A ABNT NBR 6492 – Representação de Projetos de Arquitetura, tem como objetivo estabelecer padronizações gráficas para projetos de arquitetura, visando à interpretação adequada dos referidos projetos.
A simbologia acima é corretamente representada da seguinte maneira:
- A I - Arestas não visíveis e contornos não visíveis; II - Linhas de extremidades e na mudança de direção na marcação dos planos de corte; III - Linhas de eixo; IV - Linhas de centro, linhas de simetria e trajetórias e V - Limites de vistas ou cortes parciais interrompidos.
- B I - Limites de vistas ou cortes parciais interrompidos; II - Linhas de centro, linhas de simetria e trajetórias; III - Linhas de eixo; IV - Arestas não visíveis e contornos não visíveis e V - Linhas de extremidades e na mudança de direção na marcação dos planos de corte.
- C I - Linhas de extremidades e na mudança de direção na marcação dos planos de corte; II - Arestas não visíveis e contornos não visíveis; III - Linhas de centro, linhas de simetria e trajetórias; IV - Linhas de eixo e V - Limites de vistas ou cortes parciais interrompidos.
- D I - Arestas não visíveis e contornos não visíveis; II - Linhas de eixo; III - Limites de vistas ou cortes parciais interrompidos; IV - Linhas de extremidades e na mudança de direção na marcação dos planos de corte e V - Linhas de centro, linhas de simetria e trajetórias.
- E I - Linhas de centro, linhas de simetria e trajetórias; II - Limites de vistas ou cortes parciais interrompidos; III - Linhas de extremidades e na mudança de direção na marcação dos planos de corte; IV - Arestas não visíveis e contornos não visíveis e V - Linhas de eixo.