Resumo de Biologia - Alimentos de origem mineral

Os alimentos de origem mineral são provenientes da água e de minerais. A depender da sua origem, os alimentos podem ser de origem mineral, vegetal ou animal.

Os sais minerais podem ser obtidos em grande parte dos alimentos de origem animal ou vegetal. Esses alimentos são as principais fontes dos minerais importantes para o organismo.

Os minerais encontrados nos alimentos são de extrema importância para uma alimentação equilibrada e oferecem os elementos necessários para o funcionamento perfeito do corpo humano.

Alguns alimentos de origem mineral

Confira os benefícios e onde encontrar os alimentos de origem mineral.

Sódio

O sódio atua no organismo na condução dos impulsos nervosos, contrações musculares e pressão arterial.

Os alimentos de origem mineral ricos em sódio são: sal de cozinha, alimentos processados, ovos, algas marinhas e carnes defumadas.

A falta de sódio no organismo pode causar câimbras, desidratação, problemas de cicatrização de ferimentos, tonturas e hipotensão arterial. Ao mesmo tempo em que o seu excesso pode provocar a hipertensão.

Selênio

O selênio pode ser encontrado em castanhas, frutos do mar e cereais integrais. Ele ajuda no metabolismo de gorduras.

A carência desse mineral na alimentação é difícil, no entanto, quando acontece, ajuda no aparecimento de doenças cardíacas e alterações na tireoide.

Iodo

O iodo é muito importante para a produção de hormônios da glândula tireoide, assim como na regulação do crescimento do corpo.

Pode ser encontrado no sal iodado, frutos do mar e peixes. A falta de iodo no corpo pode provocar o crescimento da tireoide.

Flúor

O flúor pode ser encontrado nos frutos do mar, fígado bovino, verduras, arroz e feijão. Esse mineral é conhecido por prevenir cáries nos dentes e, por isso, constantemente é colocado na água potável.

O excesso no consumo de flúor pode provocar manchas brancas nos dentes. Isso ocorre porque o mineral se acumula sob a superfície do esmalte da arcada dentária.

Fósforo

O fósforo é um elemento das moléculas do DNA e RNA, além de ser um componente da camada de fosfolipídios da membrana plasmática. Também contribui na formação dos ossos, dentes e músculos.

No organismo, grande parte do fósforo está nos ossos, associado ao cálcio.Pode ser obtido através de carnes, aves, peixes, gema de ovo, feijão, ervilha, lentilha e derivados do leite.

A sua carência pode provocar fraturas ósseas, atrofia de músculos e raquitismo.

Magnésio

O magnésio contribui para formação dos ossos e dos dentes. Ele também colabora na transmissão de impulsos nervosos e ajuda na realização de várias reações químicas celulares e processos enzimáticos.

Os alimentos de origem mineral ricos em magnésio são: legumes, hortaliças de folhas verdes, nozes, maçã, banana, figo, soja, gérmen de trigo, aveia, cereais, peixes, carnes, ovos, feijão. O farelo de trigo é a maior fonte de magnésio.

A falta desse mineral provoca espasmos e dores musculares, perda de apetite, cansaço e fraqueza.

Ferro

O ferro opera no transporte de oxigênio nas células devido a sua posição nas hemoglobinas, bem como participa de reações químicas e da oxidação celular.

Além dos alimentos de origem mineral, o ferro também pode ser encontrado nos alimentos de origem animal e nos alimentos de origem vegetal. Exemplos: carne vermelha, fígado, gema do ovo, brócolis, couve, espinafre, aveia, quinoa, castanha de caju e feijão.

Uma alimentação pobre em ferro provoca a diminuição da defesa imunitária, cansaço, queda de cabelo e anemia.

Cálcio

Existe uma grande quantidade de cálcio no organismo, sendo o mineral mais encontrado em nosso corpo. A maioria do cálcio, cerca de 99%, está concentrado nos ossos e dentes. Ele ajuda na formação do esqueleto, contração muscular e coagulação sanguínea.

Os alimentos de origem mineral ricos em cálcio são: leite e seus derivados, couve, brócolis, tofu, soja, feijão branco, espinafre e sardinha.

A carência na alimentação pode provocar problemas nos ossos, osteoporose e palpitações cardíacas.

Água

A água é o mineral mais importante do corpo humano. É imprescindível para sobrevivência.

Cerca de 60% do corpo é formado por água. Esse mineral é indispensável para muitas reações químicas que ocorrem no corpo. 

Alimentos de origem animal

Os alimentos de origem animal podem provocar doenças caso sejam mal trabalhados ou estejam contaminados. Por conta disso, os órgãos sanitários regulamentam, fiscalizam e autorizam a venda desses produtos.

Os alimentos de origem animal são considerados perecíveis, isto é, possuem uma data limite para serem consumidos.

São exemplos de alimentos de origem animal:

Carnes – Fica concentrada a maior quantidade de proteínas dentre de todos os alimentos.

Ovos –  É dividido em casca, gema e clara. A casca é formada por carbonato de cálcio. Na gema ficam concentradas as proteínas e vitaminas e a clara é formada por água e mais proteína.

Leite e seus derivados – É um alimento que faz parte do cardápio de muitas pessoas. O leite materno é o primeiro alimento do ser humano. Depois disso, o leite é consumido no dia a dia de diversas maneiras e por meio dos seus derivados.

Voltar

Questões