A América Central faz parte do continente Americano, que também é constituído pela América do Sul e América do Norte.
Esse subcontinente é um istmo, que é limitado ao sul pela Colômbia, ao norte pela península de Iucatã, no México, a oeste pelo Pacífico e a leste pelo mar do Caribe.
A América Central tem uma extensão territorial de 523.000 km² e compreende vinte países.
Países da América Central
Os países que formam a América Central são:
Belize | Honduras | Bahamas | República Dominicana | Santa Lúcia |
Costa Rica | Nicarágua | Barbados | Granada | São Cristóvão e Névis |
El Salvador | Panamá | Cuba | Haiti | São Vicente e Granadinas |
Guatemala | Antígua e Barbuda | Dominica | Jamaica | Trinidad e Tobago |
Outras nações que têm territórios na região: Estados Unidos têm Porto Rico, Ilha Navassa e Ilhas Virgens dos Estados Unidos; a França possui São Bartolomeu e São Martinho; a Holanda possui Aruba e Antilhas Holandesas; e o Reino Unido possui Anguila, Ilhas Cayman, Monserrat, Ilhas Virgens Britânicas e Ilhas Turcas e Caicos.
Relevo e hidrografia
O relevo da América Central é montanhoso. Essa região possui uma grande quantidade de vulcões ativos.
O relevo avança sobre a pequena região costeira do oceano Pacífico até o cume das montanhas e desce aos poucos para uma grande região que se desenvolve ao longo do mar do Caribe. O Canal do Panamá faz a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
A hidrografia da América Central é formada por três lagos: O Nicarágua, o Manágua e o Gatún.
Os rios que possuem os maiores cursos da América Central desaguam no Caribe, enquanto os menores despejam no oceano Pacífico.
Clima
Nesse subcontinente é possível perceber três zonas climáticas diferentes à chamada "terra quente", que abrange as regiões do nível do mar até a altitude de 910 m; a "terra temperada", que inclui locais de 915 m a 1.830 m; e a “terra fria”, que é formada por regiões de até 3.050 m.
As costas do caribe possuem uma distribuição de chuvas bem diferente do que é vista na costa do Pacífico.
As encostas do litoral do Pacífico exibem um clima seco por causa da presença constante de ar frio, provocado pela corrente fria da Califórnia.
Essa corrente não permite à absorção do vapor da água, reduzindo a possibilidade de chuvas. Entretanto, a água temperada do mar do Caribe possibilita que o ar absorva a umidade, que é levada pelos ventos vindos do leste.
Fauna e flora
A América Central apresenta alguns aspectos parecidos com a América do Sul e América do Norte. As costas do Caribe e do Pacífico apresentam terras baixas da floresta tropical, parecidas com as florestas tropicais da América do Sul.
Contudo, a vegetação tem igualdades com a da América do Norte com altitudes que variam de 1.000 m e 1.600 m, apresentando florestas de pinheiros e carvalhos.
Na Costa Rica, que fica a 3.100 m, se desenvolve os arbustos parecidos com os existentes nas Cordilheiras dos Andes. Em relação à fauna desse subcontinente, ele apresenta semelhanças com a América do Sul.
Formação étnica da América Central
Grande parte dos habitantes é de origem mestiça ou indígena. A maioria da população negra ou mulata habita a costa do caribe. Em Belize, aproximadamente 50% da população é de origem africana.
Em geral, os indígenas não são tão presentes no sul da Nicarágua, na Costa Rica e no Panamá.
Idioma
A língua oficial da América Central é o espanhol, a exceção ocorre em Belize onde o idioma falado é o inglês. Grande parte do povo indígena usa o próprio idioma. Nas ilhas do Caribe, além dos dialetos da região, predominam o inglês e o espanhol.
América Central Insular
É conhecida como América Central Insular a parte da América Central que é dividida por várias ilhas. Essa parte da região é formada pelas Bahamas, Cuba, Haiti, Jamaica e República Dominicana.
O local ainda pode ser fragmentado em Grandes Antilhas, que são as grandes ilhas do Mar do Caribe, e Pequenas Antilhas, que são as ilhas caribenhas menores.
A América Central Insular é de colonização espanhola, francesa, inglesa e holandesa. Aqui a presença do negro é marcante. Também existem índios e brancos descendentes do colonizador, no Haiti 90% da população é negra.
Essa região é pobre e depende da agricultura, da extração mineral, e do turismo para gerar renda. As praias do Caribe – nome dado à região – apresentam águas quentes, claras e rasas, o que atrai muitos turistas.
Essa região é conhecida como um paraíso fiscal – local onde se esconde dinheiro, pagando baixos impostos e guardando sigilosamente o nome do correntista. Por isso, as atividades bancarias são intensas na região.
Curiosidades
Veja a seguir algumas curiosidades desse subcontinente:
- Os rios principais esse subcontinente são: Lempa, Ulúa, Coco, Usumacinta e Motagua;
- Os principais lagos são: lagos Gatún, Nicarágua e Manágua;
- A biodiversidade dessa região é muito rica;
- O Canal do Panamá tem 82 km e foi construído a partir de 1880;
- O Mercado Comum Centro-Americano (MCCA) é um bloco econômico da região composto por Nicarágua, Guatemala, El Salvador, Honduras e Costa Rica.