Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Psicólogo (2018) Questão 24

Segundo Sznelwar e Zidan (2000), “Os aspectos que foram considerados como fundamentais para a gênese do sofrimento das pessoas são os que se referem à forte pressão temporal caracterizada pela necessidade constante de se superar; insuficiência de pausas e de intervalos; fortes restrições de diálogos; restrições à livre movimentação; manutenção constante da atenção e fortes solicitações da memória; estímulo à competitividade entre os colegas; conflitos constantes entre os superiores hierárquicos e fragmentação e inserção muito limitada das tarefas no processo de produção”.

Limongi-França, Ana Cristina. Qualidade de vida no trabalho – QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial/Ana Cristina Limongi-França. – 2.ed. – São Paulo: Atlas, 2011.


Sobre as doenças ocupacionais e os Dort (Distúrbios osteomusculares relacionados com o trabalho), assinale a alternativa correta.

  • A Os Dort são enfermidades relacionadas aos tendões, nervos, músculos, articulações, bursas e sintomas não específicos.
  • B Os Dort limitam-se a um tipo de inflamação osteomuscular causadora de fortes dores musculares.
  • C Doença ocupacional é oriunda de pressões no trabalho e limita-se a ser desencadeada pela falta de pausas e intervalos.
  • D Doença ocupacional é oriunda do trabalho e é diagnosticada quando há um agravo à saúde.
  • E Os Dort são consideradas doenças ocupacionais que se limitam a causar um agravo no sistema dos nervos do indivíduo.

Encontre mais questões

Voltar