Resumo de Português - A fim ou afim

A fim ou afim? As duas formas estão corretas, porém elas são usadas em momentos distintos, pois possuem significados diferentes. O emprego do termo de forma junta ou separada influencia no entendimento do texto e pode mudar o seu sentido.

O termo a fim, escrito separado, é uma locução prepositiva ou locução conjuntiva que indica a ideia de objetivo ou finalidade. Essa parte da locução é usada como sinônimo de para, com a intenção de, com o propósito de.

Já a palavra afim pode do grupo de adjetivos ou  substantivos. Como adjetivo, tem o sentido de igual ou semelhante, indicando algo que possui ligação. A palavra é usada como sinônimo de parecido, similar, análogo, conforme, próximo.

Quando usada como substantivo, a palavra se refere a pessoas do mesmo grupo, parentes, partidários ou que possuem afinidades. É sinônimo de parente por afinidade, aparentado, adepto, aderente, aliado, e, geralmente, aplicado no plural: afins.

A fim: locução prepositiva ou locução conjuntiva

A fim, separado, costuma fazer parte de locuções. A expressão tem o valor de uma preposição, pois liga dois elementos de uma frase, estabelecendo uma relação entre eles.

A palavra pode aparecer tanto em locuções prepositivas, quando vem escrito “a fim de”, quanto em locuções conjuntivas, quando escrito “a fim de que”.

Ambas trazem a ideia de finalidade e são utilizadas para indicar um propósito, uma intenção ou uma finalidade. Essa expressão é sinônimo de: para, com a intenção de, com o intuito de, com o objetivo de.

Na linguagem informal, essa expressão é muito utilizada com significado de estar com vontade, desejo ou interesse em alguém ou em alguma coisa. Em algumas situações a preposição de pode vir subentendida na frase. Dessa forma, é necessário analisar o contexto para compreender o que ela quer dizer.

Exemplos de a fim indicando propósito

O aluno estudou muito a fim de realizar um boa prova.

Ele contou aquela história a fim de me convencer, mas não conseguiu.

Chegou logo cedo a fim de conseguir um lugar na frente.

Vou dormir mais tarde a fim de resolver as pendencias do colégio.

Exemplos de a fim indicando interesse

Naquele dia eu estava a fim de ficar sozinha.

Meu amigo está a fim de você.

Não estamos mais a fim de aceitar aquelas desculpas.

Fiz um almoço a fim de convidar a minha família.

Exemplos de a fim com a preposição subentendida

Neste momento, ela não está a fim! (de alguma coisa, de fazer algo,…)

Sinceramente, eu não estou muito a fim… (de ver algo, de falar sobre algo, de fazer algo…)

Fui convidada para a festa, mas não estou a fim. (de ir)

Toda vez que pergunto, nunca está afim. (de responder, de fazer algo, de dizer algo…)

Afim: adjetivo ou substantivo

A palavra afim pode aparecer na frase como integrante das classes gramaticais de adjetivos ou substantivos. Quando vier no papel de adjetivo se refere à coisas que são semelhantes ou possuem alguma ligação.

Nesse sentido, afim pode ser sinônimo de semelhante, parecido, similar, análogo, conforme, próximo, vizinho, entre outras.

Caso o uso da palavra afim tiver significado de substantivo, indica pessoas que são parentes por afinidade, partidárias ou aliados. Nesses casos, é sinônimo de parente por afinidade, aparentado, adepto, aderente, aliado, entre outras.

Quando a palavra é escrita junto, sendo substantivo ou adjetivo, é permitido a flexão de número e, frequentemente, é utilizada no plural: afins.

Exemplos com o adjetivo afim

O espanhol é um idioma afim do português.

Nesse momento, meu objetivo não é afim do seu.

Nossas ideias não são afins.

Meus pais possuem propósitos afins.

Exemplos com o substantivo afim

Em minha festa de formatura, convidarei apenas parentes e afins.

A diretoria afins não poderão comparecer à reunião do partido.

Na festa de 15 anos todos os amigos do colégio e afins serão convidados.

Comprarei doces, biscoitos e afins.

A fim ou afim: palavras homófonas

A fim e afim são palavras que são pronunciadas com sons idênticos, mas apresentam detalhes que as distinguem quanto à forma de escrita e ao significado. Elas fazem parte das palavras homófonas que possuem a mesma fonética, porém mantêm outro significado e são escritas de maneira diferente.

O termo homófono caracteriza-se pela palavra que é pronunciada como outra, mas que possuem significado e/ou ortografia diferentes. Existem dois tipos de palavras homófonas:

Homófonas heterográficas: são aquelas que apresentam o mesmo som, mas se diferenciam na ortografia e quanto ao significado.

Homófonas homográficas: são aquelas que possuem a mesma pronúncia e a mesma grafia, mas significados diferentes. Elas também são chamadas de homônimos perfeitos.

As palavras a fim e afim classificam-se como homófonas heterográficas. Por se tratar de expressões de mesma pronúncia, com grafias e significados diferentes, muitos confundem as duas formas e erram na hora de escrever.

Por isso, na hora de escrever é comum se perguntar: A fim ou afim? Encima ou em cima? Cem ou sem? Concelho ou conselho? Mal ou mau? Sessão, seção ou cessão?  Trás ou traz? Conserto ou Concerto?

Dica para evitar confusões na hora da escrita

Para evitar essas confusões na hora da escrita é preciso estar atento ao contexto. Saber o significado das palavras é essencial para entender quando cabe o uso de cada uma delas.

Observe o significado de algumas palavras homófonas:

Encima – forma conjugada do verbo encimar que significa colocar no alto e é sinônimo de coroar.

Em cima – locução adverbial de lugar que indica a parte superior ou mais elevada de alguma coisa.

Sessão – espaço de tempo de uma reunião, de um espetáculo de cinema, teatro.

Seção – divisão de repartições públicas ou departamentos.

Cessão – ato de ceder, ou seja, doar algo para alguém, dar posse de algo a alguém.

Cem – o numeral 100.

Sem – significa que falta algo.

Concelho – divisão administrativa, município, distrito, cidade.

Conselho – sugestão, opinião.

Mau – antônimo de bom.

Mal – antônimo de bem.

Traz – forma conjugada do verbo trazer.

Trás – advérbio de lugar que indica uma posição posterior (de trás, atrás).

Concerto – apresentação musical.

Conserto – restauração de algo.

Resumo sobre a fim ou afim

As duas formas de se escrever estão corretas, mas cada uma possui um significado.

Relembrando sinônimos e antônimos, o termo a fim, escrito separado, é uma locução prepositiva e é sinônimo de para, com a intenção de, com o propósito de.

Já afim, escrito junto, pode ser um adjetivo ou substantivo. Como adjetivo, tem o sentido de igual ou semelhante e sinônimo de parecido, similar, análogo, conforme, próximo. Porém, quando aparece como substantivo, o termo se refere a pessoas do mesmo grupo, parentes, partidários ou que possuem afinidades, sendo refere a pessoas do mesmo grupo, parentes, partidários ou que possuem afinidades.