Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Psicólogo Hospitalar (2015) Questão 43

No hospital, trabalha-se, a partir do corpo anatômico, como coisa orgânica. Articula-se o corpo anatômico com o corpo vivido, que é reconhecido de imediato no trabalho do psicólogo. Tendo como referência a dimensão humana na formação do profissional da saúde, qual abordagem corporal o psicólogo adota no hospital? 
  • A Corpo sujeito – “Corpo sujeito não é um corpo coisa. Remete à subjetividade que apropria de maneira autônoma a própria vida. Por isso meu corpo não é objeto. Meu corpo sou eu!”
  • B Corpo simbólico – “diz o que estou sentindo, o que estou pensando. Ele me representa e dá significado ao que faço e falo.”
  • C Corpo próprio – “é o corpo da apropriação, meu corpo, que me distingue dos outros e do mundo”.
  • D Corpo humano – “não é um corpo animal domesticado, e isto muda a concepção de anatomia no trabalho com o corpo. O corpo humano é um corpo que contém o corpo sujeito, fenomenal, simbólico, próprio.”
  • E Corpo fenomenal – “é o corpo que percebo por intermédio do qual me relaciono com o mundo, é o corpo da percepção da vida, o corpo com o qual vejo o mundo e também meu limite, pois sou limitado pelos meus sentidos.”

Encontre mais questões

Voltar