Questões de Desenho Técnico na Arquitetura (Arquitetura)

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Para representar contornos de seções rebatidas na própria vista, utiliza-se:

  • A linha contínua com zigue-zague estreita.
  • B linha tracejada estreita.
  • C linha contínua larga.
  • D linha contínua extralarga.
  • E linha contínua estreita.

Com base nos princípios do Desenho Universal, qual das alternativas a seguir está INCORRETA em relação ao objetivo de proporcionar ambientes acessíveis para todos?

  • A O uso equitativo visa eliminar a segregação e estigmatização, garantindo que o ambiente possa ser utilizado por pessoas de diferentes idades e habilidades.
  • B A informação de fácil percepção busca fornecer dados essenciais de maneira redundante e legível, usando apenas a comunicação verbal.
  • C O princípio do baixo esforço físico preconiza a criação de ambientes que permitam o uso confortável e eficiente, sem causar fadiga muscular aos usuários.
  • D A tolerância ao erro objetiva minimizar riscos e consequências adversas de ações acidentais, agrupando elementos de risco ou isolando-os.
  • E O uso flexível propõe que os ambientes atendam a uma variedade de preferências e habilidades dos usuários, incluindo a possibilidade de adaptação para destros e canhotos.

No desenvolvimento de um projeto arquitetônico, a representação gráfica desempenha um papel chave para a comunicação de ideias entre os envolvidos. Sobre as técnicas de desenho e projeto, analise as alternativas a seguir e assinale a CORRETA:

  • A O desenho técnico arquitetônico utiliza perspectivas cônicas como a única forma de representação para transmitir todas as informações necessárias à execução do projeto.
  • B As plantas, cortes e elevações são representações bidimensionais que dispensam o uso de escalas, pois sua leitura é feita diretamente pelas dimensões anotadas.
  • C O croqui é uma representação livre e rápida, utilizada principalmente nas fases iniciais do projeto, para explorar ideias e conceitos.
  • D O uso de ferramentas digitais, como softwares CAD e BIM, substitui completamente a necessidade de conhecimento de técnicas tradicionais de desenho à mão.
  • E A projeção ortogonal é restrita à representação tridimensional e, portanto, inadequada para detalhamentos técnicos.

Sobre os tipos de projeção no desenho arquitetônico, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A A projeção ortogonal é a forma de projeção mais comum, onde a visão do objeto é feita perpendicularmente a um plano de projeção.
  • B A projeção cilíndrica é utilizada para representar formas tridimensionais com distorções proporcionais nos eixos, sendo útil para representar volumes arquitetônicos.
  • C A projeção isométrica permite representar as três dimensões de um objeto de forma distorcida, com os ângulos entre os eixos mantidos.
  • D A projeção perspectiva cria a ilusão de profundidade e é amplamente utilizada para representar espaços de forma realista.
  • E A projeção cavaleira é uma projeção oblíqua em que os eixos horizontais são representados em ângulos de 30º, mantendo as dimensões ao longo do eixo vertical.

A definição de “cada uma das duas superfícies laterais, paralela à grã, de uma peça de madeira” exposta na NBR 15798:2010 refere-se ao(à):

  • A Cutelo.
  • B Contraface.
  • C Encaixe macho.
  • D Quina.
  • E Face.