Questão 2 Comentada - Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do Estado de Santa Catarina (SJC-SC) - Agente Penitenciário - FEPESE (2013)

Como funcionam os presídios nos Estados Unidos

A palavra “prisão” não é uma palavra difícil de ser entendida: é um lugar onde sua liberdade, seus movimentos e seu acesso a basicamente tudo é restrito,em geral como uma punição por ter cometido um crime. Mas para quem já foi condenado, uma prisão é muito mais do que isso: é um lugar onde dignidade, privacidade e controle são entregues aos guardas e administradores da prisão, onde isolamento e tédio podem deixar alguém louco e onde a mais simples das necessidades parece um luxo. Nos Estados Unidos, mais de dois milhões de pessoas estão em presídios e mais de 400 mil trabalham neles.
(…)
As pessoas costumam pensar em prisões de segurança máxima quando pensam em como seria a prisão. No entanto, apenas um quarto de todos os presidiários dos Estados Unidos está em presídios de segurança máxima. Esse tipo de prisão é reservado para infratores violentos, para quem já fugiu (ou tentou fugir) ou para presos que podem causar problemas em prisões de menor segurança. Elas são rodeadas por muros altos e cercas farpadas.

Fonte: < http://pessoas.hsw.uol.com.br/presidios.htm> acesso em 20.10.2013



Assinale a alternativa correta em relação ao texto.

  • A Todas as prisões nos Estados Unidos são rodeadas por muros altos e cercas farpadas.
  • B Os infratores violentos podem causar problemas nas prisões de segurança máxima.
  • C A palavra sublinhada na última frase do texto é um pronome possessivo e retoma a palavra o conceito de prisão de menor segurança.
  • D A palavra sublinhada no primeiro parágrafo do texto é um advérbio e pode ser trocada por “porém”, sem alterar o sentido dado ao contexto.
  • E Há no texto dois conceitos de prisão tomada no sentido geral: um para quem sempre foi livre, outro para quem já passou por essa experiência.