Suponha a seguinte situação: você vai gravar a videoaula de um professor e depois vai disponibilizar esse material publicamente no canal do Youtube da UFSCar. O professor lhe envia com antecedência uma cópia dos slides que serão utilizados, para que você possa revisá-los. Ao abrir a apresentação, você se depara com uma série de imagens copiadas da Internet sem fonte de origem. Tendo em vista as boas práticas com relação ao uso de imagens de terceiros, a lei de direitos autorais, e buscando manter a integridade do trabalho do professor, o mais adequado nesta situação é:
- A Verificar se as imagens estão sob licença de uso gratuito ou com atribuição e, se não estiverem, buscar permissão ou escolher alternativas de fontes autorizadas.
- B Pesquisar as imagens na Internet para encontrar a fonte original e apenas colocar a fonte, visto que a obra tem fins educativos.
- C Ignorar a falta de fonte, uma vez que as imagens serão usadas na construção de uma nova obra, recaindo sobre o princípio da remixagem de conteúdos.
- D Apagar as imagens, alertar o professor sobre o erro dele e prosseguir com a gravação.
- E Utilizar as imagens sem preocupações, uma vez que são apenas para fins educativos.