento de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O rio nasce na Serra da Bocaina em São Paulo e deságua no oceano atlântico no Rio de Janeiro. Além disso, corre pela região socioeconômica chamada de Vale do Paraíba.

Com um percurso de cerca de 1.100 km, o rio Paraíba do Sul começa sendo denominado de rio Paraitinga e abastece toda a bacia do rio Paraíba do Sul junto a outros rios. São alguns deles: Paraibuna, Jaguari, Pomba e Muriaé.

Características da bacia do Rio Paraíba do Sul

Os primeiros habitantes da área que hoje é chamada de bacia do Rio Paraíba do Sul foram os índios Coroados e Goitacazes. Porém, por meio da caça e da imposição ao trabalho escravo nas lavouras de cana de açúcar em relação aos índios, a região começou a ser ocupada por volta do século XVI.

Existe um contexto histórico em relação à ocupação da região, que abrange não só o ciclo da cana de açúcar, mas também o do ouro, do café e das primeiras indústrias. Foi através da realidade econômica, principalmente a do café, que o rio Paraíba do Sul foi utilizado para escoar a produção do café da época.

A localização geográfica, as ferrovias e os recursos provenientes da hidrogeografia presentes tornaram possíveis as relações econômicas e estruturais entre São Paulo e Rio de Janeiro, eixo mais importante do Brasil.

A bacia é a responsável pela drenagem de quase 180 municípios do sudeste, ou seja, mais de 5 milhões de pessoas são beneficiadas com as atividades do rio, que tem seu maior impacto nos centros urbanos.

O bioma que predomina na região é a Mata Atlântica. No entanto, a maior parte das florestas encontram-se em áreas de reserva para a preservação.

Principais afluentes da bacia do Rio Paraíba do Sul

Os afluentes do Rio Paraíba do Sul estão divididos nas margens da esquerda e da direita.

Na parte da margem direita estão os rios Piabanha, Piraí e Dois Rios.

  • O Rio Piabanha banha alguns municípios do Rio de Janeiro, entre eles Petrópolis e Teresópolis que se encontram na região serrana. A bacia desse rio alcança mais de 2 mil quilômetros em área de drenagem.
  • O Rio Piraí é desenvolvido ao longo do estado do Rio de Janeiro com algumas barragens e com as características originais em modificação.
  • O rio Dois Rios está na região serrana e tem seu curso até a foz do rio Paraíba do Sul. Banha 9 cidades fluminenses em torno de 3.200 km de percurso.

Na parte da margem esquerda estão os rios Pomba, Muriaé, Jaguari e Paraibuna.

  • O Rio Pomba é o responsável por 15% do abastecimento total da bacia do Rio Paraíba do Sul, banhando municípios mineiros e fluminenses.
  • O Rio Muriaé, junto com o Rio Pomba, é o mais importante e maior recurso hídrico para a região da bacia do Rio Paraíba do Sul. Começa em região plana e se desenvolve em cheias se tornando assim planície de inundação.
  • O Rio Jaguari tem nascente no estado de São Paulo e seu afluente é o Rio do Peixe.
  • O Rio Paraibuna tem nascente no interior de Minas Gerais e deságua no rio Paraíba do Sul. Juiz de Fora, polo industrial mineiro, é banhado por esse rio.

Vale do Paraíba

A região do Vale do Paraíba nasceu de um acidente natural geográfico e abarca parte das regiões dos estados de São Paulo e o sul do Rio de Janeiro, sendo um destaque para o Produto Interno Bruto (PIB).

O Vale do Paraíba ganhou esse nome por estar na região da bacia do Rio Paraíba do Sul.

A localização exata se inicia na BR-116, na rodovia Presidente Dutra, entre os limites das capitais São Paulo e Rio de Janeiro. A população total do Vale do Paraíba chega a mais de 3 milhões de pessoas.

A maior parte do território é constituído de paisagens urbanas, porém também conta com reservas naturais como a Serra da Mantiqueira e resquícios de Mata Atlântica, além de fazendas e outras áreas rurais.

As cidades da região que mais se destacam são: Taubaté, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Guaratinguetá, Lorena, Caraguatatuba, Aparecida e Jacareí em São Paulo; Resende, Volta Redonda, Rio Claro e Barra Mansa no Rio de Janeiro.

Informações adicionais 

A bacia do rio Paraíba do Sul tem uma área que ultrapassa os 55 mil quilômetros quadrados e reúne além das regiões da Zona da Mata Mineira e do Vale do Paraíba, a parte do noroeste fluminense.

O rio é marcado pela presença de várias represas ao longo de seu percurso, e sua navegabilidade só é possível em dois trechos, limitando-se a transportar materiais de construção e serviços de turismo.

Voltar

Questões