Os alimentos de origem vegetal são fontes de vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras e minerais, tornando-se opções saudáveis para o consumo diário. Como o nome anuncia, são provenientes dos vegetais.
Folhas, raízes, caules e frutos são exemplos de produtos de origem vegetal. Eles destacam-se pela possibilidade de serem consumidos frescos, cozidos ou assados.
Vegetais
Alimentos de origem vegetal são ricos em fibras, proteínas e água. Alcalinizam e fortalecem o sangue, além de facilitar a digestão. Portanto, são considerados essenciais e fundamentais para a saúde do homem.
A família de vegetais inclui tubérculos, raízes, folhas, flores, frutos e caules. No grupo dos vegetais estão:
- Verduras: alface, acelga, couve, agrião, escarola, repolho, espinafre, rúcula etc.
- Flores: couve-flor, alcachofra, brócolis etc.
- Legumes: berinjela, abobrinha, pepino, abóbora, chuchu, pimentão etc.
- Caules: palmito, aipo, aspargo etc.
- Raízes e tubérculos: batata, beterraba, nabo, cenoura, mandioca, rabanete etc.
- Algas marinhas: vegetais do mar.
- Leguminosas: feijão, lentilha, soja, grão de bico etc.
- Frutas: laranja, banana, maçã, abacaxi, uva etc.
Curiosidades sobre alimentos de origem vegetal
- Os vegetais ricos em pigmentos possuem propriedades antioxidantes, como é o caso das frutas vermelhas.
- A abobrinha tem quase 95% de água na sua composição e possui propriedades anticancerígenas, assim como a couve-flor.
- Verduras e legumes são ricos em fibras, vitamina A, complexo B, minerais e têm pequenas quantidades de proteínas e gorduras.
- Brócolis é o remédio natural que ajuda a prevenir problemas ósseos, como osteoporose.
Exemplos de alimentos de origem vegetal
Açaí
O açaí é uma palmeira que produz um fruto de cor roxa, que é consumido na forma de bebidas, doces, geleias e sorvetes.
O açaí é normalmente preparado da polpa congelada da fruta batida com xarope de guaraná, tornando-se um alimento muito apreciado por esportistas, já que o fruto possui propriedades estimulantes semelhantes às encontradas no café ou em bebidas energéticas.
O açaí também ajuda na eliminação de resíduos do corpo, garantindo saúde para seus consumidores.
Aveia
A aveia é um cereal de alto valor nutricional, obtido da gramínea Avena sativa. É fonte de vitaminas, proteínas, minerais, cálcio, e ferro. Ajuda na regulação do intestino e seu consumo provoca sensação de saciedade. Dentre outros benefícios, incluem: melhoria da circulação sanguínea, manutenção do nível de glicose, redução do colesterol.
Esse cereal é encontrado na forma de farelo, flocos e farinha. Seu consumo é feito por meio de sucos, vitaminas e sobre frutas.
Soja
A soja é um alimento rico em proteínas, sendo uma ótima opção aos alimentos de origem animal, como as carnes. Possui alto valor de potássio, ferro, magnésio e zinco.
Pertence ao mesmo grupo do feijão. Dentre os seus benefícios estão: redução do colesterol e alívio dos sintomas da menopausa, além de contribuir para a saúde dos ossos e da pele.
Coco
O coco é uma fruta que possui duas partes comestíveis, o próprio fruto e a água. Ele é rico em gorduras boas, sais minerais e fibras.
Seu consumo pode ser quando a fruta está verde ou madura.
Quando o coco está verde sua polpa apresenta consistência mole. Já na consistência seca serve para extração de leite e óleo.
Quinoa (ou quinua)
Assim como a soja, a quinoa é uma excelente fonte de proteína vegetal. Ela pode ser encontrada nas versões branca, vermelha e preta. Quanto mais clara é a sua cor, mais suave é o seu sabor.
A quinoa auxilia no funcionamento dos sistemas nervoso e imunológico, além de facilitar o processo de cicatrização.
A quinoa oferece, ainda, carboidratos, lipídios, fibras, água, vitaminas do complexo B, fósforo e cálcio. Não contém glúten e é um dos alimentos favoráveis para o ganho de massa muscular.
Jaca
A jaca é uma fruta rica em potássio, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas A, B e C. Seu consumo auxilia no combate à pressão alta e previne doenças cardiovasculares.
Por ter uma alta quantidade de fibras, favorece a digestão e é indicado para quem tem transtornos digestivos.
Maracujá
O maracujá é uma fruta famosa pelo efeito relaxante. Além dessa propriedade, possui vitaminas A, C e do complexo B, além de ferro, sódio, cálcio e fósforo.
Pode ser consumido in natura ou em sobremesas e sucos.
Cores dos vegetais e propriedades
Branco (cebola, alho, etc)
Os alimentos com predominância da cor branca são ricos em flavonoides, selênio e organossulfaturados. São bons para processos inflamatórios e alergias, pois fortalecem os sistemas imunológico e circulatório.
Amarelo-alaranjado (melão, abóbora, cenoura)
Os alimentos de origem vegetal que contêm a cor amarelo-alaranjado são ricos em vitaminas A e C, carotenoides e flavonoides. Assim, agem para o bom funcionamento do sistema imunológico, protegem contra doenças cardíacas e melhoram a visão e a pele.
Verde (brócolis, alface etc)
Os alimentos de origem vegetal da cor verde possuem luteína, vitaminas B12, B5, B9, C, K, cálcio, potássio, ferro e magnésio.
Contribuem para o crescimento e a manutenção da pele, cabelos, ossos e visão. Além disso, são bons para os sistemas nervoso, digestório e imunológico, reduzem o colesterol e previnem contra o risco de doenças cardiovasculares.
Vermelho (tomate, melancia etc)
Os alimentos vermelhos, como o tomate, são ricos em ácidos fenólicos, licopeno e vitamina C.
São bons para os vasos sanguíneos, formação de colágeno e ajudam na redução do risco de câncer.
Roxo (berinjela, repolho roxo etc)
Os alimentos de origem vegetal que possuem a cor roxa contêm antocianina, que atuam protegendo o coração e favorecendo na preservação da memória.