O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado em 1988 pela Constituição Federal brasileira e alterou consideravelmente os direitos do cidadão aos sistemas de saúde. Em 2006, foram estabelecidas as seguintes prioridades para o SUS:
- A Saúde do idoso, controle do câncer de colo de útero e de mama, redução da mortalidade infantil e materna, fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, promoção da saúde e fortalecimento da atenção básica.
- B Saúde do idoso, controle do câncer de próstata, redução da mortalidade infantil e materna, fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias , promoção da saúde e fortalecimento da atenção básica.
- C Saúde da mulher, controle do câncer de próstata, redução da mortalidade infantil, fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias , promoção da saúde e fortalecimento da atenção básica.
- D Saúde do trabalhador, controle do câncer de colo de útero e de mama, redução da mortalidade infantil, fortalecimento da rede de transplantes e cirurgia de alta complexidade, promoção da saúde e fortalecimento da atenção básica.
- E Saúde da mulher, controle do câncer de próstata, redução da mortalidade infantil, fortalecimento da rede de transplantes e cirurgia de alta complexidade, promoção da saúde e fortalecimento da atenção básica.