Questão 63 Comentada - Polícia Militar do Estado do Ceará (PM-CE) - Oficial da Polícia Militar - IDECAN (2023)

Conforme estudado no Concurso de Agentes do Código Penal Militar, assinale a alternativa correta.

  • A A pena é qualificada em relação ao agente que coage outrem à execução material do crime.
  • B Na prática de crime de autoria coletiva necessária, reputam-se cabeças apenas os oficiais que dirigem, provocam, instigam ou excitam a ação ou omissão.
  • C São circunstâncias que sempre agravam a pena, quando não integrantes ou qualificativas do crime, ter o agente praticado a conduta em concurso de agentes.
  • D O ajuste, a determinação ou a instigação e o auxílio, salvo disposição em contrário, sempre serão puníveis, ainda que o crime não chegue, pelo menos, a ser tentado.
  • E A punibilidade de qualquer dos concorrentes é independente da dos outros, determinando-se segundo a sua própria culpabilidade. Não se comunicam, outrossim, as condições ou circunstâncias de caráter pessoal, salvo quando elementares do crime.

Gabarito comentado da Questão 63 - Polícia Militar do Estado do Ceará (PM-CE) - Oficial da Polícia Militar - IDECAN (2023)

A questão aborda o concurso de agentes no Código Penal Militar (CPM). A – Incorreta. A assertiva confunde os institutos. No concurso de agentes, a participação pode levar à agravamento da pena, e não à qualificação do crime. O art. 53, § 2º do CPM estabelece que a pena é agravada em relação ao agente que coage outrem à execução material do crime. B – Incorreta. A caracterização de "cabeças" no concurso de agentes, em crimes de autoria coletiva necessária, não se restringe a oficiais. O art. 5...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium